Menu

A COR CERTA PARA CADA MOMENTO - PARTE I

Atualizado dia 11/9/2006 11:14:09 PM em Autoconhecimento
por Adely Branco


Facebook   E-mail   Whatsapp

As cores são personagens constantes da vida. Perceba, neste momento, quantas cores estão ao seu redor.

A natureza manifesta, em sua infinita beleza, nuances multicolores com perfeição. A Força Criadora não somente concebeu cada ser, como também lhe concedeu cores, simbolizando, talvez, a sua estrutura interior. Temos as cores presentes nos alimentos, em nossos pertences, em nossas casas, enfim, tudo é cor. Dessa maneira, a cor é um estímulo a elementos internos: sentimentos, sensações, emoções.

Perceba as sensações que as cores geram em você de acordo com a situação. Por exemplo, quando pensamos em paixão não nos lembramos do vermelho? Mas, o vermelho não é só isso; existem muitas outras sensações que podem ser despertadas pelo vermelho. O que ocorre é que, muitas vezes, criamos “preconceitos” em torno de certas cores, especialmente do vermelho, que é tido como uma cor vulgar. Isso porque confundimos sensualidade com sexualidade.

Todas as cores são positivas e devem ser usadas de maneira consciente, como um meio de alcançar o bem estar e o equilíbrio. A “consciência cromoterápica” é o resultado de um treinamento de percepção acerca de suas sensações ou seu estado de ânimo (ânimus = alma). Escolhendo as cores da vestimenta que lhe favorecem, ou a cor da parede de seu escritório, ou de seu quarto, enfim, é usar as cores com inteligência.

Através do desenvolvimento dessa consciência nos harmonizamos, criamos uma atmosfera propícia, alteramos nosso humor e nosso estado energético. Se você estiver precisando de coragem ou energia, algumas cores serão muito positivas, enquanto outras poderão deixá-lo ainda mais desanimado. Se estiver triste e melancólico, algumas cores também deverão ser evitadas.

Por isso, preste bastante atenção à descrição de cada cor e comece por escolher não somente a roupa certa para cada ocasião mas, principalmente, a cor certa para cada ocasião.

VERMELHO: favorece a motivação, a vitalidade, ânimo, potencial de realização, sedução, estar em evidência, poder sobre a matéria. Deve ser evitado por pessoas muito nervosas, ansiosas, eufóricas e hipertensas.

LARANJA: coragem, ímpeto para superar obstáculos, destemor, ativa os recursos internos para enfrentar situações difíceis. Audácia, articulação, estratégia.

AMARELO: afasta a tristeza, a melancolia, o desgosto, traz vitalidade, auxilia os convalescentes, promove a alegria, o bem-estar, a jovialidade energética, traz leveza e suavidade, afasta as preocupações.

VERDE: afasta a tendência a exageros, é a cor do equilíbrio, da ponderação, da serenidade, do meio termo, da flexibilidade, do bom senso. É extremamente relaxante.

AZUL: se estiver se sentindo sem forças para acreditar num amanhã melhor, essa cor poderá lhe trazer a confiança em si mesmo e a certeza de que todas as coisas caminham para o bem. É a cor da calma, da profundidade, da tranquilidade e da sensibilidade. Ótima para quando você estiver nervoso, desacreditando de si ou crítico demais. Evite o azul quando estiver melancólico ou depressivo.

ÍNDIGO: para quando a rotina estiver lhe sufocando, nas situações em que precise ampliar sua consciência dos fatos. É uma cor que amplia a consciência.

VIOLETA: vence a submissão, o sentimento de inferioridade, o excessivo apego à matéria, as preocupações exageradas, auxilia na expansão da consciência espiritual, proporciona paz e elevação.

No próximo artigo, um pouco mais sobre as cores aplicadas às vestimentas.

Até lá!

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Adely Branco   
Aconselhamento metafísico,constelação familiar com bonecos, tarô terapêutico,leitura da aura, mapa astral, mapa numerológico, Mahalila- o jogo do autoconhecimento.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa