Menu

A cromoterapia e os ciganos.

Atualizado dia 11/8/2007 5:36:29 AM em Autoconhecimento
por Edite Spiess Psicoterapeuta Holística


Facebook   E-mail   Whatsapp

Como sabemos, a cromoterapia já vem de longo tempo e também passou pela cultura cigana. Pode-se observar que eles gostam das cores quentes devido à sua própria conduta, como também gostam de cores alegres que transmitem a felicidade e a energia positiva.

Antigamente, já trabalhavam com as cores, sabendo pouco do que hoje é um tratamento de altíssima qualidade embasado em estudos profundos; porém, em seu misticismo e premonições, embora não conhecendo tudo o que hoje se tem acesso, já faziam isso como um ritual.

Hoje, vamos falar do que eles já sabem atualmente.

Vermelho
É a cor da emoção, da vitalidade e da autoridade por estar ligada à beleza física, à sensualidade e ao fascínio da dança do fogo, que sobe, queima e saltita flamejando a lenha na lareira. Impulsiona o homem aos instintos amorosos garantindo a perpetuação da raça humana. O sangue é vermelho para poder vitalizar todo o corpo. Por ser uma energia ligada à autoridade e à sensualidade tem o poder de renovar e perpetuar a vida. Ideal para criar emoções e vencer obstáculos.

Laranja
Vibra como o Sol, é a cor da fortuna, não apenas a monetária, mas também a intelectual. Vibra muito forte no poder mental, incentivando a criatividade, as atividades artísticas, desportivas e intelectuais. É a cor da expansão que é a energia que tem o desejo de vencer na vida, da abundância e riqueza. É o impulso natural que o homem tem que viver todos os dias, de armazenar alimentos ou provisões para períodos de escassez, para o conforto, melhoria e enriquecimento. É ligada à luz e à fartura, revitaliza todo organismo e vibra mais forte na região do coração, duodeno, baço e coluna vertebral, além de fortalecer a visão e a fertilidade. Aumenta a vitalidade e a alegria de viver, proporciona a fama e o reconhecimento nas artes. Ideal para rituais de prosperidade.

Amarelo
A cor da comunicação dá movimento e forma às nossas idéias, por isso é muito atuante no sistema cerebral e em suas ramificações nervosas, braços, mãos, língua, ouvidos e sistema respiratório. Ajuda a vencer a timidez além de intensificar a memória e a agilidade mental. Propicia mente ativa e serena para projetos, planejamentos e criação.

Verde
É a cor da natureza, da abundância, da esperança de boa colheita. É também a união do amarelo com o azul. É a energia das realizações, das metas, da fertilidade e da reciclagem da energia vital. É uma cor intermediária como a primavera que está entre o inverno e o verão, entre o azul passivo e o amarelo ativo. É a cor complementar do vermelho, é a cor central do prisma e do arco-íris, por isso vibra estabilidade, fidelidade, constância, responsabilidade, perseverança, longevidade, êxito profissional, sabedoria e transcendência. Protege os idosos atuando sobre os ossos, dentes, hipófise, ramificações neurológicas e organismos considerados frágeis e delicados. Ideal para expansões e empreendimentos.

Anil
A cor azul clara (anil) desperta a tranqüilidade, a interiorização, a paz e a harmonização. É a cor indicada para vencer o medo. O azul mais profundo (marinho) representa o prazer de viver, nos dá liberdade. Principalmente quando vem do firmamento parece não ter fim, dando-nos profundidade para a vida; você voa nele e ele o recebe e acolhe, estimulando a auto-estima e induzindo a conquistas por ser visivelmente benéfico. Protege a garganta, a laringe e faringe, a fala, as cordas vocais, o paladar, além das vértebras cervicais e a nuca. Bom para dar asas à espiritualidade, para o oculto e principalmente para a vitalidade e longevidade.

Violeta
A cor da transmutação e da espiritualidade é a união do azul que acolhe com o vermelho que agita. É a cor do entardecer que anuncia a transformação do dia em noite, estimulando a nossa capacidade de persistência na dualidade. É a cor ideal para o sucesso dos missionários ou imigrantes. Atua diretamente sobre o pâncreas e o metabolismo endócrino, na circulação arterial, na depuração do sangue evitando processos infecciosos, além de proteger os pés, a pele e os músculos. Por ser uma cor de transmutação é a cor ideal para as pessoas se livrarem dos vícios como álcool, cigarros, drogas ou até mesmo depressões. Bom para conquistar a paciência em projetos longos ou demorados.

Branco e Preto
Essas duas cores representam a união e a ausência de todas as cores e nos levam ao plano iniciatório ultrapassando a dualidade. São as cores do universo simbólico representado no tabuleiro do xadrez: no preto que é luto no ocidente e no branco que é o luto no oriente; no branco que é a cor do vestido da noiva e no preto que é a cor do fraque do noivo; no preto que é a noite insondável e no branco que é a neve que reflete a luz fria em altitudes inatingíveis. O branco e o preto se alternam quando a palheta de cores atinge certa rotação, formando um desenho preto-branco e branco-preto, criando uma nova unidade de cor. O branco é a pureza e o preto é atração magnética que tudo absorve, é o feminino e o masculino, o positivo e o negativo, o oriente e o ocidente, o yin e o yang, o sol que reflete a luz e a lua que absorve a claridade, é a presença e a ausência.

Rosa
Por ser uma energia ligada ao amor incondicional e ao afeto é a cor mais sutil. Desperta a sensibilidade e os sentimentos puros, protege o tato, o metabolismo, as funções renais, os órgãos sexuais femininos, a região lombar, a derme e o cabelo, concede harmonia orgânica evitando a depressão. Bom para cultivar as amizades, a beleza e o amor, principalmente a si próprio.

As cores e a beleza estão na vida cotidiana. O universo colocou todas as cores à nossa disposição, radiando energia e beleza. Basta apreciar o azul celeste do horizonte que se funde ao tocar o azul ultramar do oceano, ou do alaranjado do sol que passa pelo azul do céu formando o verde das matas e bosques, ou então o quadro de rosas vermelhas que enfeita o canto esquerdo da sala, o contraste colorido das roupas em um varal, do carro de cor arrojada que corre em contrate com a pálida carroça que flutua, dos pássaros que dão movimento aos vários tons de verde com silhueta amareladas das árvores...

As cores podem ser ingeridas através dos alimentos, dos sucos, ou vestidas pelas roupas, ou simbolizadas pelos ícones do nosso dia-a-dia. Devemos viver essas cores, comer essas cores, vestir essas cores, viver e pensar essas cores.

Lembramos aos nossos leitores, que haverá o sorteio de um baralho cigano, de formato mais simples em interpretação pessoal, para ser sorteado entre todos os que participam das consultas dos oráculos, magias, e simpatias. Este será o nosso presente para entrarmos 2008 já orientados pela força Cigana. Encontram-se à disposição de nossos leitores os símbolos dos ciganos.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Edite Spiess Psicoterapeuta Holística   
Psicoterapia Holística Consultas com 1h de atendimento. Terapeuta em Florais de Bach,Magnetoterapia,Auriculo,Reflexologia,Cristalterapia e Cromoterapia, Numeróloga,Oráculos (on line) Cartas Ciganas, Tarô, Runas e Cromoterapia nominal, residencial e para sinastria. CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO E RECONHECIMENTO DO SINDICATO DOS TERAPEUTAS.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa