Menu

A DOCE VIDA

Atualizado dia 9/9/2007 11:00:22 PM em Autoconhecimento
por Geraldo de Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

"O relacionamento é uma coisa viva. Ele necessita da mesma atenção ao detalhe que o artista dedica à sua arte". Vamos levar o pensamento artístico de David Viscott um pouco mais adiante. Considere as seguintes qualidades presentes nas obras-primas. Comece com uma tela em branco de aceitação.

Deixe as pessoas serem quem elas são e não o que elas poderiam ser, o que deveriam ser ou o que seriam, se resolvessem escutá-lo.

Aceite as imperfeições e celebre a individualidade de cada pessoa. A aceitação reforça o valor das pessoas, aumenta a auto-estima e faz com que elas se sintam bem na sua presença. Os artistas são mestres no uso das cores primárias, que criam a essência do produto final. A confiança mútua é um desses ingredientes básicos.

Vivemos num mundo imperfeito e desordenado, formado por pessoas imperfeitas. Infelizmente, somos inclinados a confiar nas pessoas quando elas demonstram que são dignas de confiança. Tenho a tendência de acreditar que, se confiarmos nas pessoas, elas se revelarão dignas de confiança. Eu sei que a confiança pode ser traída, mas ela é fundamental para que os relacionamentos se desenvolvam. Saia de si mesmo. Faça um esforço para acreditar na bondade intrínseca das pessoas. Sem dúvida, você poderá se desapontar, de vez em quando, mas também será abençoado.

Compartilhe quem você é com os outros. Essa atitude certa encerra um pouco de risco, mas quando refreamos aquilo que somos, colocamos uma mancha permanente na tela do relacionamento. A comunicação aberta e sincera sobressai em qualquer amizade mais profunda. Seja prudente, mas compartilhe suas mágoas, seus receios e seus fracassos.
Fale também sobre as coisas boas. Evite apenas crítica desnecessária e os comentários maldosos ou de mau gosto.

Estou certo de que todo artista tem uma cor predileta que tende a aparecer em cada obra. Meu ingrediente favorito nos relacionamentos é melhorar a minha capacidade de ver o bem nas pessoas. Diga aos seus amigos, familiares e companheiros de trabalho o que você aprecia neles. Confesse às pessoas o quanto você é reconhecido a elas. Reconheça o talento delas, aplauda o sucesso delas (uma das ações mais difíceis da natureza humana) e faça com que os outros se sintam importantes.

Expressar apreciação sempre que possível é uma das maneiras mais certas de fomentar o respeito mútuo e encorajar um comportamento positivo. A obra-prima sobressai na mente do observador quando as partes adequadas são realçadas. No que diz respeito aos relacionamentos, você pode avançar em direção ao próximo nível da seguinte maneira: dando mais do que recebe, deixando que as pessoas tenham o espaço delas, sendo discreto, oferecendo conselhos solidários e positivos, sendo leal, ouvindo o outro, tratando os outros com dignidade, dizendo "por favor" e "obrigado", sendo agradável, aceitando a opinião dos outros, perdoando as ofensas recebidas.

Os relacionamentos de qualidade são extremamente satisfatórios. Os relacionamentos não deixam de se tornar uma bela experiência porque são errados, mas porque a maioria das pessoas não quer investir o necessário para criar uma que seja original. Para avaliar quanto você é eficaz na criação de uma obra-prima, simplesmente pergunte a si mesmo: "Se eu fosse meu amigo, eu gostaria das pinceladas artísticas (qualidades) que eu observo quando estou comigo?".

Fonte: Texto integrante do livro "12 Segredos Simples da Felicidade", de Glenn Van Ekeren, editora Cultrix. Reprodução autorizada.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Geraldo de Souza    
CONSULTAS AGENDADAS: REGIOES DE SANTO AMARO E INTERLAGOS... (SAO PAULO-SP). *TERAPIA DE PSICANÁLISE, ABORDAGEM JUNGUIANA, COM HIPNOTERAPIA ERICKSONIANA... *TERAPIA DE REIKI USUI ENERGIA NATURAL DE CURA. *COACHING COM PNL/APOIO PESSOAL/EMPRESARIAL... Contato inicial por email. Seja bém-vindo! Aguardando seu contato.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa