A enxaqueca e as emoções



Autor Maria Isabel de Oliveira
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 7/11/2007 6:11:19 AM
Considerada um tipo de dor de cabeça primária repetitiva, que dura de três horas a três dias, a enxaqueca crônica pode ser hereditária. Muitas vezes, o médico não consegue detectar a causa orgânica e, na maioria dos casos, a origem é emocional.
O que pode causar: dor intensa em um dos lados da cabeça, náusea, vômito, intolerância à claridade e a ruídos, alterações da pressão sangüínea, inapetência.
Agravantes: auto-medicação, fumo, álcool e cafeína, presente no café, chá preto, chocolate e refrigerantes à base de cola. Alimentos que contêm glutamato monossódico ou aspartame. Frituras, queijos curados, conservas e condimentos. Noites mal dormidas e jejuns prolongados.
Venenos psíquicos e emocionais: preocupação inclusive com a auto-imagem, obrigação de ser perfeito, fuga através da tentativa de arranjar uma desculpa para não fazer algo que não gosta, medo ou negação sexual, culpa, incerteza e impaciência, necessidade de segurança e proteção, mágoa, raiva, teimosia e mau humor.
Vítimas prediletas: as mulheres, as pessoas críticas, metódicas, rígidas, compulsivas e perfeccionistas, o tipo dono da verdade, o apressadinho e irritadiço, o ansioso e o indeciso, pessoas que vivem jogando a culpa nos outros. Os incompreendidos e os deprimidos.
Emoções que curam: satisfação, confiança, paciência, humildade, amor, decisão e respeito.
Sugestões florais:
A essência das flores alvas da Gabirobeira pode socorrer em momentos de crise.
A essência da Camélia amplia a resistência às frustrações, pois é uma essência que busca os valores divinos e desperta a oração. Essa essência floral busca no âmago do coração, em sua máxima profundidade, aquele amor que resplandece no sorriso das criancinhas, alegres e gratificadas pela vida.
A essência floral da Figueira reinstala a capacidade de decidir-se. O figo é um falso fruto que, quando verde, fica repleto no seu interior de pequeninas flores branco-amareladas. As flores, ao contrário do habitual, não procuram a luz solar, mas desenvolvem-se em completa escuridão, em total recolhimento interno. A Figueira simboliza toda a humanidade, em queda e desequilibrada, todavia, sua essência já desabrocha no interior do homem, trazendo os lampejos da estabilidade do paraíso.
A essência floral da Sálvia conscientiza sobre os porquês da dor repetitiva.
A essência floral do Beijinho ajuda a compreender que tudo está correndo a seu tempo e em seu devido lugar, por mais que as aparências externas nos levem a achar o contrário. Traz uma maior compreensão das naturais limitações alheias.
Advertência: As plantas mencionadas nesta matéria, mesmo quaisquer outras ervas, não devem ser utilizadas sem a orientação de um profissional da área. Embora as essências florais aqui descritas sejam inofensivas, mesmo as plantas comuns podem ser confundidas ou inadequadamente manipuladas.
Texto revisado por Cris









Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética. E-mail: marybelterapeuta@gmail.com | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |