Menu

A EXISTÊNCIA DE DEUS - parte II

Atualizado dia 9/25/2007 2:53:57 AM em Autoconhecimento
por Monika Alves de Almeida Picanço


Facebook   E-mail   Whatsapp

III. EXISTÊNCIA E CONCEITO CRISTÃO DE DEUS

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. (Jo 4.24)

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas; para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos e nos movemos e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: pois somos também sua geração”. (At 17.24-28)

III.1. O SER DE DEUS

O judaísmo, o islamismo e o cristianismo são os três grandes expoentes da idéia monoteísta da divindade. Para o monoteísmo, existe apenas um único Deus, em sentido absoluto, somente um ser é possuidor da divindade autêntica. “No céu e na terra há alguns que se chamam deuses. Todavia, para nós, há um só Deus, o Pai”, diz um trecho de Coríntios. É interessante observarmos, como citamos acima, que esse conceito foi antecipado ou mesmo duplicado, reforçado, pela filosofia platônica, em seu conceito de bondade universal, bem como por Aristóteles, em seu conceito do “intelecto puro”. Essa doutrina é ensinada, segundo o judaísmo posterior, na idéia de YAHWEH, segundo a qual Deus é o Deus de todos, e não só da nação israelita.

Para R.N. Champlin, em sua Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, “Deus é, em grau infinito, aquilo que experimentamos apenas em pequena medida”. As Escrituras nunca discutem o ser de Deus separadamente dos seus atributos, visto que Deus é aquilo que Se revela ser. Podemos dizer que Deus é Espírito, é puro, é pessoal e é Espírito infinito.

De acordo com a revelação de Cristo à mulher samaritana, Deus é Espírito (Jo 4.24) e é Espírito puro, pois não é complexo ou composto de partes, ainda que sem corpo ou presença corporal. É invisível e imperceptível para os sentidos físicos, pois “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (Jo 1.18).

Além de Espírito pessoal, fica claro pelas Escrituras, que Deus é racional, auto-consciente, auto-determinador, um agente moral inteligente, a mente suprema e a origem de toda racionalidade em suas criaturas.

Deus é Espírito infinito, sem fronteiras ou limites, tanto quanto ao seu ser, como quanto a seus atributos e cada aspecto e elemento de sua natureza é infinito. Essa natureza infinita, em relação ao tempo, é chamada eternidade e em relação ao espaço, é chamada onipresença. Em relação ao universo, ela implica tanto em transcendência como em imanência. Por transcendência de Deus se entende que Ele está separado de toda a Sua criação, como um ser independente e auto-existente. Ele não está limitado pela natureza, mas existe infinitamente exaltado sobre ela.

Por imanência de Deus se entende Sua presença difundida e Seu poder dentro de Sua criação. Deus não fica apartado do mundo, como se fosse mero espectador das obras de Suas mãos, mas interpenetra cada coisa orgânica e inorgânica, agindo de dentro para fora do centro de cada átomo e das fontes mais íntimas do pensamento, da vida e dos sentimentos, uma seqüência contínua de causa e efeito.

“Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos. (...) Eu crio os frutos dos lábios: paz, paz, para o que está longe; e para o que está perto, diz o SENHOR, e eu o sararei”.(Is 57.15,19).

Continua em A Existência de Deus - parte III

Texto revisado por Cris

Visite:

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Monika Alves de Almeida Picanço   
Teóloga, jornalista, radialista, professora. Pós-graduada em Filosofia. Licencianda em Letras. Palestrante. Cantora e compositora. Mestranda em Teologia Histórica e em Ciências Sociais da Religião. Autora dos livros Redescobrindo o Ser Ético: http://migre.me/exvRM Reflexões Teológicas Vol. 1: http://migre.me/exw2i Contatos: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa