Menu

A face oculta do fanatismo

Atualizado dia 4/11/2006 10:26:11 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Na cultura ocidental, o sentimento religioso de uma pessoa está na forma de como repercute em sua vida a crença em um Ser transcendental ou em uma instituição religiosa que seja da sua confiança e na qual deposite a sua fé. A intensidade deste sentimento se estabelece na razão direta da estrutura de seu psiquismo. Se a sua psique for equilibrada, a sua fé será raciocinada. Se, ao contrário, a sua psique estiver desorganizada ou desestruturada, seu sentimento associado à sua fé correrá o risco de sofrer um processo de fanatização.

Neste sentido, relacionado ao fenômeno do fanatismo religioso, individual ou coletivo, observa-se, invariávelmente, a marcante e decisiva presença do processo obsessivo-espiritual como agente fundamental neste contexto.

A década de 70, principalmente, foi marcada por fatos religiosos que envolveram seitas e chocaram a opinião pública da época. Um deles, acontecido na América Latina, o auto-intitulado reverendo Jim Jones e seus fanáticos seguidores encontraram no suicídio a forma mais rápida de chegarem ao objetivo final de suas crenças. Pereceram envenenadas naquela ocasião, centenas de jovens e idosos.

Todo o indivíduo ou grupo de pessoas que em nome da religião lida com o plano espiritual, corre permanente risco das armadilhas da obsessão. À medida que de uma forma desarmonizada transferimos à prática religiosa o nosso conteúdo inconsciente e mal resolvido, ou seja, nossas mágoas, ódios, insatisfações e ambições não concretizadas na vida real, utilizando para este propósito uma situação ou um grupo de pessoas, abrimos uma janela para que o processo obsessivo-espiritual se estabeleça sobre este coletivo.

Não é por acaso que estamos vivendo e convivendo neste planeta ainda de provas e expiações. Tudo tem a sua razão de ser na atual existência corpórea e material. Não podemos nos desligar da condição reencarnada, que é um necessário laboratório de aprendizagens, e transferirmos ao nível espiritual as nossas responsibilidades ou as nossas dúvidas e angústias existenciais. Isto lembra o suicídio.

A nossa saúde mental-espiritual está na razão direta de como percebemos esta situação em nossas vidas, e de como estabelecemos este vínculo-discernimento entre o aqui-agora da realidade material e circunstancial, com o "além" da dimensão espiritual. Por enquanto, com todas as nossas virtudes e defeitos a corrigir, nos situamos no "aqui" e não "lá". Talvez este seja o direcionamento necessário para que a nossa fé encontre o seu ponto de equilíbrio raciocinado.

Portanto, muitos grupos de pessoas ou organizações ligadas à teoria ou à práticas espiritualistas sucumbem devido a desarticulação interna causada por interesses mesquinhos e despreparo de seus integrantes. Mas também, como já vimos, pela desarmonia através da sintonia dos obsessores que oportunamente assediam estes grupos expostos e em conflito.

"Nem tanto ao céu, nem tanto à terra", é um antigo e sábio dito popular, que na sua natural simplicidade nos passa uma visão de como encararmos equilibradamente as coisas que emanam do espírito (céu), e as coisas mundanas (terra). No entanto, para que isto aconteça, temos que estar necessáriamente harmonizados, ou seja, de coração aberto mas com os pés íntimamente ligados à mãe-terra. Ter consciência espiritual, com certeza, é ter clareza e discernimento. É estar de bem com a vida e com o olhar, às vezes, voltado para o firmamento.

Psicanalista Clínico e Psicoterapeuta Reencarnacionista.
flaviobastos

Texto revisado porCris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa