Somos Todos UM Autoconhecimento
O Portal de

Autoconhecimento

e Espiritualidade

Autoconhecimento


Home > Autoconhecimento
A força da vontade A força da vontade

por Bernardino Nilton Nascimento


A energia vital da “vontade” não se colhe como uma flor no jardim, mas se conquista com lutas e se extrai, por vezes, como o carvão, das profundezas escuras das nossas minas interiores.
Uma dessas fontes internas nasce nas ideias elevadas que se faz da vida. Todos nós sentimos admiração a tudo o que se relaciona com a vida, e as surpresas que nascem em nossos caminhos não devem mais nos abalar. É necessário deixar de lado o que, aparentemente, seja um fracasso, e voltar à realidade da vontade apurada e ao desejo de realizações.

É possível descobrirmos algo naquilo que pensávamos conhecer há tempos. O segredo é só mudar o olhar, porém, não é nada fácil. Nós costumamos olhar sem ver, todavia, nos aborrecemos com certa facilidade com aquilo que não conseguimos enxergar. O que os circunda e os toca de perto os deixa frios. E esse desprezo por aquilo que está próximo, ao nosso alcance, não é mais do que a ideia miserável que temos da própria vida. Certo, cada um tem seu orgulho, mas é um orgulho que se apega ao que há de medíocre em nosso íntimo.
Muito embora orgulhosos da nossa personalidade superficial, carecemos da nobreza, que nasce do respeito pelo nosso ser profundo. E esse sentimento, no entanto, é uma fonte de ideias. O ser humano que enxerga além de sua visão, de sua perspectiva, vendo o todo e o seu próximo, terá uma atitude moral bem mais elevada do que aquele que se deprecia em face da sua própria cegueira. 

O ser humano que recebe a revelação de sua dignidade, passa alguma coisa semelhante e mergulha na sua fonte, remonta à sua origem, mede e experimenta os seus santos esforços, dores, paciências, esperanças, humildade. Incalculáveis trabalhos, reunidos nesta vida de que ele se fez herdeiro. A alma dos séculos passou por sua alma. A grande esperança, que anima e sustenta todo esse doloroso desenvolvimento da humanidade, é a esperança de um tempo brilhante a ser vivido. No caminho, encontraremos a vontade, que um dia desejou estar no mundo para se materializar. Temos que compreender que somos a própria essência da fé, a esperança da humanidade. De agora em diante, não mais podemos sentir que estamos com nossas forças reduzidas, mas devemos aumentá-la, dando-lhe todo o impulso dos séculos e todo o socorro da Eternidade.

Não há outra chave para o mundo que a fé. Eis a grande verdade!

O ser humano foi feito para se tornar cada vez mais humano, para manter sua vida, para auxiliar os outros a manterem a deles, tudo em um crescimento constante. E esse crescimento exige o desenvolvimento contínuo de todo o ser - físico, intelectual e moral – com sua harmoniosa reciprocidade. Fomos feitos para darmos verdade à vida, à vida justa. E temos que combater tudo o que for contrário a isso. As ideias têm que ter como seu ponto principal e culminante, a justiça. Medite, fortaleça-se, porque a vida é uma batalha onde sofremos quando preciso, mas nunca sem perder a esperança e a fé.

E depois? O depois, como o antes, pertence à sua “vontade”. Só ela conhece o segredo ancestral do Universo. Ela quis que as coisas próximas a nós nos parecessem mais importantes do que as que se acham afastadas, por isso, nossa responsabilidade está ligada à “vontade”.

Faça o que deve ser feito, aquilo que seu interesse superior exige que você faça. Depois se acalme e confie naquele que sabe por que o mundo gira. O dogma fundamental é crer na vida. Não seja tolo de perder a vontade e a esperança.

BNN


Texto Revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Bernardino Nilton Nascimento   
-"Não seja um investigador de defeitos e, sim, um descobridor de virtudes"! BNN - "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"! BNN 
E-mail: bn.nascimento@uol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 16/09/2017

Veja também
Onde encontrar o amor da sua vida?
Os caminhos da paz
Não seja escravo de suas emoções
Psicossomática I: A relação entre corpo e psique
Elas namoram e eles ficam
Gestão empresarial em tempos de crise

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
segunda-feira, 22 de outubro de 2018


energia
I-Ching: 42 – I – AUMENTO
Momento de crescimento, que significa melhora não só no aspecto material mas também no espiritual. Ele acontece quando as ações e, acima de tudo, os sacrifícios são feitos em favor dos outros.


energia
Runas: Eihwas
50% já está conquistado, o resto e com você. Aja!


22
Numerologia: Idealismo
Dia para dedicar-se a obras que beneficiem todos ao seu redor. As atitudes devem ser abrangentes enfocando grupos de pessoas. Mantenha os pés firmes no chão e aja de forma a melhorar as coisas para os outros.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Conheça o próximo Presidente do Brasil - Parte 1
2. Conheça o próximo Presidente do Brasil - Parte 2
3. Nunca peça desculpas
4. Como usar os Mantras
5. A forma mais poderosa de se conectar com quem você ama!
6. O aprendizado da confiança
7. Você coloca paixão naquilo que faz?
8. Como enfrentar os obstáculos que a vida nos propõe?



 
© Copyright 2000 - 2018 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - Política de Privacidade