Menu

A FORMAÇÃO DE UM ANALISTA

Atualizado dia 11/5/2007 2:29:19 PM em Autoconhecimento
por Nilton de Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

O PROFISSIONAL PSICANALISTA

O curso de psicanálise é um curso livre, não só no Brasil, mas em qualquer parte do mundo, assim como é um curso de idiomas ou um curso de formação para usuários de computadores etc.

A diferença está no modo de formação. Os psicanalistas são formados por sociedades psicanalíticas estruturadas e registradas como instituições de formação. Não há faculdades de Psicanálise exatamente por ser um curso livre.

Na teoria, segundo as próprias orientações freudianas, qualquer pessoa desde que devidamente capacitada e treinada poderia ser um psicanalista, mas as sociedades formadoras se reservam o direito de qualificar seus aspirantes. Há sociedades que só aceitam médicos; outras, médicos e psiquiatras, psicólogos. A sociedade a que pertenço e que está promovendo mais uma turma de formação (a oitava turma em São Bernardo do Campo) exige que se tenha uma formação superior, ou que conclua esta antes do término do curso de formação, em qualquer área do conhecimento.

O curso é ministrado em módulos, sendo 24 módulos divididos em encontros mensais em fins-de-semana, começando normalmente às sextas-feira à noite e sábado o dia inteiro (com muitas leituras).

Após cada um dos módulos você fará trabalhos escritos (pesquisa) específicos para avaliação. Após 6 módulos terá que começar a sua análise pessoal, chamada didata, onde passará pelo processo de análise.

Decorridos 12 módulos receberá uma credencial provisória (desde que esteja em dia com suas notas e trabalhos) e começará a praticar psicanálise para treinamento, tendo pacientes para seu trabalho e um supervisor para lhe ajudar no desenvolvimento do processo.

Ao final do curso deverá apresentar um relatório do atendimento desses pacientes e uma monografia como TCC com o tema a ser escolhido por você mesmo, dentre os sugeridos pela instituição.

Concluídos esses quesitos receberá uma credencial definitiva para começar a atender profissionalmente como um psicanalista clínico.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Nilton de Oliveira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa