Menu

A grama do vizinho é mais verde do que a minha?

Atualizado dia 1/9/2019 4:28:55 PM em Autoconhecimento
por Viviane Draghetti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quantas vezes você usou a desculpa da inveja para permanecer na zona de conforto? Ou simplesmente por não aceitar que algo não saiu como você gostaria?
Costuma-se dizer que a inveja é aquele sentimento ou estado mental no qual existe dor ou infelicidade por não possuir o que o outro tem, seja bens materiais, qualidades superiores ou outras coisas.
Em algum momento da vida, todos nós já sentimos inveja, olhamos a grama do vizinho e achamos que é mais verde que a nossa, pois nos comparamos com outras pessoas.

Esse tema é tratado como tabu e é mais comum ouvirmos "fulano tem inveja de mim", ou "eu nunca sinto inveja", porém, se existe qualquer tipo de comparação, onde nos sentimos "inferiores" ou "superiores", "melhores" ou "piores" existe inveja sim!!

Há dois tipos de inveja: a destrutiva e a inteligente. Na primeira, a pessoa tem a intenção de prejudicar terceiros, acreditando que todos são "concorrentes" ou lhe ameaçam, valendo-se de emanações mentais doentias/ magia negra, esquecendo que tudo que vai, um dia retorna, é uma lei natural.

Por outro lado, quem sente a inveja inteligente gostaria de apresentar as virtudes do invejado e o imita, inspirando-se para fazer sua vida fluir.

Essa "inveja inteligente" estimula a imitação e é positiva, pois a pessoa assume a autorresponsabilidade por sua vida e escolhas, progride e fica feliz com o sucesso alheio, percebendo que o sol nasce para todos.

Normalmente, a pessoa que se sente invejado o tempo todo é obcecado pela ideia de que alguém lhe prejudica, é aquele que mais sente inveja, porém, projeta no externo essa emoção, que é somente sua.

E usa a desculpa "fulano tem inveja de mim, por isso, nada na minha vida dá certo", ou seja, culpa o externo por aquilo que não aconteceu em sua vida e permanece na zona de desconforto, se sentindo vítima.

Contudo, somos nossos maiores "obsessores/sabotadores" e na maioria das vezes o problema não é fora, é interno. E podemos, de forma inconsciente, usar a desculpa da inveja para justificar o medo da vida e de assumir nossa essência. E o que falta?

Falta persistência e disciplina.
Falta assumir a responsabilidade pelas escolhas e e projetos.
Falta se libertar da procrastinação. 
Falta arriscar e agir.

O primeiro passo é admitir que já sentiu "inveja inteligente" ou a "inveja destrutiva" e não é um monstro por isso, e trabalhar a auto confiança e amor próprio. Nem tudo é inveja destrutiva, muitas vezes o medo do sucesso ou por insegurança, se busca culpados.

Mas sabemos, que encontrar culpados, nunca resolve problemas. É preciso ter maturidade para admitir que não houve o esforço, foco e atenção necessários para que a vida fluisse.

Dica: Durante uma semana admire pessoas diferentes, sem voltar o olhar para si mesmo e comparar; veja que você tem qualidades e não precisa possuir as mesmas postencialidades dos outros. Você é único.

Se pergunte: O que falta na minha vida para que meus projetos e desejos se realizem?
Qual a parte que ainda não fiz?
Sua atenção está nos seus projetos e desejos ou nos outros?
Por que estou me enganando e procurando responsáveis, se o responsável está no meu espelho?
A sua grama é aquela que você plantou! Cuide dela, só assim ela ficará mais verde!


Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Viviane Draghetti   
Terapeuta Holística, Coach de Autoconhecimento, Instrutora de Yoga, Mestre Reiki, Karuna Ki e Seichim, Especialista em Geobiologia Alquímica, técnica de limpeza energética profunda, à distância. Há 10 anos, sua missão é auxiliar no Desenvolvimento Pessoal e Espiritual das pessoas, através de atendimentos, cursos, treinamentos, palestras.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa