Menu

A gratidão transforma!

Atualizado dia 4/7/2015 2:21:45 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Imagine duas crianças estudantes, uma delas tem boas condições de sobrevivência pode comprar os melhores materiais de aula: caderno fichário todo colorido com capa dura, mochila de excelente resistência, lápis, borracha, apontador e todos os materiais de melhor procedência, desde os mais necessários até os mais fúteis. Em contrapartida, seu colega ao lado vive em condições paupérrimas e seu material, obviamente, é limitadíssimo; se comprar cadernos poderá faltar dinheiro para a alimentação, portanto, seu único material é um papelão e um pedaço de carvão para fazer as anotações mais importantes. Qual dos dois alunos terá melhor desempenho? Depende da motivação de cada um!

O primeiro aluno, apesar de ter condições infinitamente superiores, sequer dá o devido valor a isso. Em sua rebeldia, joga seu fichário contra os colegas, faz aviões com as belíssimas folhas de seu fichário. Enfim, desperdiça a preciosa oportunidade. Seu colega ao lado, todavia, além de ser humilde materialmente também o é espiritualmente. Ele não se lamenta por ter apenas um papelão para anotações, mas sim aproveita da melhor forma possível; chega em casa, estuda tudo aquilo que anotou e apaga para no próximo dia anotar outros aprendizados. Ele é tão grato ao seu miserável papelão que até nutre certo amor por ele, pois este frágil papelão é que lhe dá condições de aprender, evoluir e se tornar alguém diferenciado.

Este pequeno exemplo nos diz respeito também à nossa forma de encarar a vida. Me perdoe quem discorda, mas é um erro terrível julgar que a vida seja injusta. Não! Quem é injusto é o homem que muitas vezes nem valoriza o que tem e sequer move um dedo para diminuir as dificuldades daqueles que precisam. Raramente pensamos nisso, mas vamos combinar que se não temos algo é porque não precisamos disso ou se temos mais do que precisamos é porque precisamos desenvolver algum atributo moral, como a caridade, a gratidão etc..

Mas o fato é que a gratidão é um atributo a ser desenvolvido por todos independente das condições externas. Tudo é uma questão de consciência. Assim como o estudante pobre e seu papelão, todos temos algum tipo de limitação: física, financeira, intelectual etc.. Mas esta limitação não é um castigo divino, mas sim uma oportunidade de aprender algo. A questão é que não poderemos aprender muita coisa se lamentarmos ou desejarmos aquilo que não está ao nosso alcance. O mais sábio a ser feito é - assim como o aluno - amar e fazer bom uso do nosso "papelão" para absorvermos todo o aprendizado que ele puder nos oferecer. E quando isso for compreendido, internalizado e praticado com devoção, aí então poderemos apreciar o poder de transformação da gratidão. Afinal, as coisas em si são neutras, não são positivas tampouco negativas, elas apenas se tornam aquilo que projetamos para elas. Como vimos no exemplo dos alunos, o melhor material pode ser mal aproveitado enquanto o mais ínfimo e frágil dos papelões pode ser usado com sabedoria, amor e gratidão e se tornar numa valiosa ferramenta de evolução.



Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa