Menu

A HARMONIA E O ENTORNO ATUAL

Atualizado dia 4/22/2008 12:53:54 AM em Autoconhecimento
por GEOCROM BRASIL


Facebook   E-mail   Whatsapp

O termo harmonia procede do verbo grego "armotso" que significa ajustar, casar, acordar. Dentro desse campo semântico uma acepção muito significativa da palavra harmonia é "conformação dos espíritos". Quando busquei seus paralelismos conceituais em diferentes dicionários de sinônimos encontrei palavras muito interessantes para re-definir a "harmonia": compatibilidade, concordância, união, acordo, enlace, simetria, equilíbrio, ritmo, cadência, afinação, agradável, cordialidade, paz, inteligência, irmandade, afeto, distensão...

Depois da grande transformação mundial da humanidade promovida pela revolução industrial a vida do homem se modificou por completo. Mudaram radicalmente suas formas tecnológicas e mecânicas como também todos os seus costumes, sua psicologia, sua economia, suas formas políticas, inclusive suas manifestações artísticas. Esta aparição da indústria incidiu sobre a saúde do planeta, sobre sua pele, sobre suas entranhas e sobre seus fluidos, como nunca antes na História havia ocorrido.

Hoje nossos filhos e netos vivem sobre um solo e dentro de uma atmosfera que dificilmente poderão sustentar se não encontrarmos e aplicarmos soluções harmônicas, amorosas, coerentes e sensatas. Sem querer ser catastrófica, é evidente e estatístico que há mais intoxicação e saturação que nunca, mais transtornos psíquicos, mais poluição, mais escassez de meios naturais como nunca houve antes. E há um crescimento exagerado da população no planeta.

Inclusive, se falarmos de futuro, hoje nossos filhos já não herdam casas e terras senão, hipotecas para pagar. Ou olhando para cima, herdam um planeta com uma capa protetora da atmosfera carregada de ozônio, umas partículas sabidamente protetoras da radiação solar alteradora para o homem, um manto eternamente protetor que conseguimos estragar pela grande emissão de gás carbônico procedente da nossa atividade industrial e dos veículos de locomoção. Assim, hoje temos o grave problema do aquecimento da atmosfera terrestre. É como se o ser humano tivesse chegado ao "fundo do poço", um caminho sem saída, sem perspectiva.

Não obstante, agora estamos entrando de forma definitiva e irreversível na terceira revolução mundial: a da informática, com a expansão plena da comunicação, da interação, do contato e intercâmbio instantâneo entre os seres. Pergunto-me como vamos desenvolver o terceiro grande fenômeno mundial sem haver resolvido de uma forma coerente, ética, sensata e saudável as conseqüências da anterior revolução industrial.

Pessoalmente tenho encontrado uma solução, em pequena escala talvez, porém tenho constatado que resulta muito efetiva porque é como uma estratégia, uma tática de "chuva fina", que se expande devagar porém de forma penetrante. Cada um de nós individual e familiarmente, pode contribuir com seu pequeno grão de areia à solução do caos industrial, da desarmonia, da toxicidade, da ignorância ecológica e energética, da enfermidade e do hiperconsumo, o qual fomenta e alimenta a indústria e todo esse microssistema (material e psíquico) organizado ao redor dela.

Esta via de soluções é a recuperação da Harmonia em todos os campos possíveis. A estratégia, a dinâmica cotidiana de cada pessoa, pode ser simplesmente a de buscar, ativar e fomentar a harmonia, a beleza e o equilíbrio em cada área da Terra, em cada parcela da vida e em cada momento. Porém, esta não é só uma solução estética senão energética, médica, psicológica, ecológica.

Se cada um se tornar consciente da necessidade de harmonizar seu pequeno meio-ambiente (em meu livro "Lecturas del Entorno" proponho muitas) essa consciência de harmonia se transmite até os vizinhos, os filhos, contagia os amigos. Algo ocorre quando se tem um escritório harmônico, uma casa sã e equilibrada. Quando a Beleza, prima-irmã da Harmonia (que por sua vez é irmã do Amor), faz parte de nossas vidas, cura-se um sem fim de alterações individuais, grupais e ambientais. Porém, quando falamos de estética, devemos recordar que a estética não é estática. As ondas de forma, de cor e de luz de cada objeto; cada quadro, sua simbologia, cada elemento da casa, também modificam o comportamento de nossas células, de nossas atitudes e de nossa harmonia interior. Em minhas publicações, mesmo que sejam sobre Medicina do Ambiente, Arte ou sobre Geocromoterapia, sempre se fala muito de Psicologia, da Alma e da evolução do ser humano.

Paralelamente a estes dois acontecimentos - industrialização e informatização, que desde então estão conseguindo mudar a vida do homem (com respeito a seus costumes anteriores, está sucedendo também outro fenômeno proveniente do Oriente - o Feng Shui para harmonizar casas. Com relação ao solo muita gente já sabe que existem as "geopatias" e que há uma prática chamada Geobiologia para detectá-las. Também paulatinamente se põe em moda o Vastu Shastra procedente da Índia, outro antiqüíssimo método ayurvédico para construir um lugar energeticamente equilibrado. Todos esses métodos antigos e modernos justamente aparecem ou reaparecem na sociedade industrial, conforme o homem se faz mais "consciente" de sua infelicidade, de sua desarmonia, da fragilidade do seu meio, de sua saúde e de sua psicologia, quando se dá conta da delicadeza de Gaia, do nosso território intoxicado. A tomada de consciência é precisamente o que ativa o "encontro" de possíveis soluções.

São caminhos que andam paralelos. Conforme há mais infelicidade e menos harmonia, mais buscas de meios alternativos e independentes aparecem, mais se ampliam os métodos de transformar o caos. À medida que mais licenças médicas de trabalho existem, mais pessoas se acercam da busca de causas reais e profundas de seus sintomas aparentes.

De fato, poderia dizer-se que não existem as "modas" tal como as entendemos, senão que o que se dá realmente são fenômenos de reação, de contraposição a uma pressão. E qual é a pressão? Nossos próprios passos anteriores. Ou seja, o que fizemos com o planeta inconscientemente, isto é, sem consciência (e informação) do que fazíamos. Algo parecido ao habitual comportamento dos adolescentes... porém talvez a humanidade já esteja chegando aos vinte e um anos (o terceiro septênio...), assim deveríamos começar a atuar com maturidade e sobretudo com responsabilidade.

No entanto, é evidente e certo que quase ninguém pode viver e nem pode trabalhar sem computadores, sem automóveis, sem máquinas, sem telefones, sem vestidos; inclusive as pessoas dos núcleos urbanos não poderiam sequer comer sem a tecnologia agrária e os meios de transporte atuais para distribuir os alimentos. Então, observando o panorama atual e o estado do planeta, deduzimos que o que tem ocorrido é que temos abusado. Perdemos os limites, os valores, a coerência, a prudência, a sensatez e, sobretudo, sem saber como, perdemos o respeito para com nossa terra nutriente e conseqüentemente perdemos a "harmonia natural" de nossas vidas.

Marta Povo, janeiro 2007 (www.geocromoterapia.com / link
Tradução: Aparecida Sartori
Revisão: Celina Vitelli
Versões em português e espanhol desse artigo (textos completos) estão disponíveis em link

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: GEOCROM BRASIL   
Assista ao web-vídeo: http://www.geocromoterapia.com.br/webvideo e conheça a Geocromoterapia e o Sistema Geocrom explicado pela sua criadora: Marta Povo.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa