Menu

A Ignorância e o Conhecimento

Atualizado dia 5/18/2016 3:58:46 PM em Autoconhecimento
por Renato Mayol


Facebook   E-mail   Whatsapp

Tanto quanto a guerra permite valorizar a paz, a doença permite valorizar o estado de saúde. Os opostos são necessários. Se assim não fosse, nem existência você teria. Não fossem os opostos, como você perceberia a existência de tudo que o cerca? Para sentir o milagre de viver, só mesmo pela existência de opostos. Não fosse a morte, ao que você chamaria de vida? É assim para tudo. Isto porque é a existência dos opostos que permite o fluxo de energia e a sua consequente manifestação e revelação. Em tudo. Desde os planos mais objetivos até os mais transcendentais. Desde os mais óbvios até os mais sutis.

É o velho e a criança. O amor e o ódio. A coragem e a covardia. A luz e a escuridão. A expiração e a inspiração. O homem e a mulher. O entusiasmo e a indiferença. A vida e a morte. Assim, enquanto o fluxo energético fluir, a vida se manifesta. Se o fluxo energético parar de fluir, cessa a manifestação da vida. E quanto mais elaborado o organismo através do qual a energia fluir e, portanto, quanto mais elaboradas as suas manifestações, tanto mais a energia terá possibilidades de seu próprio conhecimento.

Positivo e negativo. É a existência da dualidade expressa em seus estados alternantes. Tudo está unido, tudo é interdependente. Você é responsável por tudo o que faz e por tudo o que os outros fazem, pois o que você faz influencia os outros e o que os outros fazem influencia você. Dessa forma, estamos todos interligados em um destino único. Mas, até compreender isto, você deverá despertar sempre mais e mais para os problemas do querer para si e do dar aos outros. Do egoísmo e do altruísmo.

Céus e infernos, nós os criamos e eles nos acompanham. Estão à nossa volta. Pecado não existe. Existe sofrimento, sim, que é fruto da ignorância. E o sofrimento tem muitas faces. Faces de ódio, de ansiedade, de tristeza, de angústia, de medo, de vingança, de paixão, de solidão, de doença, de desespero, de crueldade, de inferioridade, de insegurança, de covardia, de destruição, de desordem, de desarmonia, de inveja, de inimizade, de terror, de raiva, de ambição, de ressentimento. E, infelizmente, muitas outras mais. Tudo isso limita você. Prende-o. Torna-o pequeno. Sua limitada percepção humana do infinito passa a ser mais limitada ainda. E, você, menor do que já é.

E é suficiente o Conhecimento para você interromper esse círculo vicioso. Para você romper as pesadas correntes da ignorância. Para você tornar-se responsável. Para você passar a ser exigente consigo mesmo e tolerante com os outros. Conhecimento é o primeiro passo para deixar de ser criança e começar a crescer, para orientar as outras crianças. A humanidade precisa muito de adultos.

Mas o Conhecimento, onde está ele? Onde pode ser encontrado? Ele poder ser encontrado onde quer que você queira encontrá-lo. Em uma árvore, uma pedra, uma escola, uma faculdade, uma folha, uma nuvem, ou dentro de você mesmo. Em qualquer lugar que você queira achar Conhecimento, você achará. É só prestar atenção e deixar fluir. Ser receptivo. Estar conscientemente atento. Com o Conhecimento, você passará a apreciar e a cultivar a humildade, a compaixão, o altruísmo. Você passará a estabelecer canais de comunicação com Deus. Com o seu Deus, o Deus que está dentro de você. Aí, então, para você não haverá mais limites. O seu Deus Interior se manifestará sempre mais e mais, através do seu Eu Exterior, por pensamentos, por palavras, por ações. Por amor. Por altruísmo.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 34


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Renato Mayol   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa