Menu

A ilusão da posse

Atualizado dia 6/9/2019 3:18:33 PM em Autoconhecimento
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Você já reparou que a palavra ‘meu’, além do ‘m’ tem o eu? Significa que tudo aquilo que você tratar como seu, seja o carro, a casa, o filho, o cachorro, a esposa, enfim, aquilo que você considerar uma propriedade estará imantado de você mesmo.

Quando esse sentimento de posse acontece, aquilo que você possui, de certa forma, tornará você maior. Diante de eventuais perdas, o sentimento será atroz, seria como se você estivesse sendo amputado, pois será constragido de forma violenta a sentir-se menor.

Talvez isso aconteça porque você não foi preparado para perder, desde que você veio ao mundo tem sido estimulado a conquistar, possuir, expandir o seu poder sobre os outros, aumentar suas fronteiras, tornar-se grandioso e em nenhum momento você parou para questionar: será mesmo esse o caminho da realização?

A triste verdade é que estamos presos a tudo aquilo que valorizamos, sejam coisas, pessoas, conceitos ou qualquer tipo de identificação que estivermos criando com o objeto  possuído.

Esse sentimento de posse é profundamente egoísta, especialmente quando se trata do outro. Queremos o outro se comportando de uma forma que nos mantenham confortáveis e isso é uma das grandes ilusões que entorpecem o ser humano.

O homem comum quer que a sua vida aconteça como em um filme de final feliz. Nesse filme, ele será produtor, roteirista, diretor e protagonista. Com tanto poder, ele irá convidar atores, entregar a eles um papel e esperar desempenhos satisfatórios, para que o resultado corresponda às suas expectativas. Não irá aceitar erros nas falas, improvisos, nada, tudo deverá estar sob o seu controle. Se existe uma analogia melhor para designar o que é o egoísmo eu desconheço.

Aqueles que aceitam esses papéis, de certa forma, tornam-se escravos. Esse é o retrato da servidão humana. Quando o homem, na mais profunda ignorância, desconhece o seu poder, tende a pertencer de alguma forma ao meio que exercerá algum domínio sobre ele.

Não existe solução para o sofrimento humano que não exija o total desinteresse por aquilo que é impermanente. Qualquer ser iluminado que tenha visitado esse planeta difundiu o mesmo discurso: o desapego e a renúncia. Jesus, Buda, Mahavira, Shankara, Francisco de Assis e tantos outros avatares, todos disseram o mesmo. Enquanto estivermos presos ao desejo da conquista, valorizando a matéria, nosso cárcere prevalecerá e a vida estará restrita aos limites desta cela.

A vida deve ser vivida em abundância; a prosperidade é algo divino. Possuir bens e viver em harmonia com o mundo é algo possível, desde que não depositemos o nosso Eu naquilo que possuírmos.

O homem é Consciência e essa Consciência é eterna, imutável e feliz. Tudo aquilo que não for consciência é transitório e tem prazo de validade para deixar de existir. Apegar-se a coisas que morrem é pedir para sofrer. O sábio aprendeu a interessar-se por aquilo que não morre e é justamente a intimidade com essa fonte inesgotável de felicidade que deveria despertar o nosso interesse. 

Vocé já é tudo o que precisa ser, já possui tudo o que precisa possuir, você é Divino, pois toda a sua essência já representa a plenitude.
Por que tentar preencher-se de coisas, como se fosse um vasilhame vazio, quando, na verdade, tudo o que você precisa é preencher-se de consciência?


Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa