Menu

A importância de expressar nossos sentimentos em cada momento

Atualizado dia 11/10/2015 9:18:56 PM em Autoconhecimento
por Isha Judd


Facebook   E-mail   Whatsapp

A importância de sentir nossas emoções e expressá-las, permitindo que fluam em vez de projetá-las nas outras pessoas como acontece quando não estamos conscientes delas, acaba nos permitindo ver sua origem, mas sem a necessidade de análise ou insights traumáticos, senão com uma percepção clara de que, liberados de sua carga passada, florescem como uma nova resposta e nos permitem evoluir.

As emoções não expressas nos oprimem e nos sufocam por dentro. É como um rio estagnado em uma parte de sua rota que pára de fluir e se contamina, compartilhando apenas sua poluição e não sua vida. O que não expressamos, o que não superamos, fica estancado no tempo e apodrece internamente, envenenando nossas relações e não nos permitindo ir além do que no passado nos marcou como resultado de um evento doloroso.
Quando sentimos essa dor, quando a choramos, quando expressamos aos envolvidos o quanto nos dói, ao invés de fingirmos indiferença ou desinteresse, criamos uma união onde havia separação. Esses vínculos se transformam assim em potencial de crescimento, nos permitindo compartilhar a abundância do amor, da alegria, da vida, isso expande a paz interiormente.

A chave é ser real e expressar de forma clara porque, caso contrário, começamos a nos odiar. Claro que muitas vezes vamos pensar: Ah, mas tenho medo! Se eu falar o que penso e sinto, vou machucar alguém! Mas veja, você já está machucando alguém, está machucando a si mesmo! A verdade voa mais alto e promove unidade sempre, a proteção emocional aumenta o medo e nos separa. Ser agradável, ser amável sem sentir-se assim não é real, é frágil e não promove conexão. Por quê? Porque vem da cabeça, é apenas algo intelectual, desconectado, o coração não está presente e a outra pessoa percebe.

Ajuda muito lembrar que externamente tudo que nos incomoda, irrita, fere ou produz alguma emoção é uma parte de nós mesmos que não estamos amando. Se você observar seus próprios julgamentos em relação aos demais, aqueles que são grandes e fortes, chegará um momento em que os encontrará dentro de si mesmo e ficará surpreso: Ah! Isso que eu julgava tanto era eu mesmo. Sim, sempre foi você. Isso que via do lado de fora como mal, como inadequado, era você. Então expresse tudo que sente, esvaziando, soltando a carga de julgamentos, até que todo ressentimento desapareça e só reste a unidade.

Para perguntar-se:
Com que frequência sacrifico a sinceridade para manter as aparências? Todos nós valorizamos a honestidade como uma virtude importante, mas quantas vezes a abandonamos para evitar conflitos ou constrangimentos? Nossa necessidade de aprovação muitas vezes ultrapassa nosso compromisso de sermos verdadeiros, mas a escolha de manter uma aparente harmonia superficial pelo preço de abandonar-se, é um preço alto a pagar. Tudo que ocultamos eventualmente aprendemos a ignorar.

Para lembrar:
Se você está sentindo necessidade de esconder alguma coisa é porque, em algum nível, sabe que estas ações não estão baseadas nem em amor nem em crescimento. Mas ser honesto consigo mesmo sobre suas decisões e escolhas é como realmente se pode enfrentar uma situação e, a partir desse lugar de clareza fornecida pela verdade, começaremos a tomar novas decisões em nossas vidas, mudando e sendo a mais nova versão de nós mesmos, em vez de uma sucessão de velhas atitudes aprendidas, herdadas ou criadas. O que você acha?

*Tire umas férias do ser, participe com Isha dos retiros especiais de uma semana no Centro Internacional para a Paz no Uruguai clicando aqui

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 32


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isha Judd   
Isha é mestra espiritual reconhecida internacionalmente como embaixadora da paz. Criou um Sistema para a expansão da consciência que permite a auto-cura do corpo, da mente e das emoções. Site oficial www.ishajudd.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa