auravide auravide

A Importância do Autocuidado na Saúde Comportamental


Facebook   E-mail   Whatsapp

A nossa reflexão inicia-se com um pensamento de George Bernard Shaw:
"As pessoas sempre culpam as circunstâncias por aquilo que são. Eu não acredito em circunstâncias. Quem se sai bem neste mundo são as pessoas que saem à procura das circunstâncias que desejam e, se não as encontram, criam-nas".

Estamos falando aqui de ter controle sobre si, seus pensamentos, sentimentos e ações. Nada pode ser abordado superficialmente quando falamos em Saúde Comportamental e Autocuidado e são assuntos difíceis de serem abordados, ainda mais de serem solucionados. A nossa batalha principal é examinarmo-nos profundamente, com a meta de transformar as nossas dores e comportamentos autodestrutivos, abusos mentais e emocionais. Encarar a base dos padrões, crenças e pensamentos que nos mantém em autosubmissão e autonegação e ser saudável é uma premissa natural de nossas vidas e para construir felicidade, precisamos ter responsabilidade para conosco mesmos.

O objetivo é compreender por que as pessoas se mantém prisioneiras de comportamentos, que as levam a sabotar-se, apoiando-se em uma zona autodestrutiva, com ilusões, sentimento de culpa, inferioridade e outros. Grande parte das vezes, os pensamentos constroem atividades rotineiras, que se diluem em um mundo rápido e tecnológico. Elencar os comportamentos que consideramos como fracos, também é um bom início para essa transformação. É importante entendermos que sempre temos uma escolha e que somos a soma de nossas escolhas. Porém, quando há uma forte carga emocional negativa a gerar stress, doenças, transtornos como inquietude, ansiedade e outros, a tarefa pode ser hercúlea. Uma possibilidade de atenuar esses efeitos é o treino de manter-se no tempo presente, o que reduz e muito a ansiedade. Digamos que é uma parte essencial de qualquer processo de transformação: o passado não permite escolhas, são regressivas, o futuro é impossível controlar, apenas podemos planejar e monitorar, com empenho e muita fé!

O Dr. Wayne Dyer, em seu livro: "Seus pontos fracos", traz um desenho lógico desse tema, em como controlar os pensamentos e ansiedade:

PREMISSA MAIOR: Posso controlar meus pensamentos

PREMISSA MENOR: Meus sentimentos se originam de meus pensamentos.

CONCLUSÃO: Posso controlar meus sentimentos.

Afinal, você tem o poder de pensar qualquer coisa que permita entrar em sua mente.

Aprendemos, infelizmente, a sacrificar o tempo presente, em favor do futuro, o desfrute estará sempre distante de nossas vidas! Algumas substituições de pensamentos, podem trazer alívio e espaço para reformular seu funcionamento mental e emocional :

1. Eu sou assim por: "Eu posso escolher quem desejo ser"

2. Sempre fui assim por: "Posso mudar a qualquer momento"

3. Não posso evitar isso por: "Quero fazer uma nova escolha"

4. É a minha natureza por: "Não sou refém da minha genética"

As pessoas que amam a si mesmas, mantém-se saudáveis e cuidam-se o tempo todo: se priorizam, sabem dizer não, ficam bem em sua própria companhia, convivem com amigos, resolvem problemas, sabem que nada é eterno. Não têm tempo para autopiedade, auto rejeição ou autodesprezo!

Não seja um observador da Vida, use e abuse dos seus momentos presentes para sua realização em busca do seu Propósito de Felicidade e só você pode fazer esta escolha! Cuide-se bem, Ame-se muito, AGORA !

O QUE A CINESIOLOGIA PODE FAZER POR VOCÊ

Ajudá-lo a encontrar seus padrões de medo, dor e medo de mais dor! Liberar-se do stress mental e emocional, ativando seus potenciais comunicativos!

Uma linda mudança a todos nós.

Abraços carinhosos,
Márcia Dario
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 422


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa