Menu

A importância dos chakras em nossa vida.

Atualizado dia 2/15/2008 10:39:36 AM em Autoconhecimento
por Nucleo de Desenvolvimento Humano Prem Namaste


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos nós já ouvimos em alguma ocasião algo a respeito dos chakras, mas o que não sabemos é como lidar com eles em nosso dia-a-dia. Para melhor compreensão vamos falar do conceito geral.

Os chakras têm sua origem no sistema antigo do yoga; o significado da palavra que deriva do sânscrito é Roda ou Disco. São vórtices de energia criados para comunicação entre o corpo físico e a consciência e por meio dessa ligação eles se tornam centros energéticos para recepção, assimilação e transmissão das energias vitais.

Há sete chakras principais localizados verticalmente e centralizados desde a base da coluna vertebral ao topo da cabeça. Os chakras mantém relação com os gânglios nervosos e glândulas do sistema endócrino, sendo responsáveis por vários processos corporais, como a respiração, a digestão e a reprodução. A eles também são relacionados elemento da natureza como água, terra, fogo, ar, assim como som, cores, sabores, aromas, divindades, pedras preciosas, ervas e influências planetárias; esses elementos são uma representação metafórica da expressão energética de cada chakra.

Psicologicamente, os chakras correspondem a áreas fundamentais da nossa vida como sobrevivência, sexo, poder, amor, comunicação, imaginação e espiritualidade. Se interpretarmos pelo sentido literal da palavra chakra (disco) poderemos imaginar o chakra como um CD-ROM psíquico que contém a programação responsável pela condução de vários aspectos de nossa vida.

O chakra base (Muladhara), por exemplo, contém nosso programa de “sobrevivência”, como a dieta que nos é mais apropriada, quando precisamos fazer exercícios ou dormir e como nos cuidarmos quando estamos doentes.

Cada um de nós tem um modelo de “hardware” (corpo físico) ligeiramente diferente. Trabalhamos com os chakras para eliminar os defeitos dos programas e para manter o sistema operando com regularidade. Após compreendermos o conceito do que são os chakras podemos trabalha-los a nossos favor.

No próximo artigo falarei a respeito do chakra Muladhara (básico) e como trabalha-lo de forma prática no seu dia-a-dia. Fique atento!

Namastê!

Kama Prem
Terapeuta naturopata, diretora e coordenadora do Núcleo Prem Namastê.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Nucleo de Desenvolvimento Humano Prem Namaste   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa