Menu

A insônia

Atualizado dia 10/18/2006 2:34:20 PM em Autoconhecimento
por Instituto União


Facebook   E-mail   Whatsapp

A insônia é o excesso de vigilia, a incapacidade de começar a dormir ou de manter o sono. Deve ser analisada sobre três aspectos: físico, psicológico e social.

Depressão, estresse, problemas familiares, financeiros e/ou espirituais podem favorecer a insônia. A ansiedade também pode gerar insônia e noites mal dormidas.

Ela pode se manifestar de três formas: a demora para iniciar o sono, o acordar durante a noite ou o despertar muito cedo. Quando a insônia persiste por mais de três semanas é denominada crônica. Não é uma doença e sim um sintoma de algum distúrbio orgânico e/ou psíquico.

Tratamento e Prevenção

• O mais importante é detectar a causa principal;
• Não deve ser tratada a insônia, mais sim a pessoa;
• Criar hábitos regulares para dormir e acordar;
• Evitar dormir mais que o necessário;
• Crie um ambiente agradável e seguro antes de dormir;
• Procure dormir sempre no mesmo lugar;
• Evitar bebidas estimulantes (café e álcool) e fumo antes de dormir;
• Procure ler algo agradável antes de dormir;
• Evite refeições pesadas antes de dormir;
• Pratique atividades físicas onde se trabalha corpo, mente e espírito como por exemplo Tai Chi Chuan, Aikido, Yoga ou Meditação;

O tratamento da insônia com medicamento deve ser feito com muito critério. Os medicamentos ditos soníferos ou reguladores do sono nada mais são que psicóticos (na sua maioria derivados dos benzoliazepínicos) que devido à sua ação depressiva sobre o Sistema Nervoso Central induzem ao sono. O uso regular destas drogas deve ser evitado, pois leva à dependência, distúrbios da coordenação motora e de comportamento, diminuição da memória e podem contribuir para a depressão, piorando ainda mais a insônia. Existem substâncias naturais dentro da homeopatia e os Florais de Bach que são muito favoráveis.

É importante saber se desligar do cotidiano, do dia-dia, antes de dormir, pois sabemos que nem tudo pode ser resolvido em um dia apenas. O desligar não está relacionado só com os pensamentos, mas também à própria energia das pessoas e dos lugares com que tivemos contato.

Ao dormir muitos de nós carregamos cargas energéticas densas que ficam impregnadas no nosso campo áurico. Portanto, é muito importante mesmo antes de se deitar, fazer uma limpeza energética geral.

Por Elaine Lilli Fong
Terapeuta Transpessoal
Instituto União

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Instituto União   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa