Menu

A Lareira (contos que ouvi).

Atualizado dia 11/30/2006 12:02:40 AM em Autoconhecimento
por Roberto Perche de Menezes


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Surpreendi-me um pouco quando meu padrinho convidou-me para assistir uma palestra sobre Evolução Espiritual: "Só de curiosidade", disse ele.

Eu perdera meus pais ainda jovem e meu padrinho, durante um período importante da minha vida, fora um ponto de referência seguro. Lembro quando levou-me, pela primeira vez, a um pub. Ele não era de beber, mas passamos uma noite agradável lá. Algum tempo depois percebi a lição daquela noite: era possível se divertir em um pub sem sair de lá embriagado.

Por isso aceitei o convite para a palestra, embora achasse que não era a minha praia. Lá percebi que não era curiosidade dele. Várias pessoas o cumprimentaram e trocaram idéias sobre assuntos, para mim, pouco comuns: despertar de consciência, portais e planos astrais e outras coisas. O que me causou certo incômodo é que, embora eu nunca tivesse lido ou conversado com alguém sôbre aqueles temas, eles de alguma forma, me pareciam estranhamente familiares.

Algum tempo depois ele me convidou para participar de reuniões, informais, que ocorriam às terças-feiras. Ali se trocavam idéias, informações, experiências e impressões sobre autoconhecimento e outros temas que tinham relação com a palestra
a que eu tinha ido. Relutante a princípio, fui algumas terças às reuniões e encontrei um ambiente agradável, onde fiz amigos e aprendi coisas novas (novas?). Porém, depois passei a falhar na frequência, até que após algum tempo parei de ir, sem ter dado nenhuma satisfação a ninguém.

Numa noite de fim de outono, quando o inverno londrino já se fazia sentir, estava sózinho em casa quando a campainha tocou. Olhei. Era meu padrinho. Me senti como um garoto pego fazendo alguma coisa errada. Abri a porta, ajudei-o a retirar o casaco. Ele me deu um abraço carinhoso, mas não disse uma palavra. Convidei-o para sentarmos defronte a lareira que já estava acesa. Nos acomodamos e me preparei para um puxão de orelhas. Mas ele estava absorto olhando para a lareira. Ficamos alguns minutos em silênco olhando o crepitar das brasas.

De repente ele se levantou, pegou o atiçador e afastou um pedaço de madeira do centro da fogueira. Pendurou o atiçador e sentou-se novamente. O pedaço de lenha afastado da fogueira, manteve durante algum tempo seu calor e brilho. Depois, lentamente, começou a apagar. Antes que apagasse por completo, meu padrinho levantou-se e com o atiçador reintegrou-o à fogueira. Incorporado ao fogo central, sua chama e seu brilho rapidamente se reavivaram. Feito isso, levantou-se, deu-me outro abraço afetuoso e sem dizer uma palavra, saiu.

Na terça-feira seguinte voltei a frequentar as reuniões. Com o tempo e com o progredir natural decorrente do aprendizado, entendi inclusive o por quê da minha resistência inicial à evolução.

Entendi o significado amplo de expressões como "somos todos um" e de textos como: "... nenhum homem é uma ilha. Nenhum ser humano subsiste por si próprio. Da mesma forma que quando o mar arranca um pedaço do promontório e o continente como um todo se diminui, do mesmo modo, quando um homem morre, a humanidade como um todo se diminui, posto que fazia parte do gênero humano.." "Jamais pergunte por quem os sinos dobram. Eles dobram sempre por ti...".

Todos merecemos uma segunda oportunidade."

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 25


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Roberto Perche de Menezes   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa