Menu

A leitura

Atualizado dia 8/20/2008 9:18:07 PM em Autoconhecimento
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

Algo me diz que se uma pessoa mergulha em uma leitura agradável, que mexe com seu íntimo e se dedica ao processo interior de cura e amadurecimento, tudo o que deseja, do fundo do coração, acontece. A busca da cura pode estar em um livro, um artigo ou até em uma frase.

A leitura, além da viagem que um livro, um artigo ou uma frase pode nos proporcionar, nos emociona e nos faz ver o quanto podemos crescer. Com a leitura você pode concordar ou discordar, sem entrar em um conflito direto. Imagine-se sendo personagem de um livro, de um artigo ou de um poema, e se deixe levar pegando o vôo da imaginação do autor e sentindo sua emoção. Comece a ler, e perceberá como irá ampliar a sua visão sobre a vida, de maneira incrível.

Em síntese, o que um livro diz é o seguinte: ao contrário do que parece, não existe matéria sólida. O Universo está em constante fluxo em todos os planos, inclusive no físico. Isso significa que a todo o momento estamos criando nossa experiência da realidade. A realidade não é um fato concreto e, sim, algo que percebemos. Quanto mais prestamos atenção a ela, quanto mais tomamos consciência do seu caráter fluido, mais podemos transformá-la.

Aprendi com os livros outra coisa importantíssima: aquilo que está acontecendo dentro de nós, determina as pessoas e as coisas que atraímos. Compreendi que cabe a nós mesmos criarmos nossa experiência do mundo. Até então eu achava que aquilo que nos acontecia independia de nós, como se não tivéssemos qualquer controle sobre a realidade. As coisas aconteciam à nossa revelia, e o máximo que podíamos fazer era administrá-las da melhor maneira possível.

A leitura sempre me mostra algo totalmente diferente: que o poder de criar a realidade se encontra em minhas mãos. Em vez de pensar que a realidade era decidida por alguma força existente em algum lugar externo, entendi que tudo emanava de mim. Ah, como isso mudou minha maneira de ver e levar a vida! Aprendi que transformamos o mundo exterior a partir de nosso próprio interior! E isso me fortaleceu muito.

Talvez a reação de algumas pessoas a essa idéia seja a de acusar-se, achando que, se sua vida é negativa e insatisfatória, a culpa é delas. Ao reagirem assim, elas se esquecem de duas coisas: primeiro, que é nossa formação que nos faz infelizes, enchendo-nos de um sentimento de culpa e de uma autocensura que dificultam nosso avanço espiritual. Segundo, que nossa jornada na Terra é um processo que combina criações com aprendizagem: criamos uma experiência, aprendemos com ela; criamos outra já incorporando esse aprendizado, aprendemos, e assim sucessivamente. Dessa forma nos curamos e crescemos. Na verdade, é como se fôssemos crianças na escola. Em cada etapa do aprendizado, a vida nos oferece um espelho no qual vemos aquilo que somos, descobrimos onde chegamos até o presente e vislumbramos parte do que temos a aprender.

As pessoas muito exigentes consigo mesmas podem sempre pensar: “Ainda estou no 1º grau, quando já deveria estar no 2º ou na faculdade”. Mas achar isso é perder tempo e energia. Não importa o nível em que estamos, mas o processo de crescimento constante, cada passo levando ao seguinte:
- usar positivamente o que acaba de descobrir através da leitura;
- colher esses novos dados e integrá-los harmoniosamente à sua vida;
- manter seu espírito suficientemente aberto para aprender, crescer e mudar, a partir de cada leitura, mantendo-se livre de escolher o que quiser ler, independentemente das crenças e tipos de emoções que cada leitura possa trazer.

Ler é uma emoção, é uma lição, um sentimento de que temos o mundo na palma da mão.

BNN

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 117


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa