Menu

A LUA

Atualizado dia 7/8/2007 11:17:57 AM em Autoconhecimento
por Zaida Miranda Rebêlo da Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Lua significa autoconhecer, assimilar, discernir, perceber e é transicional evolucional e centrípeto.

A Lua ou Crepúsculo também é designada como The Moon, La Lune, Der Mond, La Luna ou La Luna, tem como ornamento comum na lâmina do tarot, lua no céu diurno (ou noturno?), eclipse solar; duas torres opostas; lago junto a dois animais; lagostim saindo do lago.

Este arcano também é um dos mais complexos em análise simbólica e estrutural do tarot. Compreendê-lo remeterá a um aprendizado interior quanto à função evolutiva de todos os arcanos. Novamente encontramos toda a natureza terrestre em proporção com a celeste; as águas represadas (sentimentos), pelo arcano 14 A Temperança, que foram vertidas no rio (despojamento), pelo arcano 17 A Estrela, e terminam por se alojar no lago (acúmulo inconsciente), no arcano 18 A Lua. Assim este arcano inicia seu rico simbolismo. Portanto, o lago, símbolo de sentimentos inertes e perigosos, está exposto à dualidade instintiva dos animais (matar ou lutar, viver ou morrer), e surgindo de seu profundo lamaçal, um lagostim, símbolo da psique imutável, projeções mentais rígidas e ideologias ultrapassadas, aludindo à vontade de mudar, de ser diferente e de buscar novos paradigmas. Aparecem duas torres no horizonte, agora inteiras e fechadas, simbolizando o confronto com o orgulho e a vaidade. No plano celeste, uma imensa lua com raios solares; há uma dúvida se é um eclipse, se ainda é noite ou se já é dia. Mas como discernir a lua no arcano 18? Ela é o símbolo exato do inconsciente humano de onde emanam todas as formas que devem ser moldadas em sua eterna criação. Além do mais, talvez a lua se encontre em seu glorioso casamento alquímico por meio do eclipse solar, aludindo que a confusão aparente, se é dia ou noite, logo se dissipará, surgindo o esplendor dos raios solares da prosperidade. De qualquer forma, há que se observar que nessa lâmina, a lua é retratada em sua fase crescente e talvez em eclipse com o astro-rei, o sol.

Em seu signo, A Lua evoca uma relação com o vasto simbolismo lunar; mãe, nutrição, magia, divindade, rituais, fecundidade, prosperidade, amor e terror. Sua luz povoa tanto os ritmos românticos como os funestos.

Este arcano sugere o mergulho no insondável mundo do inconsciente e na rica fartura da vida; o problema encontra-se na psique e não no mundo material. Revela um momento delicado de verdades pessoais muito doloridas e cheias de dualidades vivenciadas no passado, mas que se fazem presentes por meio de outras situações vividas: amor e ódio, alegria e tristeza, ganhos e perdas, fertilidade e putrefação, e vitória e derrota; o problema são as lembranças que povoam os novos caminhos, em que a intensidade emocional é incontrolável, gerando a incapacidade de uma análise lógica. Tudo o que se pensa neste movimento não é verdadeiro; é falso porque a realidade é diferente do imaginado, porém maravilhosa. Todavia é o único momento que promete realmente uma evolução eficaz na vida, no sentido mais amplo da palavra, quando novos caminhos surgirão, trazendo a felicidade e a prosperidade. Não tenha medo da lua, ela é mãe, não é madrasta!

A complexa simbologia do arcano 18, revela uma imensa capacidade de organizar o caos existente entre a alma e o espírito, a razão e a emoção, o passado e o futuro, colocando a pessoa numa nova ordem pessoal, rumo ao verdadeiro sentido da vida. Podemos extrair uma reflexão: separar o falso do verdadeiro e o real do imaginário é como separar o joio do trigo; uma difícil e necessária tarefa que resulta na felicidade e produtividade da vida eterna, em que o autoconhecimento é a única evolução.

Taróloga

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Zaida Miranda Rebêlo da Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa