Menu

A magia do sorriso

Atualizado dia 12/3/2014 6:42:48 PM em Autoconhecimento
por Leandro José Severgnini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sabe aqueles momentos em que você ri até doer a barriga, até ficar sem ar e a face rosar? Como é bom, né!? Alguns especialistas dizem que quem ri bastante, consegue, inclusive, dormir melhor. Mas mesmo que não houvesse efeitos positivos, o riso, por si só, é mágico. Quem não se deslumbra com o riso sadio e inocente de uma criança? Não há coração que seja tão duro a ponto de não se encantar.

Crianças, jovens, adultos e idosos, todos precisam rir, todos têm esse direito. Infelizmente, houve momentos da história em que parece que o riso e a alegria não eram bem vistos em alguns lugares. Um exemplo típico: as igrejas de uma forma geral. É fácil observarmos como os rituais religiosos foram construídos em um paradigma onde a seriedade mórbida e o semblante fechado eram tidos como "atos santos", enquanto o riso e a alegria são comumente tachados de pecado.
Lembro que desde pequeno, nas primeiras cerimônias em que fui levado, fui orientado a evitar o riso. Os feriados religiosos, então, eram os dias que eu não suportava, afinal, não podia rir ou sequer ouvir músicas alegres. Por que isso? Para mim, é apenas mais um absurdo criado pelo pensamento humano. O homem não satisfeito com sua própria frustração existencial, queria garantir que os demais também vivessem de modo menos alegre. Ora, por que desestimular a alegria e o riso sob o pretexto de desagradar a Deus? Quer dizer que Deus, além de ser visto como um vingador celestial, como alguém que se magoa com facilidade, ainda é mal humorado? Não me parece sensato.

Que me perdoe quem discordar, mas para mim, poucas coisas são tão divinas quanto rir e levar alegria por onde passarmos. O ser humano, em sua natureza, é pura alegria, diversão, riso e amor. Observemos uma criança: o riso é fácil, a diversão é garantida sem muito esforço, seus coraçõezinhos quase saltam pela boca por puro prazer de viver; a hora de dormir é uma festa, a hora das refeições são mais saborosas com as brincadeiras, a hora do banho é um êxtase total. A intrigante questão é: por que esse elevado padrão de humor não permanece na idade adulta? Será que nós não estamos errando em algum ponto? Por que muitos indivíduos, ao chegar à idade adulta só conseguem se divertir às custas de bebidas alcoólicas ou com o uso de drogas? Onde foi que perdemos a naturalidade? Sinceramente, não sei! Mas faz-se urgente o nosso esforço para recobrar a alegria e o prazer de viver - atributos que são nossos por natureza.

Comece agora, faça um esforço, sorria mais, abra um sorriso de "orelha à orelha", sorria ao encontrar as pessoas na rua, sorria mesmo quando alguém te machucar, mesmo que as circunstâncias não colaborarem, mesmo que no início seja um sorriso forçado, mas ainda assim é um sorriso e esta é uma das melhores imagens que você pode levar ao mundo. Na minha opinião, cultivar a alegria e o amor sinceros, é a forma mais segura de se aproximar da divindade que existe em nós. Como dizia Osho: então, as árvores, as montanhas, os rios, as pessoas, tudo subitamente resplandece com uma aura luminosa. Tudo é radiante, e tudo é a vida única se expressando sob infinitas formas. O florescimento da existência em um milhão de formas, em um milhão de flores. Esta experiência é Deus!”.

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Leandro José Severgnini   
Palestrante espiritualista e escritor. Autor dos livros intitulados "Dias de Luta, Dias de Glória", "Liberdade - Nada Menos Que Tudo" e "Em busca do infinito".
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa