Menu

A MORTE

Atualizado dia 6/25/2007 9:35:42 PM em Autoconhecimento
por Zaida Miranda Rebêlo da Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

O arcano 13 significa modificar, alterar, terminar, transformar e é transicional, evolucional e dinâmico.

A Morte, também designada como O Ceifador, O Arcano sem nome, The Death, La Mort, Der Tod, La Morte ou La Muerte, tem como ornamento comum na lâmina do tarot, um esqueleto com foice nas mãos; cabeça, mãos e pés cortados; ramos e folhagens.

O esqueleto, símbolo da oculta perpetuação da essência, da preservação da espécie e da duração da vida, está segurando uma foice, símbolo da morte e da colheita para a vida, denotando um momento dinâmico e urgente de preservação. A cabeça, símbolo do pensar; a cabeça coroada, símbolo do poder; as mãos, símbolo da atitude; os pés, símbolo do agir, foram todos ceifados, aludindo que toda a forma amorfa e antiquada de vida está sendo eliminada, para que novos valores floresçam. As partes humanas, ainda vivas, que estão aos pés do esqueleto, fazem lembrar que toda a mudança é dolorosa. As folhagens que crescem, simbolizam um alento para a vida, "nada se perde, tudo se transforma". Romper definitivamente com o passado, cortando o mal pela raíz e renascendo para uma nova vida repleta de novidades, pode ser um processo doloroso ao aplicar tais leis, mas é profundamente benéfico para libertar-se dos fardos auto-impostos.

Este arcano sugere o rompimento de valores antigos e intensas ilusões e revela o final de um ciclo angustiante e um futuro totalmente diferente. Representa as descobertas pessoais das verdades cruéis da vida e das pessoas agregadas, ocasionando profundas transformações na conduta social. Representa um fator dinâmico e evolutivo, surgindo uma revolução de hábitos. Contudo, essa dinâmica de recuperação prática da vida, é regida pelo sofrimento e a perda de esperança no futuro, alcançando os mais altos graus de ceticismo e aridez romântica. A análise de tudo e de todos é feita de uma forma insensível, lógica, racional, mas sob o ponto de vista pessoal, é ainda egoísta; é o anseio de não mais perder (como ocorreu no arcano anterior) e somente recuperar o tempo perdido. Vivê-lo é confrontar a dor, assumir os erros, tentar outra saída, sentindo na carne a autodilaceração, como único meio de sobrevivência.

Por meio dos sintomas e símbolos, observamos que o arcano 13 consegue realizar tudo o que deseja, reconstrói uma nova vida repleta de possibilidades, cheia de experiências, novos caminhos sendo abertos pelas próprias mãos e, principalmente, revela que ele é o senhor absoluto das mudanças efetuadas. Como o meio ambiente não reagiu como se esperava, pode ocorrer mágoa, ressentimento ou raiva. Podemos extrair uma reflexão: "A dor faz parte da vida, o sofrimento é opção de cada um."

Taróloga

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Zaida Miranda Rebêlo da Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa