A mudança virá, por bem ou por mal




Autor Paulo Tavarez
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 5/7/2025 7:57:22 AM
Seu problema é a teimosia. Você sofre porque não quer mudar - prefere que o mundo se ajuste aos seus anseios, que as pessoas correspondam às suas expectativas, que o Universo atenda aos seus desejos. Assim, realmente, fica difícil.
Você se comporta como alguém mimado, incapaz de compreender que não existe outra alternativa para esse sofrimento a não ser a mudança. E se você não mudar por vontade própria, o mundo fará isso por você - e, acredite, o processo será extremamente doloroso.
Ainda não aprendeu que adotar o papel de vítima é ineficaz. Não resolve seus conflitos, muito menos suas angústias. Buscar incessantemente terapias milagrosas que prometem arrancar seu problema com as mãos não é a solução. Nenhuma terapia funcionará - seja ela Theta Healing, Dianética, Cura Reconectiva, Barras de Access, Constelação Familiar, Cura Quântica ou qualquer outra. O sofrimento continuará prevalecendo.
Qualquer tratamento sério propõe a mesma coisa: mudança. Não há mágica nesse processo. Nem mesmo Cristo aceitava os créditos pelas curas que operava - dizia: "A tua fé te curou". Ou seja: só é possível alcançar a cura por meio de transformações profundas, que envolvem novas crenças, novos padrões, novas perspectivas. Se você continuar pensando e agindo da mesma forma, o resultado será inevitavelmente o mesmo.
Você estertora na dor por conta dos componentes tóxicos que armazena na alma. Não consegue se desapegar do passado, dos traços de rejeição, dos abusos, da violência sofrida, das opressões vividas. Pare com isso. Não importa o que a vida fez com você - importa o que você faz com o que a vida fez. São palavras sábias de Sartre, que resumem com precisão o que quero dizer.
Jesus afirmava que aquele que lança mão do arado e olha para trás não é digno do Reino. Portanto, viver no presente olhando pelo retrovisor nunca dará certo.
Chegou a hora de assumir total responsabilidade por si mesmo. Pare de procurar culpados, abandone essa inércia doentia das reclamações e deixe de ser um peso para o mundo. Sim, você tem sido uma pessoa extremamente mimada.
Todo esse ódio que você guarda apenas revela o tamanho da sua ignorância. Não percebe que esses sentimentos são venenos corrosivos? Eles não apenas destroem seu corpo, mas sabotam todas as suas possibilidades de realização neste mundo.
Pode até soar piegas falar em perdão e aceitação, mas essa é a única saída. Só o perdão é capaz de transformar o significado dos eventos aprisionados em nossas lembranças, carregados de ódio e revolta. Perdoar é isso: mudar o significado.
Ponha os pés no chão. Aceite a vida como ela é, as pessoas como são. Abrace aqueles que você insiste em afastar. Busque uma reconciliação profunda com sua própria alma.
Entenda: se a vida está difícil, é você quem precisa crescer. Não haverá trégua da Mãe Natureza. Ela sabe exatamente o que é melhor para você e não se dobrará aos seus caprichos.
Nunca é tarde para se descobrir, recomeçar, empreender, crescer. A vida é extremamente dinâmica. Você insiste em viver nessa prisão, reclamando do desconforto - e não percebe que as portas da cela sempre estiveram abertas.









Conteúdo desenvolvido pelo Autor Paulo Tavarez Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |