Menu

A NAVE ESPACIAL TERRA

Atualizado dia 8/30/2007 9:56:07 AM em Autoconhecimento
por Mani Álvarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Alguns cientistas têm-se manifestado de forma contundente sobre o perigo de mantermos uma cultura econômica e tecnologicamente insustentável. Uma dessas figuras de renome é o prof. Ervin Laszlo, fundador e presidente do Clube de Budapeste, que fez declarações muito importantes em seu livro "Macrotransição". Depois de fazer extensiva análise da situação, chegou à conclusão de que a crise global que vivemos atualmente tem suas raízes numa “crise de consciência”. Ele reconhece que a consciência humana não brota num vácuo – ela é produzida pela cultura. Basta um rápido olhar para sentir a insanidade de nossa cultura no planeta: um crescimento populacional descontrolado, uma tecnologia indiferente ao impacto que causa ao meio ambiente, um estímulo desvairado ao consumismo, meios de comunicação inconseqüentes e, no centro de tudo isso, pessoas hipnotizadas, robotizadas, alienadas, vivendo num estado de consciência pré-humano.

O grande desafio do século XXI é vencer esta hipnose coletiva e começar a explorar o nosso espaço interior, promovendo uma guinada nas políticas educacionais e na comunicação de massa. A missão histórica de nossa época é ‘reinventar o humano’, porque somos a única espécie que dá forma a si mesma através do modo como articula a sua cultura, suas relações sociais, seu modo de ser no mundo. Além do código genético que nos determina biologicamente, temos um código trans-genético pelo qual nos ultrapassamos. E é disso que se trata: a espécie humana precisa ultrapassar esse estágio individualista e desenvolver relações sustentáveis também com outras formas de vida, como acontece em outros sistemas biológicos. Reinventar o humano só será possível assumindo nosso ‘habitat’ chamado Terra, que é a comunidade de todos os sistemas de vida. Assim, respeitar as espécies animais, cuidar do eco-sistema, preservar as matas nativas, as fontes de água, zelar pela qualidade do ar que respiramos, tudo isso faz parte de uma evolução da consciência humana. O primeiro passo será sair heroicamente dos padrões de consumismo que nos escravizam.

Isto não significa se privar das coisas necessárias, mas simplificar conscientemente nossas necessidades. Numa pesquisa feita recentemente, a maioria das pessoas declarou que tudo o que ganham é para pagar prestações. E mal acabam de pagar um carnê, fazem outro. Esse encantamento produzido pelo consumismo acaba aprisionando as pessoas num afã de comprar coisas sempre novas, modernas, atraentes, descartáveis, alimentando esse monstro devorador que é o sistema de produção irresponsável. Suas técnicas de persuasão induzem o comprador a agir automaticamente, sem pensar. Esse tipo de ‘hipnose coletiva’ predomina em nossa cultura e impede o despertar da consciência intencional, crítica, racional.

A transição planetária que se anuncia irá exigir de nós pequenas mudanças individuais por meio de nossas ações conscientes, por exemplo, vencer o egocentrismo, a passividade, a indiferença, em prol da participação comunitária nos problemas sociais, posicionar-se corajosamente contra a política da corrupção, criticar meios de comunicação que exploram o sensacionalismo, deixando de lado notícias educativas e culturais, estimular os trabalhos em parceria, adotar estilos de vida mais simples etc.

Se o planeta Terra, onde vivemos e do qual somos todos cidadãos, é uma entidade viva, a raça humana é uma grande família. Não pode haver separação entre negros, brancos e amarelos, ricos ou pobres, homens ou mulheres, católicos ou muçulmanos. Somos todos viajantes dessa nave espacial chamada Terra. Por causa de nossa insanidade, nosso ‘habitat’ está em pane.

Robert Muller, pesquisador da ONU, declarou sua descrença na ação dos organismos públicos responsáveis por enfrentar a grande crise ecológica que estamos vivendo. Hoje ele aposta mais no despertar individual das consciências para uma mudança global. E recomenda:

1. Declarar estado de emergência na Terra.
2. Considerar a situação atual como a Terceira Guerra Mundial declarada, desta vez contra a natureza e seus elementos.
3. Forçar uma mudança radical no sistema político do nosso planeta, exigindo mudanças tecnológicas que respeitem a lei ambiental.
4. Criar, em medida de urgência, um Governo da Terra, nos moldes da União Européia, que fiscalize, proteja e puna todas as ações que possam comprometer a vida sobre o planeta.

Essa consciência emergente, junto aos esforços ativos de cada um de nós para difundi-la, irá pautar o II Encontro de Psicologia Transpessoal em Campinas, nos próximos dias 5 e 6 de outubro. Teremos a participação de educadores, psicólogos, engenheiros nucleares, economistas, consultores organizacionais, atores e músicos convidados que estarão dando o seu testemunho sobre como educar para os valores humanos, como motivar os meios de comunicação para seu poder de despertar as consciências para uma vida sustentável, como nos engajar nesse movimento pela sustentabilidade de nosso planeta.

A educação é fundamental para esse momento de mudança de paradigma. Ao contrário da lei de Darwin, afirma Ervin Laszlo que “nossa evolução futura não será decidida pela sobrevivência dos mais fortes, e sim, pela sobrevivência dos mais sábios”. Ele insiste em que, a não ser que o espírito e a consciência das pessoas evoluam até a dimensão planetária, o processo que perturba nosso sistema se intensificará e irá criar uma onda de choque que pode colocar em risco nossa sobrevivência como espécie.

Nossa evolução rumo a uma verdadeira humanidade está em nossas mãos. Cada um de nós
está convidado a dar o seu primeiro grande passo.

Mani Alvarez
Doutora em Filosofia da Educação pela UNICAMP
Autora do livro “Psicologia Transpessoal: a ponte entre espiritualidade e ciência”
[email protected]

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 63


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Mani Álvarez   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa