Menu

A PLENITUDE ESPIRITUAL

Atualizado dia 8/19/2006 10:54:42 PM em Autoconhecimento
por Joäo Virginio Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

Atingir a plenitude espiritual, significa viver da forma mais intensa, da melhor maneira possível. A plenitude a que nos referimos, é a plenitude da alma na vida, é o M,aXIMO de conhecimento, sensibilidade, intuição, amor e sabedoria que o ser humano pode atingir em sua existência em determinado nível.
O MÁXIMO, porém, está sempre progredindo. Ou seja, uma vez que seja atingido o máximo, novas metas de vida serão criadas e assim o máximo torna-se relativo, pois sempre que se atinge a meta principal de vida, novas metas deverão ser criadas para o futuro.
O que seria então a plenitude espiritual? Muitas pessoas buscam esta plenitude, mas em geral se decepcionam pois seus objetivos reais nem sempre são atingidos. Ou então a meta é indefinida, o que poderá trazer à pessoa qualquer coisa, dependendo de sua imaginação, mas é algo que dificilmente se relaciona com o verdadeiro desejo interno da pessoa. Por isso, uma série de atributos devem ser considerados simultaneamente na busca pela plenitude, como a competência, a força de vontade, a luta, o desejo real de vencer e conquistar, a sabedoria (pois se alguém deseja algo, primeiramente deve SABER desejar) e a inteligência.
Assim, poderíamos dizer que a FÉ INTERIOR é algo que se relaciona diretamente com estes atributos. Imagine, por exemplo, que alguém deseja muito passar no vestibular e tem fé absoluta em sua aprovação. Mas esta pessoa tem extrema dificuldade de entender as matérias, e às vezes, de tão confiante que está em sua aprovação, até falta algumas aulas do curso preparatório. E aí, nem é preciso dizer o que acontece. O fato é que a fé verdadeira consiste numa forte e indestrutível base que devemos criar interiormente para solucionar qualquer problema ou enfrentar qualquer desafio. Assim, se alguém tem mesmo muita fé que conseguirá a aprovação no vestibular, esta pessoa procurará antes mesmo de qualquer coisa pensar em como passar nesse vestibular.
A fé realiza nossos objetivos, mas apenas se estes objetivos forem realmente condizentes com aquilo que realmente queremos. Enfim, se QUEREMOS realmente algo, devemos nos esforçar para conquistar esse objetivo e a fé é apenas o complemento.
A fé nunca vem antes, ela só deve ser empregada a partir do momento em que não exista outra saída a não ser ter muita fé!
Quando você já fez tudo o que você podia, em todo sentido, para conquistar algo, e agora você só depende de Deus, aí então, a sua fé será válida. Por isso muitas pessoas não têm fé, pois elas pensam que a fé é como um comando instantâneo que realiza qualquer desejo a qualquer hora. Mas isso é um grande equívoco das pessoas.
A fé absoluta consiste na forte construção da base das conquistas pessoais, no merecimento verdadeiro delas, e pela sabedoria, ou seja, saber COMO CONQUISTAR. E isso implica também no merecimento próprio de cada um. Nada vem às nossas vidas por acaso. Cada um tem aquilo que merece, segundo as suas obras, já nos disse isso o Mestre Jesus. Assim é a vida constantemente.
A Plenitude Espiritual, portanto, se caracteriza quando alguém já possui o pleno domínio de sua própria consciência e tem o poder interior de conquistar aquilo que bem desejar, dependendo apenas do seu desejo interior, pois exteriormente os demais atributo (inteligência, sabedoria, competência, força de vontade, luta) encarregam-se automaticamente de providenciar os meios através dos quais os desejos se realizam.
Uma pessoa que está vivendo em toda a sua plenitude, é uma pessoa acima de tudo altamente espiritualizada, devotada às coisas divinas e universais. Para que alguém possa alcançar esta plenitude, é necessário realizar um árduo trabalho interno, de modo que a pessoa antes de tudo possa se autoconhecer inteiramente até seus mais profundos desejos, os mais profundos e penetrantes desejos da alma.
Assim, se conhecendo bem internamente, a pessoa deverá buscar a sua meta principal de vida. Essa busca em geral demora muito tempo, pode levar meses e até anos.
Durante este processo de busca, a pessoa poderá se deparar com as mais diferentes situações e encontrar-se nos mais diferentes lugares, e nestes lugares e situações encontrarão pessoas com quem se afinarão mais, ou menos. Até que após algum tempo, a vida começará a se realizar mais e mais, e os objetivos interiores começarão a sofrer um afunilamento, pois as pessoas estarão cada vez mais próximas de seus reais objetivos. Quando o afunilamento estiver terminado, então a grande meta e objetivo de vida será revelado de alguma forma. A forma como essa meta, esse objetivo de vida se revelará, será tanto através dos pensamentos dessa pessoa como pelas situações a que a pessoa será submetida freqüentemente durante o dia-dia. O destino verdadeiro desta pessoa então a conduzirá para sua verdadeira meta de vida. Cumprindo normalmente a meta de vida, ou seja, praticando o esporte preferido, trabalhando na área preferida, estudando na faculdade o curso preferido, convivendo com as pessoas preferidas, a pessoa se sentirá profundamente realizada pois sabe que está cumprindo sua obrigações básicas em relação à vida, e assim, com isso, abrirá espaço cada vez mais a sua própria espiritualização, que só poderá contribuir para a sua auto-evolução.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Joäo Virginio Silva   
*" LOUVAI AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM; PORQUE A SUA BENEGUINIDADE É PARA SEMPRE "*
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa