Menu

A psicoimunologia e os milagres

Atualizado dia 9/30/2015 3:41:06 PM em Autoconhecimento
por Renato Mayol


Facebook   E-mail   Whatsapp

Até não muito tempo atrás, um médico que classificasse uma cura como milagre era ridicularizado. Felizmente, hoje a medicina já reconhece que há muitos casos de curas inexplicáveis e considera importante o estudo das curas ditas milagrosas para tentar descobrir como acontecem e, se possível, reproduzi-las, para adentrar em uma nova fase da medicina curativa.

Para isso, são importantes os avanços do conhecimento na área da psicoimunologia, ciência que, através do ramo da psiconeuroimunologia (PNI), estuda a capacidade do sistema nervoso poder afetar o sistema imunológico, que é o sistema responsável pela defesa do organismo e que em conjunto com o sistema nervoso, e o sistema endócrino, que é constituído pelas glândulas que lançam os seus produtos na circulação na forma de hormônios, formam o tripé sobre o qual se embasa a saúde do corpo.

As bases da PNI foram estabelecidas a partir dos resultados das experiências dos pesquisadores Robert Ader e Nicholas Cohen que conseguiram, apenas com água adoçada com sacarina, provocar mortes por imunossupressão em ratos previamente condicionados para terem aversão à água assim adoçada por sua administração conjunta com um imunossupressor que causava vômitos.
Nos ratos condicionados, a administração forçada da água adoçada apenas com sacarina desencadeava, através das terminações nervosas das papilas gustativas, sinais que suprimiam o sistema imunológico, mesmo sem a administração conjunta do imunossupressor.

O sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo, é constituído por células de diferentes tipos e com diferentes funções, que se encontram no sangue, nos gânglios linfáticos e no baço. Por sua vez, o cérebro, integrante do sistema nervoso central, produz substâncias químicas que são os neuropeptídios e que, pelo sangue, vão aos respectivos receptores espalhados por todo o organismo. E é através dos receptores nas células do sistema imunológico para determinados neuropeptídios produzidos no cérebro que se dá a comunicação entre o cérebro e as defesas do organismo.

A interação entre a mente e o sistema imunológico, mediada pelo cérebro, leva à possibilidade de os indivíduos poderem atuar sobre suas doenças com armas como - emoções, sentimentos e pensamentos, para exercerem o seu desejo de viver ou a sua vontade de morrer, na dependência do estado mental.

Assim, tem sido observado que viúvos com altos escores de depressão têm uma grande possibilidade de desenvolver câncer entre o sexto e o décimo quinto mês de viuvez. Situações estressantes como a perda do emprego, ou a preocupação de não conseguir passar em algum exame acadêmico, também reduzem as defesas do organismo.
De modo igual, há estudos que demonstram que um elevado envolvimento social está associado a altos níveis de imunidade e também há estudos que sugerem que emoções positivas, como a compaixão, o perdão e o amor, podem exercer um efeito benéfico sobre o sistema imune reduzindo a gravidade ou até curando muitas doenças.
Curas essas que, às vezes, acontecem de forma extraordinária, sem que haja ainda uma explicação científica em base ao conhecimento atual e tais curas são chamadas de milagres.
Os milagres não dependem da ligação a alguma religião, mas sim, dependem da religiosidade, que é um sentimento inato que motiva a busca da filiação Divina, sem necessariamente a presença de intermediários, tais como padres, pastores, rabinos, bispos ou outros.

Os estudos sobre a relação entre o estado mental, o sistema imune e a saúde têm avançado graças à introdução de exames tais como a tomografia computadorizada e a ressonância magnética que são capazes de reconhecer as áreas cerebrais envolvidas em diferentes estados emocionais e em atividades como a oração e a meditação.

Dessa forma, a importância do conhecimento dos fatores que podem atuar para produzir as chamadas "curas milagrosas" reside no fato de que, em se conhecendo como os milagres acontecem, talvez possamos consegui-los quando mais os necessitarmos.

Texto extraído do livro "Câncer, Medicina e Milagres", do Dr. Renato Mayol Adquira aqui



Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 86


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Renato Mayol   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa