Menu

A Reencarnação começa na infância!

Atualizado dia 8/26/2006 10:56:18 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sob a ótica da reencarnação, a infância é a fase mais significativa no sentido das aprendizagens do espírito que retorna para nova jornada, pois é o período mais fértil para sedimentar os conceitos do bem, da solidariedade e do amor ao próximo.
Assim que reencarna no útero materno, o ser já está recebendo todas as vibrações de rejeição, impaciência e de ansiedade. Daí a importância do amor, da vigilância e da dedicação por parte dos pais (ou substitutos) antes mesmo do nascimento daquele espírito que chega.

As obras básicas do Espiritismo que abordam o tema da infância relacionada à evolução do espírito, são unânimes em afirmar a importância da efetiva participação dos responsáveis no processo educativo do ser.
O "livro dos Espíritos" que traz o ensinamento dos espíritos superiores, recebidos e ordenados por Allan Kardec, informa-nos que "A paternidade é uma missão. E ao mesmo tempo um dever muito grande, que implica, mais do que o homem pensa, sua responsabilidade para o futuro. Deus põe a criança sob a tutela dos pais para que estes a dirijam no caminho do bem, e lhes facilitou a tarefa, dando à criança uma organização débil e delicada, que a torna acessível a todas as impressões. Mas há os que mais se ocupam em endireitar as árvores do pomar e fazê-las carregar de frutos, do que se endireitar o caráter do filho. Se este sucumbir por sua culpa, terão de sofrer a pena, e os sofrimentos da criança na vida futura recairão sobre eles, porque não fizeram o que lhes competia para o seu adiantamento nas vias do bem".

Sobre a utilidade da infância na finalidade do aperfeiçoamento, a questão de número 385, do mesmo livro, traz a seguinte informação: "A infância tem ainda outra utilidade: os espíritos não ingressam na vida corpórea senão para se aperfeiçoarem, para se melhorarem; a debilidade dos primeiros anos os torna flexíveis; acessíveis aos conselhos da experiência daqueles que devem fazê-los progredir. É então que se pode reformar o seu caráter e reprimir as suas más tendências. Esse é o dever que Deus confiou aos pais, missão sagrada pela qual terão de responder. É assim que a infância não é somente útil, necessária, indispensável, mas ainda a consequência natural das leis que Deus estabeleceu e que regem o universo".

Adenáuer Novaes, psicólogo, escritor e referência em Terapia de Vidas Passadas, escreve em seu livro "Reencarnação", que "reencarnar significa voltar com a mesma individualidade anterior. Apesar de mudar-se de nome e, às vezes de família, não se passa a ser outro indivíduo. O conceito de personalidade está intrinsicamente relacionado ao ambiente forjador de seus caracteres. Ela é a conjunção do fator hereditário, do meio ambiente e de caracteres individuais trazido de existências pregressas. A personalidade anterior se modifica a partir do nascimento com a convivência num novo ambiente e com os caracteres herdados. O novo ambiente e o novo corpo, iniciam o processo de modificação da personalidade anterior. O espírito é o mesmo. Não se muda a individualidade por se mudar de local de morada".

Sobre a inevitável existência de conflitos, Novaes discorre: "Os conflitos e problemas atuais antes de serem creditados a existências passadas, devem ser analisados, como faz a psicologia, a partir da vida atual. Será que a origem de tais conflitos não está na infância problemática? Será que a relação materna e paterna não provoca traumas que eclodem adiante? Certamente que tais fatores influenciam", completa.

E, segundo Novaes, novamente em pauta o amor maternal envolvendo casos de pacientes psiquiáticos: "Há casos de pacientes psiquiátricos que não há remédio que alivie, nem psicologia que cure. Não tem teoria que, pelo menos, alivie seus conflitos, que vêm, em geral, de outras vidas. Em muitos casos, este amor capaz de retirar o espírito de tamanha confusão mental, está na maternidade, no amor de suas mães. Geralmente, as mães, com seu amor, acompanham tais espíritos, e é esse amor que é capaz de transformá-los".

Ainda sobre a importância da responsabilidade nas funções materno-paternal, o "Evangelho Segundo o Espiritismo", no seu capítulo XIV, item 9, informa-nos o seguinte: "Lembrai-vos que a cada mãe e a cada pai perguntará Deus: Que fizeste do filho confiado à vossa guarda? Se por vossa culpa ele conservou atrasado, tereis como castigo vê-lo entre os espíritos sofredores, quando de vós dependia que fosse ditoso. Então vós mesmos, cheios de remorsos, pedireis que seja concedido reparar a vossa falta. Solicitareis para vós e para ele, outra encarnação em que o cerqueis de melhores cuidados e em que ele, cheio de reconhecimento, vos retribuirá com o seu amor".

Traços negativos de caráter trazidos do passado remoto não eximem dos educadores imediatos o compromisso (a missão...) de tentar modificar, através da dedicação consciente e amorosa dispensada a seus filhos, esta tendência padronizada do comportamento. Este é o desafio de todos os pais ou substitutos diretos.
E finalizando esta abordagem, uma mensagem de Ling Chene Yü sobre a fé na capacidade humana de superar obstáculos: "Por que o passado deveria ser o senhor da vida, se cada vida é esperança de renovação?






Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:


Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa