Menu

A Revelação da História de Exú

Atualizado dia 5/16/2006 3:20:16 PM em Autoconhecimento
por BATISTA D´OBALUAYÊ


Facebook   E-mail   Whatsapp

Exús têm a condição, a força de envolver seres humanos, portanto são considerados poderosos, mas nem sempre são conscientes dessa força, desconhecendo seus limites e suas consequências. Os noviços da religião precisam tomar cuidado para não permitirem que Exú provoque um descontrole energético que possa ser prejudicial ao seu desenvolvimento espiritual.

Exú é o principal mensageiro entre os homens e os outros orixás; é ele que traduz a linguagem humana para os outros orixás e vice-versa. Ainda hoje há uma grande polêmica que é muito discutida entre os leigos das religiões afro-brasileiras e, em alguns casos, até por praticantes da religião. Exú é um orixá? Ou apenas uma entidade diferente que está entre a classificação do ser humano e do orixá?

Dentro do Candomblé, por exemplo, ele é um orixá e também um mensageiro de outros orixás. Nos casos em que ele vem como Anjo-da-Guarda de uma pessoa é tratado e considerado como orixá, deixando de ser mensageiro e usando outro Exú como mensageiro. Sem dúvida, é uma entidade que trafega tanto pelo mundo material, onde vivem os seres humanos e todos os seres vivos habitantes da Terra, como pelas regiões do sobrenatural onde trafegam as outras entidades, os Orixás e os Eguns (almas dos mortos).

Exú tem a dupla condição de ligar ou desligar e assim comprometer qualquer comunicação. Ele possibilita a construção também permitindo a destruição. Esse extraordinário poder é traduzido mitologicamente pelo fato de Exú habitar nas encruzilhadas, ruas, caminhos, porteiras, portas, entradas e saídas. Quando as pessoas pensam que estão devendo a Exú, já estão pagando e quando pensam que estam pagando, aí é que estão devendo. Exú, como emissário dos outros Orixás, tem as virtudes e defeitos dos homens para que com eles possa se comunicar.

O Orixá Exú corresponde ao elemento fogo, sua essência, ao movimento.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: BATISTA D´OBALUAYÊ   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa