Menu

A RODA DA FORTUNA

Atualizado dia 6/19/2007 9:34:50 AM em Autoconhecimento
por Zaida Miranda Rebêlo da Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

O arcano 10 significa transitar, mudar, atuar, experimentar e é transicional, evolucional, aberto e cármico.

A Roda da Fortuna, também designada como A Roda, Destino, The Wheel of Fortune, Roue de la Fortune, Das Glücksrad, Ruota della Fortuna ou La Rueda de la Fortuna, tem como ornamento comum na lâmina do tarot, roda com eixo, arcos e base; esfinge com espada e coroa acima da roda; uma figura subindo no arco da roda e uma figura descendo no arco da roda.

A esfinge é um dos enigmas mais complexos que os antigos sábios nos deixaram, símbolo absoluto do destino: "Decifra-me ou te devoro", diz ela sussurrando constantemente. Seus atributos simbólicos são: a cabeça que recomenda Saber, as garras que mandam Ousar, os flancos que determinam o Querer e as asas solicitam o Calar. Ela segura uma espada flamejante, símbolo da mais alta espiritualidade e superioridade humana, e usa uma coroa, símbolo da autoridade material. Assim ela determina quem subirá ou quem descerá no caos da vida. A figura que sobe é o gênio das forças construtivas, enquanto quem desce é o gênio das forças destrutivas; o bem e o mal, operando o equilíbrio universal, a transmutação de forma simultânea. "Para ocupar o meu lugar, você tem de conhecer a si mesmo e dominar seus instintos e seu âmago. Busque a força interior e será revelado seu poder pessoal".

Assim temos uma referência de que nada se mantém em seu apogeu, como também nada se mantém na decadência. Tudo é transitório, tudo é passageiro, tudo é cíclico e nada é estável em nossa vida mundana. Este arcano sugere as mudanças naturais, rápidas e inevitáveis, o ganhar e o perder, a instabilidade e o resultado da lei IMUTÁVEL da causa e efeito. O principal sintoma é o arcano 11, A Força, que representa o domínio, o poder pessoal e o magnetismo. Não se trata de ganhar ou perder, mas sim de um novo ciclo de vida que se abre e novas possibilidades. Como aqueles momentos em que achamos que perdemos uma situação, mas logo em seguida surge uma nova proposta, não dando nem tempo de pensarmos na anterior. Podemos extrair uma reflexão: Saber lidar com os mistérios do destino é o aprendizado humano, e o importante não é ganhar ou perder, mas sim utilizar uma sabedoria atávica.

Taróloga

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Zaida Miranda Rebêlo da Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa