Menu

A saudade

Atualizado dia 11/20/2006 10:25:50 AM em Autoconhecimento
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Saudade é um sentimento que afeta o coração. Para cada sentimento, cada emoção que toca o nosso coração temos uma reação diferente, e essa reação é transmitida para a nossa mente.

A saudade é um sentimento que resulta da união de todos os outros, como a mistura de todas as cores que acaba sendo transformada em uma única, a preta. A cor preta, que a muitos assusta, é igual a saudade que também nos assusta.

Só se sabe o sabor do amor quando a saudade aperta. Aquela que deixa o peito vazio e, ao mesmo tempo, nos deixa uma sensação estranha de insegurança, mas também a certeza de que estamos vivos. É a dor da saudade que muitas vezes nos faz lembrar de nós mesmos e de outras coisas.

Todos os seres vivos sentem saudade. Os animais sentem saudade; as plantas, quando acariciadas constantemente, também sentem saudade. Na verdade, é o único sentimento que se aplica a tudo e a todos. Temos saudade do ser amado, de um objeto, de um lugar, de um amigo, de uma situação de alegria, de um animal de estimação, de um filme, de uma música; enfim, saudade cabe em tudo e em qualquer coisa ou situação que um dia nos fizeram bem.

Saudade-lembrança, lembrança-saudade, coisas da mente, mas quem sente é o coração, e a dor da saudade se aloja no peito.

O que mais nos impressiona é que a saudade surge do nada. Podemos estar rodeados de gente, de amigos ou fazendo alguma coisa muito importante, quando de repente ela surge, e você começa a querer saber o motivo. Será que é saudade de amor? “Por que o meu amor não está aqui? Por que não fui com ela?”. Vão aparecendo vários porquês e aí, já é tarde, a saudade já está lá para lhe dar a certeza da falta, e também satisfação de estar vivo... mas, dói!

Como escapar da saudade? Eu não arriscaria nenhuma solução para eliminá-la porque, ao mesmo tempo em que ela machuca, ela nos faz sertir vivos. Ficamos com um ar saudosista, enfraquecido, indefeso diante de nós mesmos, do que está longe e do que passou.

Ah, tempo... essas horas contadas, esse dia que não passa e, no olhar para o nada, parece que estamos vendo dentro da saudade o que se foi.

A saudade dói, mas nos ensina a perdoar por que o tempo que se foi não volta e quando houver o retorno da pessoa amada, tudo fica diferente, ninguém consegue fazer igual o que o tempo deixou para trás, isso faz parte da evolução.

A saudade é incrivelmente atrevida. Ela entra em nossos corações sem pedir licença e não dá nenhuma dica de que está chegando. Muitas vezes, nós mesmos provocamos a saudade, através de retratos, objetos, músicas, lugares e de muitas outras maneiras. Isso pode ser uma forma de fugir do presente, mas, neste momento a saudade é gostosa.

Muitas vezes, para termos certeza do amor de alguém provocamos a saudade, isto é, não damos notícias durante alguns dias até receber uma reclamação, que vira satisfação e a certeza de que você provocou a saudade. Descobrimos que somos amados ou, pelo menos, queridos. Isso faz parte da insegurança do ser humano: a mania de obter a certeza, mesmo fazendo outras pessoas ficarem tristes.

É gostoso sentir saudade, assim como também é gostoso saber que despertamos saudade em alguém. Mas tenha cuidado para não magoar uma pessoa especial, que gosta muito de você e também para não ser magoado. Se isso acontecer, saiba lidar com a situação com muito respeito e carinho ao outro.

Sempre estamos sentindo saudades de alguma coisa. Até aqueles que dizem viver o presente sentem saudade. Saudade é carinho, amor, alegria e tristeza.

Saudade jamais será rancor, raiva ou ódio. Esses sentimentos combinam mais com posse,
e posse não é amor, e onde não há amor não pode existir saudade. Transcenda-se agora e diga para alguém que está com saudade.


BNN

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 198


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa