Menu

A Simplicidade de ser Feliz

Atualizado dia 8/2/2006 9:46:44 AM em Autoconhecimento
por Maria Ge F Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Paz que todos desejamos e a Paz de cada um de nós

DESIDERATHA
Este é um dos mais misteriosos escritos da Humanidade. Algumas publicações atribuem-na a um autor hindu desconhecido, outros afirmam que vem de um texto anônimo encontrado em uma Igreja medieval no século XV. Não é uma oração, nem está ligada a nenhuma religião ou credo. É apenas uma reflexão de sabedoria e espiritualidade.


• No meio do barulho e da agitação, caminhe tranqüilamente entre a inquietude
e a pressa, pensando na paz que você pode encontrar no silêncio.
• Procure viver em harmonia com as pessoas que estão ao seu redor, sem abrir mão da própria dignidade.
• Fale a sua verdade clara e mansamente e ouça a verdade dos outros. Eles também têm sua própria história.
• Evite as pessoas agressivas e transtornadas, elas afligem o nosso espírito.
• Não se compare aos demais. Julgando-se superior ou inferior você se tornaria presunçoso e amargo.
• Viva intensamente os seus ideais e o que você já pode realizar.
• Conserve o interesse e o zelo pelo seu trabalho, por mais humilde que ele seja, ele é um verdadeiro tesouro na contínua mudança dos tempos.
• Seja prudente em tudo o que fizer, pois o mundo está cheio de armadilhas, mas não fique cego para o bem que sempre existe.
• Há muita gente lutando por nobres ideais e em toda parte, a vida está cheia de heroísmo.
• Seja você mesmo e, principalmente, não simule afeição e não descreia do amor: mesmo diante de tanta aridez e desencanto, ele é perene como a relva.
• Aceite com carinho os conselhos dos mais velhos e seja compreensivo com os impulsos inovadores da juventude.
• Cultive a força do espírito, que o protegerá dos infortúnios e surpresas da sorte adversa, mas não se desespere com perigos imaginários: muitos temores nascem do cansaço e da solidão.
• Portanto, esteja em paz com Deus, como quer que você o conceba, e quaisquer que sejam seus trabalhos e aspirações, a fatigante jornada da vida, mantenha-se em paz com sua própria alma.
• Acima das falsidades, dos desencantos e agruras, o mundo ainda é bonito, seja prudente.
• Faça tudo para ser feliz.
• Você é filho do Universo, irmão das estrelas e árvores, você merece estar aqui.
• E mesmo que você não possa perceber, a Terra e o Universo vão seguindo o seu destino.

Paz e luz !


Estamos aqui neste mundo para aprendermos a viver e tentarmos entender a vida para encontrarmos a Paz. A Paz que buscamos parece estar no direito de buscar essa Paz.

O grande Dalai Lama nos diz que “Se existe amor, há também esperança de existirem verdadeiras famílias, verdadeira fraternidade, verdadeira igualdade e verdadeira paz... O fundamento de toda prática espiritual é o amor”.

E como colocar em prática esses ensinamentos? Como encontrarmos a paz que todos buscamos?

Acredito em exercitar a tentativa de encontrar a paz em cada encontro com o outro e com a gente mesmo. Exercitar! Isso mesmo! Um exercício diário! O encontro com as pessoas de diversas culturas, necessidades e problemas e que estão ao nosso lado, no trabalho, na nossa casa, nas ruas, nos ônibus, nos shoppings. Cada um carrega um universo de emoções e necessidades, enquanto alguns transportam o ódio, porque foi assim que conseguiram sair de situações e resolver aas questões da vida. Outros não demonstram nada, nem amor e nem ódio, simplesmente passam pela vida apáticos, aceitando o que acham que merecem, aumentando ainda mais o escudo que os distancia da emoção. Ainda há outros que conseguem equilibrar essas emoções tirando proveito dos ensinamentos que cada situação deixou.

A paz de cada um de nós se encontra no modo como encaramos as situações da vida, vivendo as emoções que nos protegem, como o orgulho e o egoísmo. Quando alguém, por qualquer motivo, com razão ou não, nos decepciona, nos ofende com ou sem intenção, nosso orgulho tampa os sentidos; não vemos, ouvimos ou sentimos mais nada a não ser raiva. Parece que a cada momento a situação se repete e aumenta mais ainda a raiva, limitando a visão de oportunidades.

Esse é o momento para analisarmos os pensamentos que nos vêm à mente e quais emoções esses pensamentos nos fazem sentir ou desejamos sentir. Não vejo outro caminho para a paz de si mesmo a não ser pela auto-análise e a auto-aceitação. Determinação, coragem e autoconfiança são as ferramentas poderosas para o sucesso de cada um, mas sempre despidos de orgulho para podermos perceber os erros e os acertos.

Parte III

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Ge F Porto    
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa