Menu

A solitude como degrau de evolução

Atualizado dia 3/27/2019 4:25:03 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Desde tempos imemoriais, a solidão é uma companheira do homem. Mesmo com o surgimento do processo civilizatório, que reuniu multidões de pessoas em centros urbanos, este sentimento permanece presente na vida humana, influenciando comportamentos, tendências e filosofias de vida.

Estar só nem sempre é uma forma triste de viver: pode ser uma escolha positiva de vida. Os que optam por momentos assim vivem o que é conhecido como "solitude", caracterizada quando a pessoa considera-se a melhor companhia de si mesma. O reconhecimento em si potencializa o conhecimento de sua essência.

Os grandes mestres espirituais da humanidade, tinham em comum o equilíbrio entre a necessidade de isolamento e a necessidade da convivência e relacionamento social. Siddartha Gautama, o Buda, isolou-se durante muito tempo até atingir a iluminação espiritual. Jesus Cristo dividia o tempo entre os seus apóstolos e a pregação às multidões, mas não prescindia do retiro para as preces e outros contatos com o Ser que que chamava de Pai.

No entanto, a complexa diversidade humana tem demonstrado que muitas pessoas não conseguem ficar isoladas durante muito tempo. Outras, simplesmente entram em pânico com a possibilidade do isolamento. Outras, ainda, encaram a experiência com tranquilidade, sem apresentar estranheza ou sintomas de estresse ou depressão.

A solidão, portanto, não é um mal que existe para prejudicar o homem ou tirá-lo permanentemente de sua zona de conforto, ameaçando o seu bem estar ou qualidade de vida. Porém, é um sentimento imprescindível no processo de aprendizagem que visa o autoconhecimento. Sem a introspecção e o isolamento, que garantem momentos de privacidade, seria impossível a pessoa investir em sua expansão consciencial e avançar no processo da autodescoberta.

Momentos de solitude são importantes para que o homem, dotado de excepcional capacidade de expansão da consciência, eleve o seu pensamento através de contatos com a energia criadora do universo, como técnicas medidatitvas, preces, cultos acompanhados com chás como a Ayuasca, entre outros cerimoniais.

Por outro lado, a agitação dos grandes centros urbanos e a rotina de dependência de horários e regras, vem agindo no sentido contrário à busca do autoconhecimento. Contudo, a resistência e a decorrente reação à tendência que limita o homem moderno a uma rotina diária, é de suma importância para quem busca algo mais para a sua vida.
Portanto, o turbilhão de fatos que nos envolve na vida diária e que afeta o nosso campo áurico, pode ser controlado por momentos em que a nossa privacidade torna-se a "alma do negócio", e o pensamento elevado, o instrumento para a depuração de nossa energia afetada pelo envolvimento do cotidiano.

Sobre pensamentos abrangentes, o médium James Van Pragh, em sua obra "Espíritos entre nós", registra o seguinte: "Imagine que você está sentado à beira de uma lagoa e joga uma pedra na água. O que acontece? Imediatamente, círculos se formam a partir do lugar onde a pedra caiu e se irradiam em todas as direções. Pensamentos são como esses círculos na água: eles ressoam na mente dos outros. Quando alguém transmite pensamentos positivos e amorosos, eles são recebidos e, por sua vez, produzem pensamentos amorosos semelhantes. Por outro lado, alguém cujo coração está cheio de ódio e inveja, transmite pensamentos correspondentes e acaba instigando ódio e inveja no coração e mente de pessoas".

Mais felizes são aqueles que buscam, através de práticas que elevam o eu superior, o discernimento e lucidez nececessários à compreensão do significado da vida. Procura que passa pelo ser instrospectivo que habita em cada um de nós.

Neste sentido, quando o sentimento de isolamento adequar-se ao prazeroso momento de encontro consigo mesmo, em sintonia com o UNO, é porque estamos a caminho de subir um degrau na escala evolutiva do espírito.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 29


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa