Menu

A TEMPERANÇA

Atualizado dia 6/27/2007 9:01:32 PM em Autoconhecimento
por Zaida Miranda Rebêlo da Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

O arcano 14 significa conciliar, harmonizar, renovar, esperar e é transicional, unidimensional, centrípeto, cármico e lento.

A Temperança, também designada como A Alquimia, A Arte, Temperance, La Tempérance, Die Mässigkeit, La Temperanza ou La Templanza, tem como ormamento comum na lâmina do tarot um anjo de duas asas tocando a terra; dois jarros de cores diferentes nas mãos do anjo; água vertendo de um jarro ao outro.

O anjo de duas asas é o elo entre os homens e as hierarquias angelicais, portanto, símbolo do conforto e ajuda espiritual. Encontra-se com as asas abertas e está com os pés tocando o solo, parecendo ser um sinal de advertência, alerta para um perigo externo, porque não é comum um ser angelical tocar o solo (mundo material). Assim, este arcano revela seu principal mistério: a intervenção cármica e uma proteção espiritual. Ele segura dois jarros, símbolo da alma, do coração e de todos os sentimentos, de cores opostas, símbolo da dualidade universal (positivo ou negativo, ativo ou passivo, consciente ou inconsciente) e um tem força solar e o outro lunar, podendo até simbolizar o processo alquímico de buscar o ouro filosofal (a sabedoria). O anjo está temperando as forças opostas por meio da água, símbolo do fluxo da vida e do movimento espiritual no homem, derramando de um vaso para o outro, simbolizando da passagem do sentimento à razão, do emocional ao mental, do espiritual ao físico e todos, vice-versa, para encontrar a mistura perfeita, para o ponto de equilíbrio da vida. Rompemos com o passado na foice no arcano 13 e agora, temos que renovar os valores que fomos procurar e tempo para maturar.

Este arcano sugere a reconciliação com a vida, a renovação do equilíbrio entre sentimento e pensamento, um momento de trégua e adaptação com o meio ambiente (no arcano 13 estava hostilizado) e uma reflexão necessária em busca da paz interior. Revela que há uma interferência de ordem espiritual ou superior, além da vontade pessoal, sendo urgente a aceitação das limitações do tempo. A Temperança ficará eternamente ponderando, tendo paciência, aguardando, compreendendo, conciliando, hesitando e esperando, esperando, esperando... Tem como exemplo um namoro de longos anos (que tal 10?) e ainda sem data e previsão para o noivado e casamento...

Os sintomas e símbolos enfatizam que o arcano 14 poderá realizar seus objetivos desde que lute por eles, mesmo que demore um longo tempo, desde que continue investindo nos planos. Não deve aguardar nada nem esperar nada dos outros, somente comungar com o tempo (e haja tempo!). O arrojo é a única saída, porém o problema é que é difícil tê-lo com este arcano. Podemos extrair uma reflexão: continuar com os objetivos de vida e comungar com o tempo linear é a melhor forma de obter os resultados desejados.

Taróloga

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Zaida Miranda Rebêlo da Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa