Menu

A Terapia de Renascimento

Atualizado dia 9/15/2023 12:44:28 PM em Almas Gêmeas
por Ivan Maia Fernandes


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Terapia de Renascimento é uma integração de técnicas de respiração consciente, extremamente simples e poderosa, e tem por resultado a obtenção de intenso bem-estar. Tem origem em várias escolas e não se pode precisar com exatidão sua cronologia, mas pode-se afirmar que tem suas raízes no Oriente, com as práticas da Yoga. Também teve inúmeros estudiosos no Ocidente como Leonard Orr, Jim Leonard e outros.

Toda vida humana começa com uma inspiração e normalmente termina com uma expiração. A primeira, "liga a vida" e, simbolicamente, inicia a jornada do ser espiritual encarnado no corpo físico. Esse momento importante, repleto de conteúdo, é registrado e analisado pela Astrologia no mapa astral. O cosmos, nesse exato momento, apresenta a identidade cósmica do indivíduo e seu padrão vibracional. A expiração derradeira "desliga a vida". O sujeito expirou, ou seja, morreu, deu o "último suspiro".

A respiração é um fenômeno rítmico que se compõe dessas duas fases. Encontramos nela o Princípio da Polaridade: a toda inspiração corresponde uma expiração. São dois pólos de um movimento: tensão e relaxamento, contração e descontração. E como vibramos conforme nosso movimento respiratório, também podemos perceber o Princípio da Vibração na respiração. Assim como o Princípio do Ritmo, pois ela tem fluxo e refluxo, e se manifesta no movimento constante do ar que entra e sai dos pulmões.

"Há duas bênçãos na respiração: absorver o ar e soltá-lo outra vez. Uma nos pressiona, outra nos refresca. Que mistura maravilhosa é a vida!"
Goethe

Da filosofia hindu aprendemos que, através da respiração, absorvemos a energia prânica ou energia vital que revitaliza. Da mesma doutrina vem o ser chamado Mahatma que significa literalmente "grande alma" ou "grande respiração". Em grego psyche significa tanto "respiração" quanto "alma". Além disso, algumas línguas antigas usam a mesma palavra para designar respiração, alma ou espírito. Em latim, spirare significa respirar e spiritus significa espírito, e ambas contêm a raiz da palavra inspiração.

"Quando sua consciência se torna uma com a respiração, sua respiração leva consciência a todas as células do seu corpo. Você se torna uno com o Universo, uno com a vida."
Amano Bela

Você já reparou como sua respiração se altera de acordo com seu estado emocional? Como sua respiração acelera, ou até trava, em momentos de forte conteúdo emocional? Estudos comprovam que o momento do nascimento, da primeira respiração, marca a maneira como o ser humano lidará com as situações que a vida lhe proporcionará, gerando um padrão de comportamento. A primeira respiração pode marcar a pessoa pelo resto de sua vida.

Todo stress físico, mental ou emocional produz tensões na musculatura corporal, principalmente nos músculos respiratórios. Todas essas emoções e sensações negadas ou recriminadas permanecem gravadas no corpo como tensão. O Renascimento lhe permite soltar essas tensões gradativamente, gerando um grande alívio e uma conexão maior consigo mesmo. Ela funciona como uma massagem feita de dentro para fora, despertando e liberando memórias guardadas. Com isso, pode-se acessar conteúdos inconscientes que foram suprimidos e liberá-los, permitindo ao indivíduo tornar-se mais integrado.

A forma utilizada é a "respiração circular", onde se conecta a inspiração à expiração. Compete ao terapeuta renascedor acompanhar todas as fases da respiração, mantendo a pessoa respirando de forma correta e acolhendo-a durante todo o processo. Ao terminar a sessão, é como se houvesse acontecido um verdadeiro "renascimento" do ser, com a integração dos conteúdos antigos que são, então, ressignificados.

Entre os benefícios alcançados com a Terapia de Renascimento, podemos destacar: superação de traumas e bloqueios emocionais conscientes e inconscientes; aumento da vitalidade corpórea; regularização das funções orgânicas; integração de experiências transcendentais; reconexão com o seu centro e sua identidade; aumento da energia corporal de uma forma geral; melhora da auto-estima; abertura de "portas interiores" trazendo novas formas de ver a vida; e muitos outros. É uma experiência pessoal e única para cada um que a experimenta.

Finalizo este artigo com as palavras de José Ângelo Gaiarsa: "Em 50 anos de atividade profissional, com inúmeras buscas e experiências, a respiração circular me parece a melhor tentativa para resolver problemas emocionais de quem quer que seja, e qualquer que seja a natureza do problema, e a prática freqüente vai estimulando um processo continuo de mudança".

É muito bom podermos "renascer" para uma nova maneira de contemplar os processos da vida! Texto revisado por Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 45


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ivan Maia Fernandes   
Astrologia, Coaching, PNL, Astro Coaching, Mesa Radiônica, Instrumento Radiônico, Astro Radio Coaching, Tarot Alquímico, REIKI, EFT, Cura Reconectiva, Reconexão, Alquimia e Renascimento. Consultório em Curitiba-PR - tel.: (41) 99644-3111 - E-mail: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa