Menu

A vaidade

Atualizado dia 7/3/2006 9:56:05 PM em Autoconhecimento
por Zaida Miranda Rebêlo da Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

O homem pois, em grande número de casos, é o causador dos seus próprios infortúnios mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples e menos humilhante para a sua vaidade, acusar a sorte, a providência, a má fortuna, a má estrela, enquanto que a má estrela é apenas a sua incúria.

A vaidade é decorrente do orgulho e com ele caminha junto. Suas facetas mais comuns são:
- Evidências de qualidades intelectuais não poupando referência à própria pessoa ou a algo que realiza.
- Esforço em realçar seus dotes físicos, culturais ou sociais com notória antipatia provocada aos demais.
- Intolerância para com aqueles cuja condição social ou intelectual é mais humilde, não evitando a eles referências desairosas.
- Não reconhecimento de sua própria culpabilidade nas situações de descontentamento diante de infortúnios por que passa.
- Obstrução mental na capacidade de se auto-analisar, não aceitando suas possíveis falhas ou erros, culpando vagamente a sorte, a infelicidade desmerecida e o azar.

A vaidade, sorrateiramente, está quase sempre presente dentro de nós. Dela os espíritos inferiores se servem para abrir caminhos às pertubações entre os próprios amigos e familiares.

De alguma forma e em variada intensidade contamos todos com uma parcela de vaidade que pode estar se manifestando nas nossas motivações de algo a realizar, o que é certamente válido, até certo ponto. O perigo, no entanto, reside nos excessos de desconhecimento das fronteiras entre os impulsos de idealismo por amor a uma causa nobre, e os impulsos de destaque pessoal característicos da vaidade excessiva.

Nas suas formas de apresentação, quer pela postura física, gestos estudados ou antinaturais, retórica no falar, atitudes intempestivas, reações arrogantes e deboche, refletem quase sempre, uma deformação de colocação do indivíduo face aos valores pessoais que a sociedade estabeleceu. O intérprete se satisfaz na sua necessidade pessoal de ser observado, comentado e badalado. No íntimo, o protagonista reflete, naquela aparência toda, grande insegurança e acentuada carência de afeto que nele residem, oriundas de muitos fatores desencadeados na infância e na adolescência e não trabalhados no decorrer da vida.

O vaidoso o é, muitas vezes, sem perceber e vive desempenhando um personagem que escolheu. O seu íntimo é sempre bem diferente daquele que aparenta e, de alguma forma, essa dualidade lhe causa conflitos, pois sofre com tudo isso, sente necessidade de encontrar-se a si mesmo, embora às vezes sem saber como.

O mais prejudicial nisso tudo é que as fixações mentais nos personagens selecionados podem estabelecer e conduzir a enormes bloqueios do sentimento, levando as criaturas a assumirem um caráter endurecido, insensível e de atitudes frias e grosseiras. Se faz necessária uma profunda análise espiritual, tranquila, para aprofundar-se até às raízes que geraram aquelas deformações e, ao mesmo tempo, identificar suas características autênticas, o seu verdadeiro modo de ser, para então despir a roupagem teatral que utilizava e colocar-se amadurecidamente, assumindo todo o seu íntimo, com disposição de melhorar sempre.

Manual Prático do Espírita, Ney Prieto Peres

Taróloga

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 40


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Zaida Miranda Rebêlo da Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa