Menu

A verdade faz bem à saúde!

Atualizado dia 8/6/2008 6:59:10 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Fazer política, conforme o Dicionário da Língua Portuguesa, é exercer a arte e ciência de bem governar os povos e de cuidar dos negócios públicos com sabedoria. É ter habilidade no trato das questões humanas. Já o conceito de ditadura, segundo o mesmo dicionário, é a forma de governar em que o executivo concentra todos os poderes, colocando-se acima da constituição do país.

Portanto, política e ditadura, como vimos, são situações de interesses antagônicos que ao colidirem em uma mesma realidade social geram conflitos de consequências imprevisíveis para a garantia dos direitos civis e humanos de uma sociedade democrática.

Assim foi o Brasil durante décadas de permanência da ditadura militar que restringiu os direitos civis dos cidadãos, perseguindo, sequestrando e torturando não somente aqueles indivíduos que estavam envolvidos com os movimentos clandestinos de resistência e de luta, mas também "suspeitos" de simpatizarem ou colaborarem com tais movimentos.

Hoje o Brasil se horroriza com as notícias de sequestro relâmpago, de famílias feitas reféns por assaltantes em suas próprias casas e de torturas protagonizadas por policiais ou por criminosos na cena do crime. No entanto, há cerca de 40 anos o país horrorizava-se com praticamente a mesma intensidade de violência vista hoje, ou seja, sequestros com invasão de lares e torturas protagonizadas por "agentes da lei e da ordem" que representavam o sistema vigente.

Trago à pauta esta questão, em razão das consideradas "declarações bombásticas" do
ministro da justiça, Tarso Genro, ao declarar à imprensa do país que os crimes de tortura da ditadura militar deveriam ser considerados crimes comuns e assim julgados os seus torturadores ou responsáveis diretos.

Atualmente, o trauma psíquico que provoca o sequestro relâmpago nas suas vítimas é, no mínimo, da mesma intensidade que provocava às vítimas e a seus familiares, o sequestro dos suspeitos que eram arrancados à força de seus lares e conduzidos para interrogatório policial no tempo da ditadura militar.

As ações no hoje e no ontem, sejam de bandidos ou de "agentes da lei e da ordem", se equivalem em níveis de violência, de sofrimento e de sequelas psíquicas que provocam em suas vítimas e familiares. Nesse sentido, não temos como "esconder o sol com a peneira"...

Raciocinamos: No nível político, anistiar? No nível espiritual, perdoar? Certamente, mas não esqueçamos que além da justiça Divina, através da Lei de Causa e Efeito que é infalível, dispomos da justiça dos homens que tenta reparar abusos e injustiças cometidas contra pessoas inocentes ou indefesas que passaram pela humilhante experiência da tortura ou do sequestro que contrariam todas as expectativas em relação ao ideal humano de civilidade e de cidadania almejados por uma sociedade saudável.

Por isso, apesar das manifestações contrárias e oportunistas às vésperas de eleições importantes para o país, entendo o ministro quando tem a coragem de expor sua opinião ao dizer que os crimes de tortura da ditadura militar deveriam ser tratados e julgados na esfera dos crimes comuns. O problema é que diante de uma "verdade inconveniente" não temos como tapar o sol com a peneira, porque a luz da verdade insiste em penetrar nas sombras e mostrar sua transparência...

É óbvio que passados tantos anos, mexer com o "lixo" gerado pela luta travada entre defensores e opositores do regime de excessão que se instalou no país, seria "uma faca de dois gumes" para interesses eleitoreiros e coorporativistas. Contudo, apesar da nossa enferma democracia que passa por fase de "tratamento", não temos como esconder o sentimento que fica de quem viveu aquela época de sombras, que poderia ser muito bem traduzida nas palavras do ministro como uma certeza: "Ditadura, nunca mais!"

Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa