Menu

A Verdade sobre a Inteligência Emocional

Atualizado dia 5/27/2015 3:56:36 PM em Autoconhecimento
por VITA PLENUM


Facebook   E-mail   Whatsapp

Muito tem sido dito ultimamente sobre a inteligência emocional, entendida como a capacidade de motivar a si mesmo e persistir diante de frustrações, controlar impulsos, canalizar emoções para situações apropriadas, praticar gratificação prorrogada e motivar pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos, bem como conseguir seu engajamento a objetivos mais nobres. Mas pouco se sabe sobre como se originam as emoções.

O ser humano é composto de cérebro, órgãos, enfim, tudo o que você já sabe, mas toda esta composição celular possui sensores que captam o que se passa no meio externo. Sensores que sentem tudo o que acontece ao seu redor. Uma vez captado o evento, ocorre então, a internalização das sensações que ele gerou e são estas sensações que despertam o que se convencionou chamar de emoção: alegria, tristeza, satisfação, frustração, riso, choro, amor, raiva etc..

Recentes estudos têm comprovado que existe uma sofisticada conexão entre a nossa mente, o nosso cérebro e o nosso corpo, e muitos médicos e terapeutas já descobriram que a melhor forma de tratar uma pessoa é cuidar da sua parte emocional. Isto porque o que motiva as ações e reações de cada ser humano está baseado no grau de percepção que cada pessoa tem das situações que a rodeiam. E são estas percepções que geram as emoções.

Você tem cinco sentidos físicos, e ainda o sexto, que representa um grau de percepção mais sutil. Seu corpo, portanto, é dotado dos cinco sentidos e com eles você consegue captar o que vem do meio para você. O cérebro interpreta as sensações vindas do meio. Esta sofisticada central de processamento analisa cada experiência, procura decodificar e, assim procedendo, ativa os aspectos sensoriais da mente e do corpo. Como resultante advém a emoção correspondente.

Exemplo: a sua audição capta um grande barulho vindo da rua. A sua visão detecta labaredas. O seu olfato sente o cheiro de fumaça. O seu tato sente o calor e o seu paladar percebe aquele aspecto de amargor no ar. Você poderá sair correndo, pular uma janela, enfim, tomar qualquer atitude em face daquele quadro, pois o seu cérebro interpreta este conjunto de percepções como de potencial e iminente perigo. Qual a emoção gerada: medo, pavor, sensação de risco.
Então, perceba que são as suas percepções que geram as suas emoções, e é com base nas suas emoções que você agirá e reagirá na vida.

E como isto se dá? É de conhecimento tanto em Medicina quanto em Psicologia que cada ser humano tem, no córtex cerebral, a área mais frontal, a área motora e, na parte posterior, a área sensitiva, onde as sensações são processadas. No meio, bem no meio do cérebro, existe um centro de terminações nervosas que é o Tálamo. O Hipotálamo está debaixo do Tálamo. Tais estruturas estão conectadas à medula e à hipófise, que é a chamada glândula mater do organismo.

Você, então, vai vivendo a sua vida, segue o seu curso, e vai se deparando diariamente com eventos, pessoas, circunstâncias, situações etc., de modo que a cada instante você vai analisando o que você sente do meio e isso vai gerando as suas ações e reações, baseadas nas emoções e sensações. Mas como é que isso funciona para acionar o seu corpo? Que meio o cérebro dispõe para fazer o seu corpo agir a reagir? Isto se dá através de dois sistemas principais, o Sistema Nervoso e o Sistema Endócrino.

O Sistema Nervoso se baseia em impulsos elétricos. Você tem em todo o seu corpo terminações nervosas, capazes de ser estimuladas por cada uma das sensações dos cinco sentidos. Essas terminações vão se enfeixando em nervos, que terminam na medula e sobem para o cérebro. Do cérebro chegam ao Tálamo, que é uma central de distribuição de sinais, que depois vão para a área sensitiva e atuam naquilo que tem que ser acionado, ou seja, na sua ação ou reação perante aquela sensação ou emoção.

Onde estão as emoções? As emoções são estimuladas pelo Hipotálamo, que é a sede das emoções em nosso cérebro e o Hipotálamo está conectado à Hipófise. Então, o sistema nervoso possui a seguinte estrutura: terminações nervosas em feixe de nervos por todo o corpo, medula, tálamo, córtex cerebral e o hipotálamo, o centro das emoções. Essa é a estrutura que comanda as suas ações e reações por meio de velozes impulsos elétricos.

Já o Sistema Endócrino ou glandular funciona por impulsos químicos. Existem várias glândulas em nosso corpo: fígado e pâncreas também são considerados glândulas, mas para efeito da ação e da reação, há outras quatro que merecem destaque: a hipófise, a tireoide, as suprarrenais e as glândulas sexuais. A Hipófise é a glândula que produz hormônios que vão estimular as outras glândulas. Ela produz uma série de hormônios diferentes, cada um deles sendo lançado na corrente sanguínea. Produz o agente químico que vai estimular as outras glândulas a produzir os seus respectivos hormônios.

A Tireoide produz hormônios que controlam nosso metabolismo, nosso dispêndio de energia. As Suprarrenais estão sobre os rins. Elas produzem hormônios importantes do ponto de vista da ação e da reação, principalmente a Adrenalina. E o que faz a Adrenalina? Ela estimula o batimento cardíaco, promovendo a constrição dos vasos sanguíneos na superfície do corpo, bem como as glândulas sudoríparas e tudo isso atua em conjunto. Basta você pensar um pouco que se lembrará quando passou uma situação destas, suou frio, ficou pálido e teve que agir rápido.

As glândulas sexuais também são estimuladas pela Hipófise, e muitos casos de impotência e frigidez têm causa em emoções negativas. Isto é muito mais complexo e pode ser avaliado e tratado através do Indigo Biofeedback Quantum System.

Portanto, nós temos dois sistemas que determinam a nossa capacidade de agir e de reagir. Mas apesar de haver dois sistemas, não há possibilidade de reações contraditórias, ou seja, uma advinda do sistema nervoso e outra do sistema endócrino, porque tamanha é a inteligência divina esculpida no nosso organismo que os dois sistemas se comunicam. Isto se dá através do chamado Eixo Hipotálamo-Neuro-Hipofisiário, que promove a harmonia química e elétrica das reações do nosso corpo.

O Hipotálamo estimula a Hipófise em reação aos estímulos que recebe, tanto do lado químico quanto do lado elétrico, havendo harmonia na resposta. Quem estimula o Hipotálamo são as emoções, advindas de toda e qualquer sensação captada pelos cinco sentidos que começam nas terminações nervosas e chegam à medula. Elas passam necessariamente pelo tálamo, vão para o córtex cerebral, na área sensitiva, que estimula a área motora, gerando a reação correspondente.

Agora você pode entender realmente o que é inteligência emocional, ou seja, como é possível governar as suas emoções para que não ocorram problemas e seja possível viver em harmonia em todos os aspectos da sua vida. É necessário que você tenha equilíbrio, serenidade e consciência para não permitir que vibrações de frequências mais grosseiras impactem as suas emoções e comandem as suas ações e reações de forma prejudicial a você e aos outros.

Assim, a partir de agora, imagine que você esteja com um grande controle remoto na mão, que sua TV é o mundo à sua volta, e escolha com consciência onde vai sintonizar a sua atenção. Isto determinará, em última análise, o caminho da ascensão ou da prisão emocional, bem como os estados de saúde ou de doença, satisfação ou frustração.

Tudo funciona pelo Livre-Arbítrio, e você tem toda a liberdade para decidir onde e no que deseja se sintonizar. Mas pode ser difícil escolher, bem como se autoconhecer a ponto de saber qual tem sido o seu padrão de ações e reações conscientes e inconscientes.

Permita-se então conhecer a Vita Plenum (www.vitaplenum.com.br) e agende a sua sessão de INDIGO BIOFEEDBACK QUANTUM SYSTEM. Você vai se impressionar ao perceber como os seus aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais se descortinarão para você, e serão estimulados para a plena harmonia, reequilíbrio e desenvolvimento da verdadeira inteligência emocional. Isto já existe e está à sua disposição.

Permita-se também ler o livro Acordando das Ilusões (www.acordandodasilusoes.com.br),e obtenha os elementos para responder aos grandes questionamentos da humanidade: qual a razão da vida, de onde vim, quem sou, onde estou e para onde vou?

Um novo mundo de paz, harmonia e luz bate à sua porta. Sintonize-se com ele. Sutilize-se. Harmonize-se. Desintoxique-se. Só depende de você.



Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: VITA PLENUM   
Terapeuta de Biofeedback e Neurofeedback com o sofisticado INDIGO BIOFEEDBACK QUANTUM SYSTEM pela The Quantum Academies Int. Autor do livro ACORDANDO DAS ILUSÕES. Atua com visão integrativa e universalista, promovendo reequilíbrio, bem estar, desintoxicação, quelação, Biorressonância, Medicina Energética e auto-conhecimento. Cel. 11 9 9653-0877
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa