Menu

A verdadeira grandeza de um homem

Atualizado dia 5/7/2006 1:52:36 AM em Autoconhecimento
por Vera Godoy


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Quando a superfície do lago está agitada, o reflexo da lua sobre ela parece ondulado. Mas, em uma superfície tranqüila, o reflexo da lua é claro e constante.
Do mesmo modo, se a mente do homem está confusa e agitada, seu amor também fica desvirtuado.

Quando a mente é pura, altruísta e inabalável, o Divino se manifesta em toda Sua pureza e plenitude.
É por causa da contaminação de sua mente, através da obsessão por objetos externos variados, que o homem de hoje é incapaz de experimentar o Divino, que está presente nele”
.(Sathya Sai Baba)

A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
Se jogarmos uma pedra num lago, ela sumirá ante os nossos olhos, mas os efeitos causados por ela na superfície persistirão.

As conseqüências desse ato continuarão a interagir com o ambiente do lago, pois a pedra não deixará de ser pedra, só porque você não a vê mais, e seu efeito perturbador continuará interagindo com o fundo do lago.

Nossas ações, pensamentos e palavras tem uma conseqüência no nosso próprio mundo e também fora dele, e a nossa mente tem um papel fundamental na nossa vida, mesmo que para nós, seu significado seja muito subjetivo.

Nossa definição de “mente” é superficial. Para nós, é ela que experimenta o sentimento de existir. Em primeiro lugar, ela não tem existência material, portanto, não se define cor, tamanho, volume ou forma, ela é vazia, e mesmo assim, ninguém consegue concluir a sua “não existência”.

Porém, sabemos que a causa-raiz dos problemas criados pelo homem é a incapacidade deles de controlar suas mentes agitadas.
Se pensarmos do ponto de vista psicológico, teremos que considerar seu funcionamento ilusório, que é o ego que exerce o comando de nosso ser, através de nossa personalidade.

Mas, se optarmos pela expansão da consciência dando o controle à nossa alma, estaremos usando os recursos da nossa mente em sua pureza original, a mente ilimitada, que escapa a qualquer condicionamento, pois a natureza humana é a Divindade na essência.

Nascemos, com ela “naturalmente pura”, mas com o amadurecimento, vamos aos poucos resgatando nossas tendências, boas e ruins, e, dependendo do incentivo que tivermos para utilizá-los, podemos arruíná-la, torná-la agitada, afastando sua natureza do divino.

Diz um Mestre budista: “A mente é tudo. Morra com a mente agitada e você vai ter problemas do lado de lá”.

O que afasta o ser humano do divino? Que atitudes reforçam suas más tendências?

Nascemos “homens”, seres humanos, e a crueldade é natureza dos animais, e nem sempre eles a usam instintivamente, muitas vezes é a sobrevivência que os dirige.
Porém, nós, seres racionais, perdemos nossa natureza humana nos tornando ”feras”, nos tornando perversos... por que machucar os outros?

O que é espiritualidade, senão eliminar as qualidades animais e elevar-se ao nível Divino?

Aqueles que conseguem ver somente o que está sendo apresentado em seu dia-a-dia, são afligidos pela ignorância, a despeito de seu conhecimento, mas os que acreditam em algo que não está sendo observado pelos olhos físicos, e que entendem o princípio do amor, afastam-se das más tendências e têm a certeza que as pendências são carregadas além da vida que levamos neste mundo.

Nosso comportamento deve ser condizente com nosso nascimento, e com os princípios vitais da raça humana, o princípio da Divindade. Manifestação do Amor Divino!

Adquirimos mérito servindo, ajudando, sempre preenchidos de boas intenções, nunca nos importando se estamos sofrendo, desde que não façamos ninguém sofrer.
Essa é a verdadeira essência de "dar a outra face"!
Ajudar sempre, ferir jamais! Nunca ofender o próximo em prol de nosso egoísmo e de nossos desejos ambiciosos.

O aprendizado consiste em ter a certeza que Deus é que irá tomar conta de nós, Ele é que fará justiça, portanto, não precisamos devolver nada, não devemos machucar ninguém, porque o mal que infligirmos a outrem irá retornar a nós como um bumerangue.

Levar uma vida de bem-aventurança, desenvolver o amor e falar sempre a Verdade, é a base para ter uma consciência tranqüila, mesmo que soe amarga, porque as pessoas são facilmente agradadas pela falsidade nesse mundo.

A maioria não aprecia o leite, que é trazido à sua porta, porque está fascinada e disposta a caminhar quilômetros para consumir uma garrafa de licor.

As conseqüências de todas as nossas ações resultarão em reações, pois verdadeira grandeza é aquela que não depende de humilhar e nem de julgar o merecimento de um homem pelas suas qualidades, mas, pelo uso que ele sabe fazer delas".

" Não te amedrontes com as provas que certamente terás que enfrentar no caminho.
Usa o escudo de teu amor e a espada de tua luz eterna e prove assim tua intenção verdadeira, interna e profunda, de que estás pronta e decidida a unir-se à Grande Fileira dos Obreiros da Luz, que servem incansavelmente pelas consciências ainda presas às correntes da ignorância espiritual, da falta de fé, incompreensão e desamor.

Que a Luz vibre em teu ser com a grande força do amor universal
".

VERA GODOY

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 39


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Vera Godoy   
O Núcleo EL MORYA oferece Cursos, Vivências e Terapias. ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS. Cadastramento com autorização. E-mails: [email protected] Fone:11-2366-1104
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa