Menu

A visão da totalidade

Atualizado dia 4/29/2007 8:05:14 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos os caminhos apontam no sentido de estarmos, atualmente, passando por uma importante fase de transição no que diz respeito às necessárias transformações que começam a ocorrer na psicologia, psicanálise, psiquiatria e nas psicoterapias.

A visão integral do ser humano, ou seja, a visão da sua totalidade bio-psico-sócio-espiritual, vêm tornando-se, a cada ano que passa, imprescindível conhecimento a ser adquirido por todo profissional que lida com o tratamento das psicopatologias, tanto nos consultórios quanto nos hospitais ou clínicas psiquiátricas.

A concepção do "homem engessado" no seu corpo e mente, onde todas as explicações de suas desordens psíquicas estariam centradas, começa, através do processo natural do avanço da ciência, a ceder espaço para o conhecimento que transcende as barreiras do "aqui, agora", direcionando a pesquisa científica para o estudo do espírito e de suas sucessivas manifestações na matéria.

São vários os indícios de que este processo científico tenha iniciado. Para o Espiritismo que está fazendo 150 anos de existência, não é novidade, pois tem praticado ao longo do último século a sua terapêutica que tem sido a confirmação de uma experiência rica em detalhes conforme atestam centenas de livros espíritas editados.

Em decorrência da milenar cultura reencarnacionista praticada entre povos orientais e ocidentais, surgem, a partir do século XX, as terapias de vidas passadas que vêm alavancar o processo de aproximação da ciência com o espírito.

Hoje, não basta ao profissional possuir somente o conhecimento científico-ortodoxo, porque, em pouco tempo, correrá o risco de sentir-se desatualizado e desinformado a respeito das inevitáveis exigências do mercado de trabalho.

Portanto, à medida que o profissional dominar o conhecimento de tratamento do homem concebido (e analisado) na sua integralidade, começará a fazer das técnicas de estabelecer conexões entre as realidades dimensionais de seus pacientes, o caminho mais curto para chegar às origens dos males que o perturbam na atualidade.

Por este motivo, estamos chegando ao fim dos métodos terapêuticos ou analíticos planejados a longo prazo, pois as conexões entre as dimensões do ser abreviará o tratamento, trazendo qualidade de informações e aprimorando, consideravelmente, a técnica de interpretação por parte do profissional e a elaboração por parte do paciente. Em suma: a quantidade, aos poucos, começa ceder espaço à qualidade.

"Sei que nada sei", disse o filósofo. É através desta premissa que o profissional da área da saúde mental, seja ele da linha oficial ou da linha alternativa, deverá buscar o conhecimento através de um processo que o levará à expansão da sua própria consciência, pois é ampliando a visão consciencial que apuramos a percepção e, principalmente, a percepção extra-sensorial.

Não adianta somente fazermos cursos, nos habilitarmos legalmente, porque paralelamente às formações que fizermos, a Nova Era estará sempre a indicar que para podermos lidar com o autoconhecimento de nível avançado do paciente, precisaremos, antes, darmos início ao nosso próprio processo de expansão da consciência.

E são muitas as oportunidades oferecidas para o desenvolvimento consciencial: através, por exemplo, do desenvolvimento mediúnico dos centros espíritas e/ou espiritualistas associado ao estudo e à prática da terapêutica espiritual. A oportunidade das variadas técnicas de meditação, inclusive algumas associadas à yoga. O imprescindível conhecimento adquirido através de cursos afins às terapias de regressão a vidas passadas, como a apometria quântica, o reiki, o uso de florais e cursos ministrados pelas Federações Espíritas Estaduais, como os relacionados à terapêutica espírita, entre outros.

Como na formação psicanalítica e/ou psicológica, quando torna-se indispensável a prática para o desenvolvimento da percepção em relação à análise e a eventuais interpretações do material que emerge do inconsciente do paciente, no exercício da terapia de vidas passadas, torna-se imprescindível o desenvolvimento da percepção apurada para podermos fazer, com segurança e praticamente sem margem de erro, as ligações de conteúdo entre as dimensões existenciais do espírito. Mas para que isso aconteça, voltamos a insistir, é necessário que o terapeuta invista no desenvolvimento de sua percepção sensitiva ou mediúnica, porque ficando numa posição de que "tudo sabemos, o conhecimento me pertence", permaneceremos, indefinidamente, engessados em uma visão limitada do ser humano, engessando ainda mais os nossos pacientes.

Sabemos que ciência e espiritualidade se aproximam a passos largos e que ainda estamos à procura do meio-termo que, lentamente, revela-se como uma necessidade no sentido de unir conhecimento teórico e experiência confirmada na prática terapêutica. Aos poucos, a névoa da confusão dá lugar à lucidez, à medida que a inteligência humana naturalmente supera barreiras de preconceitos, enfrenta desafios e conquista espaços afirmando-se como proposta terapêutica merecedora de consideração e respeito. Mas para isso, precisamos apostar convictamente na união dos conhecimentos a partir do exemplo do nosso próprio preparo/aprimoramento como terapeutas de vidas passadas. Entendemos que somente assim receberemos o reconhecimento que procuramos ou desejamos, pois a visão da totalidade é a visão não fragmentada... é a visão real do ser humano. E esta é a primeira conexão a ser estabelecida pelo terapeuta do terceiro milênio!

"Sabendo que nada sei, procurarei saber mais sobre eu mesmo e sobre o outro."

Psicanalista Clínico de Orientação Reencarnacionista.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa