Menu

Ação e Reação

Atualizado dia 7/21/2007 11:09:23 AM em Autoconhecimento
por Christiane Silva


Facebook   E-mail   Whatsapp

Todos conhecem ou já ouviram falar da lei da física da ação e reação, de Newton. Na espiritualidade esta lei é conhecida como a lei do carma, mas não deve ser interpretada como a lei de Talião “olho por olho, dente por dente”. Carma significa reação. Por exemplo: uma má ação praticada tempos atrás, terá sua reação no futuro em peso e medidas diferentes. Ainda existem muitos que não acreditam que a espiritualidade tenha algo a ver com isso, mas talvez essas pessoas ainda não tenham observado direito suas próprias atitudes.

Na espiritualidade, a lei da ação e reação diz que toda ação, seja ela boa ou má, provoca inexoravelmente uma reação, não importando em que tempo isso ocorra. Algumas pessoas se perguntam porquê sofrem tanto se só fazem caridade, ou se não prejudicam o outro porque passam por tantos problemas... com o exemplo da ação do carma em nossas vidas, essa compreensão se torna mais fácil.

Para ilustrar melhor como essa lei funciona, citarei alguns exemplos bem simples de nossa vida cotidiana, mas que somados, nos causam muitos desconfortos, porque essas atitudes no presente poderão não ser sentidas por nós no momento em que as vivenciamos, mas num futuro próximo e certamente nos causarão desconforto.

Quando você está numa fila, numa grande fila, você tem diversos afazeres para cumprir, mas precisa enfrentar essa fila para resolver algum problema. De repente, você vê lá dentro do local, trabalhando, um conhecido seu. Qual é sua primeira reação? Você pede para alguém guardar o seu lugar na fila e vai até seu conhecido cumprimentá-lo e aproveita para pedir a ele que dê um jeitinho de colocá-lo na frente de todas aquelas pessoas. Seja honesto com você mesmo e responda: você acha isso certo? Se respondeu que sim, pense: por algumas vezes ainda no futuro essa situação se repetirá e quando você estiver lá na fila, mesmo enfrentando alguma dificuldade que até justificasse passar na frente de outras pessoas, alguém fará o mesmo que você fez um dia e você ficará muito irritado, porque você chegou cedo para estar naquele lugar e alguém mais “esperto” que você “deu um jeitinho” de passar na sua frente.

Outra situação: você marca uma consulta com algum profissional (médico, dentista, psicólogo, terapeuta, etc). Você marcou a consulta cedo para aproveitar o resto do dia, mas a noite anterior foi agitada e você dormiu demais e perdeu o horário. Você liga para dar alguma satisfação? Você reflete a respeito e promete a si mesmo que isso não acontecerá mais? Na maioria das vezes as pessoas deixam para lá e nem se importam, pensam: “Aquele profissional deve ter dezenas de pessoas para atender e não sentirá a minha falta.” Mas pense, se de repente acontece com você de marcar consulta, chegar no seu horário, ficar esperando horas para ser atendido e o profissional não aparece por algum motivo e também não lhe avisou. Você se zangaria um bocado por isso, não? Ou se por acaso você trabalha em algum tipo de serviço do qual você precisa agendar pessoas para apresentar seu produto e se prepara todo para isso e chega o horário determinado, aquela pessoa simplesmente não aparece? Você fica um bocado zangado, não é mesmo?

Bem, são apenas alguns exemplos ilustrativos para entendermos como a lei da ação e reação funciona. Ela não precisa atuar somente sobre grandes dificuldades; atua em situações do cotidiano para as quais simplesmente não damos a atenção devida, mas que nos causam imensos transtornos, justamente para fazer com que compreendamos que tudo o que fazemos para os outros se reflete em nós mesmos. Se todas as pessoas no mundo se conscientizassem disso e mudassem suas atitudes, certamente muitos problemas seriam amenizados.

Reflita sobre a maneira como você se posiciona diante da vida e das pessoas que o cercam. Não faça coisas pensando simplesmente que porque todo mundo faz isso ou aquilo, tudo passa a ser normal. Cuidado com esse tipo de pensamento: a vida dará um jeito de mostrar a você o quanto você pode estar errado em relação a isso.

Comprometa-se consigo mesmo a agir de acordo com aquilo em que acredita; aja de maneira correta, sincera e honesta com tudo e com todos, e assim, certamente a reação sobre esse tipo de ação será altamente positiva e benéfica para você.

Paz e luz para todos.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Christiane Silva   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa