Menu

AFETIVIDADE HOMEM & ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Atualizado dia 2/20/2012 11:08:50 AM em Autoconhecimento
por Silvana Lance Anaya


Facebook   E-mail   Whatsapp

"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados." Mahatma Gandhi)

A família é um sistema ativo em constante transformação, onde hoje, numa versão multiespécie, estão inseridos os animais de estimação.
A história de homens e animais domésticos é antiga, mas atualmente com novos significados e desvinculados de suas funções anteriores (que eram mais ligadas aos de dar apoio ou segurança) em grande parte dos lares são acolhidos como verdadeiros membros da família com direito a muitas regalias!

Adotados freqüentemente por um motivo sentimental, muitos deles preenchem a falta de laços afetivos e aplacam a solidão de um mundo muito mais individualista, numa transferência social mutua onde cada um preenche a lacuna de seu próprio meio, convivendo quase como "semelhantes".
Neste apego mútuo, nota-se o desenvolvimento de ambos, homem e animal, numa surpreendente relação que encontra diversas formas de comunicação e demonstrações de afeto que se traduz numa compreensível linguagem do amor universal.

Estudos apontam que a convivência com eles estimula o bom humor, a diversão, combate a depressão, alivia a tensão e traz benefícios para a saúde física e psicológica, o que resulta num agradável relaxamento ao corpo e à mente, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. No "diálogo" com o bichinho de estimação, a autenticidade de sentimentos também é exercida sem o perigo de magoar ou ser mal interpretado!
O sentimento de que somos responsáveis e necessários para um ser vivo que depende de nós, cria um forte e duradouro vinculo que funciona como uma terapia!

Bichos de estimação também favorecem a aproximação entre as pessoas e promovem mais interação da família, despertando um lado mais sensível e carinhoso. As crianças ficam mais felizes e saudáveis, desenvolvendo a compaixão e a empatia, além da aprendizagem importante no contato com o processo de vida e morte, ajudando na compreensão das emoções que daí emergem, mas de uma forma mais segura. Para os idosos, eles se tornam uma boa fonte de distração, já que preenchem o tempo tendo a quem cuidar e "conversar"!

É interessante observar que o animal aprende a agir de acordo com o comportamento de seu dono e que a personalidade muitas vezes se assemelha ao de um membro da família, tamanho vinculo ou escolha inconsciente!
Nossos amados amigos pets também funcionam como termômetro da família podendo apresentar tranqüilidade ou agitação, além de depressão ou agressividade, correspondendo de forma adequada ou patológica, portanto diante de comportamentos estranhos ou incomuns é preciso avaliar também o ambiente.

Estes seres tão especiais conseguem ser genuinamente solidários com seus donos numa troca de carinho e devoção sem julgamento que se constitui numa amizade inocente e sincera e não raro se tornam protagonistas de histórias emocionantes e surpreendentes, dignas de maravilhosas lembranças, livros e até roteiros para filmes!

Amor, respeito e uma boa dose de responsabilidade são essenciais, pois apesar de nada pedirem, eles precisam de cuidados diários incluindo atenção e carinho, não podendo ser por demais humanizados e muito menos tratados como objetos, afinal eles também possuem sentimentos, inteligência e receptividade, não respondendo apenas a instintos.
Apesar da contagiante alegria que estes animaizinhos proporcionam, é importante também antes de partir para a adoção, avaliar aspectos a respeito das mudanças na rotina, adequação do ambiente e ainda prever gastos com alimentação, vacinas e visitas periódicas ao veterinário, levando em conta que eles podem viver até vinte anos! No caso de cães é preciso também avaliar aspectos e o tamanho da raça escolhida evitando futuros transtornos!
Outro aspecto importante é a respeito do que fazer com eles nas viagens, pois muitas vezes estes especiais integrantes da família multiespécie não podem ser levados ou simplesmente deixados pra trás sem os devidos cuidados correndo o risco de maus tratos além de que muitos sentem demais a ausência de seus donos, podendo apresentar ansiedade, apatia e perda de apetite. Portanto, é preciso planejamento para encontrar uma solução viável e tranqüila para ambos evitando que o tema viagem se torne sinônimo de aborrecimento e desconforto, ou pior ainda, acabe em abandono numa total falta de responsabilidade e compaixão.

Nosso vinculo com a natureza se torna mais forte a medida que entendemos e usufruímos deste contato tão benéfico que sempre nos emociona com esfuziante recepção, lições de genuíno afeto, tolerância, solidariedade além da capacidade de convivência pacífica também com outras espécies.

Cabe a nós a responsabilidade de demonstrar nosso respeito para com a natureza e todas as espécies, inclusive para com nossos indefesos animais de estimação com os quais adquirimos a responsabilidade de cuidar, proteger e amar.



Silvana Lance
Psicanalista & Psicoterapeuta
www.clinicapsicabc.com.br



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 49


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Silvana Lance Anaya   
Silvana Lance é Psicanalista e Psicoterapeuta Especialista em Psicodrama Clínico - Pós-Graduada em Teoria Psicanalítica, membro fundadora da SODHEP - Soc. Desenv. Humano e Estudos Psicanalíticos - / Jornalista Mtb 75200/SP atendimento: consultório particular/SBCampo www.clinicapsicabc.com.br - facebook.com/clinicapsicabc
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa