Menu

Algo está confuso em relação à Inteligência Feminina

Atualizado dia 5/13/2015 2:32:36 PM em Autoconhecimento
por Heloísa Capelas


Facebook   E-mail   Whatsapp

Situadas pela herança cultural, muitas mulheres seguem o exemplo e o molde do masculino sem perceber. Afinal, esse é o poder que deu certo, aquele que até hoje é amplamente reconhecido. Como escapar desse paradigma?

Quando, em geral, pergunto às pessoas no que difere a Inteligência Masculina da Feminina, vejo muitas se perderem em meio a preconceitos sem chegar a uma conclusão positiva. E já podemos constatar parte da confusão ao vermos muitas mulheres buscarem, na referência do comportamento masculino, inspiração para suas atitudes, posturas e decisões. E tudo isso para competir, galgar seu espaço e liderança, seja na vida pessoal ou no trabalho.

Conheço mulheres que afirmam ter medo de olhar e trabalhar a Inteligência e a Essência feminina porque se tornarão “mulherzinhas”. Vejamos o que isso significa. Em comum, para estas pessoas é: ser frágil, meiga, submissa, perder o controle... Em resumo, existe muito medo envolvido. Há um grande paradoxo, infelizmente, nisso tudo. Pois a mulher conquista uma riqueza enorme quando se apropria dos diferenciais femininos que lhe são intrínsecos e que, aliás, nada têm de fragilidade.

Sim, somos diferentes do homem e, essencialmente, complementares. Apenas para citar um dos aspectos: em geral, a mulher tem raciocínio e comportamento múltiplos. É parte de sua essência exercer várias atividades e compromissos ao mesmo tempo. O homem, por sua vez, mantém mais o foco. É uma variação importante, mas de forma alguma significa que um ou outro seja mais capaz ou melhor no que faz.

O que tenho visto, porém, é uma tentativa de ignorar essa e outras diferenças com o objetivo de equiparar os gêneros. Por exemplo: ainda que a sociedade esteja aberta a aceitar, compreender e estimular o papel ocupado pela mulher, o poder masculino e a forma de exercê-lo estão muito consolidados. É como se houvesse um molde a ser seguido. Não significa que a liderança masculina não tenha validade e qualidades, longe disso! O que trago é a reflexão sobre o que a Inteligência Feminina complementa de sucesso à mulher.

Situadas por esta herança cultural, muitas mulheres seguem o exemplo e o molde do masculino sem perceber. Afinal, esse é o poder que deu certo, aquele que até hoje é amplamente reconhecido.

Será que é possível, então, responder: quem é você como mulher? Que crenças alimentam seus pensamentos e sentimentos? Com que qualidade e como tem se dedicado ao seu feminino, à mulher que habita dentro de você?

No feminino, reside a força do olhar holístico, do acolhimento, da sensibilização, da criação, entre tantas outras. A mulher também é composta por qualidades do gênero masculino, no entanto, é preciso consciência para equalizá-los de forma a potencializar o que a diferencia por natureza.

Não há uma fórmula pronta, mas há direção. Toda e qualquer mudança de paradigmas requer Autoconhecimento. Requer compreender, com a cabeça e com o coração que você, mulher, pode assumir tudo o que é seu por natureza: poder e leveza, segurança e suavidade, força e saúde.

É possível exercer a liderança, e ainda muito melhor, quando a mulher se apropria de sua Inteligência Feminina e, assim, de seus diferenciais, para assumir o posto que já é seu. É preciso descobrir o caminho interior para identificar e modificar o que ficou velado, o que está impedindo você, mulher, de alcançar o que deseja.

Estou torcendo sempre por você!

Heloísa Capelas é considerada uma das maiores especialistas do país em Autoconhecimento e Inteligência Comportamental. Atua com desenvolvimento humano e aplica cursos com a metodologia Hoffman, considerada por Harvard um dos trabalhos mais eficazes de mudança de paradigmas. Conferencista nacional e internacional, é autora do livro “O Mapa da Felicidade” e coautora de mais cinco livros sobre Gestão de Pessoas, Coaching e Inteligência feminina. Diretora do Centro Hoffman, é Coach, Master Practitioner em PNL, Pós-Graduada em RH e Graduada em Assistência Social. Para falar com a especialista, escreva para [email protected]. Visite também: www.centrohoffman.com.br e www.heloisacapelas.com.br

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Heloísa Capelas   
Heloísa Capelas é especialista em desenvolvimento humano por meio do autoconhecimento e da competência emocional. Autora de "O mapa da felicidade" e "Perdão: a revolução que falta". Ministra a metodologia Hoffman no Brasil.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa