Menu

Alimentação saudável em tempos de quarentena

Atualizado dia 4/30/2020 5:51:31 AM em Autoconhecimento
por Pollyanna Patriota


Facebook   E-mail   Whatsapp

As pessoas têm me perguntado o que podem fazer para melhorar a imunidade  através da alimentação. Eu respondo agora: manter um estilo de vida saudável é o melhor recurso.
Neste texto, eu vou explicar o que você não deve e o que você deveria fazer para ter uma alimentação saudável em qualquer época de sua vida, inclusive agora.

O que você NÃO deve fazer:

- estocar alimentos não-perecíveis: além de prejudicar o abastecimento local você estará prejudicando famílias que não dispõem de recursos financeiros para comprar a qualquer hora ( assalariados que só podem fazer compras uma vez ao mês) e também aos profissionais que estão trabalhando em regime de plantão, por exemplo, e que estão indo ao supermercado para comprar a alimentação da semana ou até do dia e não encontram produtos básicos por que algumas pessoas levaram tudo para estocar em casa.

- O desabastecimento pode gerar um aumento no preço dos alimentos. Você já ouviu falar que quando a disputa por um produto aumenta, o preço do produto também aumenta? Então, pare de agir assim.
- Alimentos estocáveis geralmente são enlatados, conservas, os quais são excessivos em sódio, muitas vezes plenos de aditivos alimentares e gorduras não saudáveis. Não existe aí uma boa contribuição para sua saúde.
- Os alimentos ultraprocessados também estão entre estes estocáveis e não fazem nada bem para saúde.
Informe-se mais em:

Alimentos ultraprocessados: como contribuem para as doenças crônicas não transmissíveis
Alimentos processados e ultraprocessados: como contribuem para as doenças crônicas não transmissíveis


O que você DEVERIA fazer:

- Compre apenas o suficiente para você e sua família, claro, diminuindo a frequência que necessita ir  ao supermercado pois estará em quarentena/confinamento. Compras para 15 dias serão suficientes.
- Mantenha uma alimentação saudável baseada em alimentos regionais e de época, os quais são mais baratos, mais nutritivos e saborosos.
- Não existem alimentos mágicos que lhe darão super poderes. Inclusive, se este alimento "mágico" vem de outro país, evite-o. Quando uma população passa a consumir alimentos que são tradicionais de outros países, ela abandona sua cultura alimentar e contribui para o desequilíbrio ambiental. Como assim? Os produtores de alimentos, sabendo que há uma nova demanda no mercado, passarão a plantar o que você quer consumir. Eles terão que preparar o solo e adquirir recursos (sementes e outros insumos) para transformar a agricultura e poder vender estes itens que são "mágicos" e muito rentáveis. O complexo ambiental, incluindo insetos, vegetação, solo, será modificado para atender ao novo modismo. Alimentos tradicionais e nutritivos de seu país/região  serão menos cultivados para dar espaço a estes novos alimentos.

Que tipo de alimentação é saudável em qualquer tempo?

Uma alimentação ambientalmente sustentável, tendo como base alimentos in natura ou minimamente processados (frutas, verduras, grãos, leguminosas, peixe, frango etc), respeitando a sua cultura alimentar, a tradição de cada povo. Quer saber mais sobre isso?

Leia aqui o Guia Alimentar para a População Brasileira 

Aproveitem esta quarentena para manterem-se bem informados(as). Leiam textos baseados em evidências científicas. Reflitam! É hora de mudar.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Pollyanna Patriota   
Nutricionista, Mestre em saúde Materno-infantil, Doutora em Nutrição. Publicou artigos, livros, capítulos de livros. Atua como colunista na área de Nutrição e colabora com alguns sites, Revistas e jornais.Palestrante com experiência Nacional e Internacional. Eventos e/ou Palestras : [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa