Menu

Aliviando o Peso das Velhas Bagagens

Atualizado dia 1/17/2009 7:13:35 PM em Autoconhecimento
por Isabela Bisconcini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Começo de ano chama novas coisas por viver. Mas, eu te pergunto: o que cabe num copo já cheio? Num copo cheio d’água até a boca, se você acrescentar qualquer coisa, ela transbordará, escorregando para fora, ou jogando a água para fora.

Para vivermos o novo é preciso ter Espaço. Essa é uma máxima que funciona sinergicamente em todas as áreas da nossa vida. Nos planos físico, emocional, mental e espiritual; ou seja, os planos são intercomunicantes. A energia se move sistemicamente em todas as áreas da nossa vida. Por todos os elementos: Água (emoções), Terra (bens e matéria), Ar (pensamentos, crenças, papéis), Fogo (criar, amadurecer e transformar/recriar).

E ainda: o sutil se manifesta no grosseiro. O invisível atua e se manifesta por meio do visível. Então, a matéria tem que abrigar espaço para as novas possibilidades. O plano físico significa todos os espaços que você habita; todos os espaços que sua alma ocupa: corpo, casa, carro, local de trabalho, papéis, documentos e também tarefas inacabadas – pendências.

O trabalho terapêutico que fazemos se resume em RECICLAR emoções, crenças e visões inapropriadas que ainda funcionam no presente. É uma pesada bagagem de traumas, experiências dolorosas, hábitos e condicionamentos que, não digeridos, continuam ocupando espaço e perturbando. Quem tem apetite quando está indigesto e passando mal?

Às vezes, fazemos muito trabalho interno, como terapia, autoconhecimento e trabalho espiritual e, no entanto, no mundo material, nossa casa está caindo aos pedaços! Nosso corpo está atrasado: precisamos do precioso e fundamental trabalho corporal, que nos atualiza em relação a quem somos hoje (é como “bater o tapete”), pois toda a emoção trabalhada e reciclada corresponderá a uma mudança de postura na vida (literalmente) e isso acontece num corpo físico e encarnado.

Se não mudarmos no corpo, novas coisas não conseguirão entrar em nossa vida. Lembro-me quando, anos atrás, estava tirando e trocando todas as obturações de metal da boca, que minha terapeuta me disse que eu estava transformando a minha “visão de mundo”. Incrível isso! Os encaixes e as relações entre todos os nossos dentes perfazem mesmo uma visão inteira de mundo! Isso para não falar que - fatalmente há na nossa vida - exames por fazer, médico por ir, mudança alimentar... Enfim, costumamos ficar o mais distante possível do nosso corpo e, em geral, só lhe damos o que precisa (não digo nem o que merece!) quando ele berra de dor.

Depois, temos o nosso carro que está com um problema há um tempão e que não resolvemos... Tem um vazamento na casa (dreno, perda) que você pensa que vai dar um trabalhão para resolver e fica adiando... e por aí vai. Se você começar a vasculhar e esvaziar armários e gavetas o que vai encontrar? Papéis, roupas... Sem falar naquele móvel da sua avó que ainda está ali, sem que você sequer o veja. Quanto mais perceber se gosta dele ou se o quer... Mas não me interprete mal... sou avessa ao consumismo de gafanhotos e à geração de lixo.

Nas propagandas nos dizem que para ter mais Espaço precisamos de uma casa maior, ou de um guarda-móveis (já viu essa?). Na verdade, hoje temos duas atitudes cultuadas socialmente, que não estão nos trazendo benefícios e precisamos mudar urgente: o “comprar” e o “se livrar”... Em geral, compramos sem precisar e antes de ver se já temos o que precisamos... e essa atitude o planeta já vetou! Já vimos que não vai dar prá continuar assim... A atitude decorrente da compra desmesurada é o descarte desnecessário; hoje se descartam coisas, pessoas e relações! A atitude de se livrar deprecia o que tem valor, enxergando como lixo. O círculo vicioso do comprar e jogar fora tem que parar!

Sou capaz de jurar que se você abrir suas gavetas e der uma olhada dentro, vai descobrir um mundo de possibilidades novas (coisas, roupas ou presentes que nunca usou!), coisas que nem sabia que tinha, esquecidas ou mal aproveitadas (adoráveis!), lado a lado com tranqueiras ou quinquilharias (pra você)... E ainda coisas (preciosas) que você não sabe nem o valor, enquanto a máquina de lavar tem um treco quebrado há séculos (que pode ser simples de consertar), que, por causa disso, faz você lavar a roupa na casa da sua mãe, ou irmã, que por causa disso reclama (aqui você pode pôr qualquer coisa que a faça recorrer ao outro, ao invés de consertar o seu!). Exatamente como acontece naqueles relacionamentos em que a gente pendura no outro (ou na vida do outro) pra não fazer por nós mesmos o que precisamos fazer!!!

Mas, exatamente como na terapia, tudo que precisamos (e que está ao nosso alcance), ao invés do “comprar” e do “se livrar” são de verbos como: olhar, perceber, limpar, consertar, arrumar, cuidar, lavar, costurar, mudar de lugar e, sobretudo, RECUPERAR E RECICLAR! Está tudo ali e não vemos, não usamos os melhores recursos, que ficam guardados na gaveta e esgarçamos aqueles velhos... a L.E.R. (lesão por esforço repetitivo) que o diga!!

E o mais importante: AO RECICLAR, ENCAMINHAMOS AQUILO QUE PARA NÓS NÃO SERVE, A QUEM SE BENEFICIARÁ DELE. E ISSO É FUNDAMENTAL PARA GERAR ENERGIA DE MUDANÇA!!

Estamos acompanhando notícias de que a crise está aí... mas, eu lhe pergunto: se você, com os gestos acima, fizer por si e ativar o sapateiro, o tintureiro, a lavanderia, a costureira, o mecânico, o reformador de móveis, o estofador, o marceneiro, enfim, todas aquelas adoráveis pessoas que têm ofícios desde que o mundo é mundo e que a sociedade moderna quer acabar em nome das grandes lojas, marcas e corporações (e do comprar)... E se você USAR O SEU MELHOR, RECUPERAR O QUE ESTÁ BOM, GIRAR O QUE NÃO PRECISA E GERAR MATERIAL (matéria = energia) para aqueles que precisam, por instituições que recebem roupas, móveis, livros, papéis, ou você pode vender esses materiais e fazer dinheiro e se todos fizermos isso, onde haverá crise?? Haverá movimento e energia de mudança dentro e fora, no mundo interno e externo!!

E não me diga que você não tem dinheiro para gerar estas mudanças! Essa desculpa não está disponível. É ao contrário que a vida funciona! Você está sem dinheiro porque não gera mudanças, sua energia está paralisada, estagnada e nada caberá num copo já cheio!

Colocar-se em dia, abrir espaço para si e para a vida, é algo para se fazer por gosto!! Para pôr-se em movimento. Sem pressa, mas fazendo. GERANDO MOVIMENTO.

Água parada adoece e morre, e em movimento se recicla e se purifica. Vida é fluxo!!!

Aqui vão algumas sugestões de Essências Florais que trazem movimento ao seu sistema energético:

POISON HEMLOCK (Pacific Essences)
RED GREVILLEA (Bush Australian Essences)
SAGEBRUSH (FES - Califórnia)
SUNSHINE WATTLE (Bush Australian Essences)
ARNICA (FES- Califórnia)
BOG (AFEP - Alaskan Research environmental)

No meu site, você encontra links para os sites da Essências Florais e dos sistemas mencionados acima, para saber as qualidades específicas de cada flor.

P.S.1) no meu site há também um link para o trabalho corporal: rolfing - integração estrutural.
2) se precisar de contatos de instituições que recebem especificamente livros em SP, me escreva.
3) Que tal na próxima vez falarmos sobre o karma e as tarefas inacabadas – as pendências que carregamos?
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 295


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Isabela Bisconcini   
Isabela Bisconcini é Psicóloga Clínica e Consteladora Sistêmica. Terapeuta EMDR. Terapeuta Floral, Reiki II, NgalSo Chagwang Reiki, AURA-SOMA. Deeksha Giver. Dedicou-se por 25 anos ao estudo da psicologia budista e prática do Budismo Tibetano. Participou do Centro de Dharma da Paz desde 1988, quando Lama Gangchen Rinpoche o fundou.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa