auravide auravide

Amadurecer


Facebook   E-mail   Whatsapp

Em certo período da minha vida, eu, que escolhi não ter filhos, me coloquei no lugar dos meus pais. Decidi me ver sem filtros e compreendi assim como deve ter sido angustiante para eles educar uma criança/adolescente que, assustado em suas feridas, inseguranças, cobranças, raivas, exigências e frustrações, rejeitava enfaticamente qualquer ajuda que não fosse o que ele esperava receber.

Me sentindo no lugar deles, tive a maior das lições: reconheci o amor infinito dos meus pais na educação que eles me deram, no seu esforço e perseverança para que eu me tornasse um ser humano melhor. Foi uma maravilhosa oportunidade de reconhecimento, perdão, aprendizado, crescimento e libertação.

De tudo o que esta experiência me trouxe, resumi aqui alguns valiosos aprendizados:

1. Só podemos nos considerar maduros quando assumimos a responsabilidade pelo nosso mundo interior. Nenhuma beleza, citações, títulos, idade ou conquistas materiais substituirão o amadurecimento quando a vida cobrar uma atitude madura de nós.

2. Amadurecer significa se tornar consciente de si. Quanto mais focamos apenas no externo e insistimos em nossa inconsciência, piores ficam nossos desafios.

3. Ainda que nos consideremos adultos, continuaremos tendo muitas descargas emocionais com atitudes infantis e discussões adolescentes. Com nosso olhar consciente, no entanto, podemos lidar com isso com mais calma e sabedoria.

4. Não adianta forçar o amadurecimento de alguém pois, quando tocamos em uma ferida, o padrão do ser humano é reagir criando mais barreiras para se proteger. A solução é apenas amar, acolher e esperar.

5. Amadurecer requer compreender que somos os únicos responsáveis pelo que vivemos.

6. Quanto mais justificamos uma opinião, mais nos limitamos e nos prendemos às causas inconscientes dela.

7. Criticar os outros é só uma maneira infantil de nos sentirmos melhores que eles, para assim tentar elevar nossa autoestima.

8. O vício em negatividades nos faz justificar cega e apaixonadamente nossos medos, preocupações, sofrimentos e acusações. O ser humano na inconsciência de si sempre defenderá seu drama, mesmo que isso lhe prenda no sofrimento. Ele nunca admitirá sua responsabilidade e sempre acusará algo externo a ele, exigindo algo do outro, da vida e do mundo.

9. Nossas emoções e sentimentos são lentes através das quais enxergamos o mundo. Assim, podemos escolher ver o mundo através do medo, da tristeza, do vitimismo, da ganância etc., mas também através do amor, da alegria, da fé, da gratidão e assim por diante. Esta simples escolha é o que cria a nossa realidade. Nossa realidade não depende do que está fora de nós.

10. Amadurecer é abrir nosso coração para descobrir quem realmente somos. Escolher amadurecer é um ato de amor próprio e de retribuição a quem nos ama!


Em Paz,
Rodrigo Durante.
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 265


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rodrigo Durante   
Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa