Menu

Amar quer dizer nunca ter que pedir desculpas

Atualizado dia 2/16/2007 9:31:45 PM em Autoconhecimento
por Rafaela Magalhães Lopes Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Noutro dia estava assistindo a um filme da década de 70, muito famoso na época e que remanesce um clássico: "Love Story". Trata-se de um casal de jovens lutando contra as dificuldades para viver o amor que os unia. Ao terminar o longa metragem, refletindo sobre a mensagem do filme, vi que a fala mais marcante era uma frase controvertida: "Amar quer dizer nunca ter que pedir desculpas".

Ora, há muito ouvimos que quando amamos e cometemos um erro devemos pedir perdão à pessoa amada. E aprendemos, em nossas experiências, que nem sempre o perdão é suficiente. Algumas vezes, não somente pedimos perdão como imploramos, suplicamos, para ouvir da pessoa ama: “Eu te desculpo”. Mas, percebi que aquela frase não era tão controvertida; na verdade, ela é muito clara e fez muito sentido para mim.

Amar, de fato, não é ter que pedir perdão. Amar é sentir o outro como ser humano que exala amor, mas que gagueja, tropeça e erra; que é de carne e osso, que é humano. Amar é compreender, não julgar, é não odiar. É sentir no olhar desse alguém o arrependimento e, por tão verdadeiramente amar, prescindir de que este peça perdão. É compreender, neste simples olhar, o sentimento que em palavras emudece. É abrir mão do orgulho e deixar de lado a competição: “Eu estou certa e você está errado”. É colocar o amor acima de qualquer outro sentimento, ser cúmplice, compreender e sentir que é desta forma que se ama de verdade.

O amor que supera tais barreiras deve fazê-lo sem sacrifícios. Não deve ser pesaroso nem para um nem para o outro. Deve ser livre e espontâneo, manifestação pura da sua vontade. Deve compreender que desta forma estarão fazendo o melhor para si e para o outro. Quem ama e perdoa, sem precisar ouvir perdão, verá que assim o seu amor será ainda maior, mais honesto e unido. Depois de terem se apaixonado por suas qualidades amar-se-ão quando descobertos os seus defeitos, pois apenas agora reconheceram que se amam de verdade, pois somente agora amam-se integralmente um ao outro.

Amar de verdade não quer dizer pedir perdão. Quer dizer: "Eu te amo e por isso não preciso ouvir o seu perdão para te perdoar. Vejo nos seus olhos o quanto sofre e iremos tolerar juntos, nossas dificuldades. Você pode ter errado agora, mas eu também sou de carne e osso e sou propensa a errar também. E se você sente que nós podemos nos perdoarmos juntos, nosso amor poderá não apenas suportar, mas poderá se engrandecer com mais este aprendizado."

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 80


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rafaela Magalhães Lopes Souza   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa