auravide auravide

Amar quer dizer nunca ter que pedir desculpas



Noutro dia estava assistindo a um filme da década de 70, muito famoso na época e que remanesce um clássico: "Love Story". Trata-se de um casal de jovens lutando contra as dificuldades para viver o amor que os unia. Ao terminar o longa metragem, refletindo sobre a mensagem do filme, vi que a fala mais marcante era uma frase controvertida: "Amar quer dizer nunca ter que pedir desculpas".

Ora, há muito ouvimos que quando amamos e cometemos um erro devemos pedir perdão à pessoa amada. E aprendemos, em nossas experiências, que nem sempre o perdão é suficiente. Algumas vezes, não somente pedimos perdão como imploramos, suplicamos, para ouvir da pessoa ama: “Eu te desculpo”. Mas, percebi que aquela frase não era tão controvertida; na verdade, ela é muito clara e fez muito sentido para mim.

Amar, de fato, não é ter que pedir perdão. Amar é sentir o outro como ser humano que exala amor, mas que gagueja, tropeça e erra; que é de carne e osso, que é humano. Amar é compreender, não julgar, é não odiar. É sentir no olhar desse alguém o arrependimento e, por tão verdadeiramente amar, prescindir de que este peça perdão. É compreender, neste simples olhar, o sentimento que em palavras emudece. É abrir mão do orgulho e deixar de lado a competição: “Eu estou certa e você está errado”. É colocar o amor acima de qualquer outro sentimento, ser cúmplice, compreender e sentir que é desta forma que se ama de verdade.

O amor que supera tais barreiras deve fazê-lo sem sacrifícios. Não deve ser pesaroso nem para um nem para o outro. Deve ser livre e espontâneo, manifestação pura da sua vontade. Deve compreender que desta forma estarão fazendo o melhor para si e para o outro. Quem ama e perdoa, sem precisar ouvir perdão, verá que assim o seu amor será ainda maior, mais honesto e unido. Depois de terem se apaixonado por suas qualidades amar-se-ão quando descobertos os seus defeitos, pois apenas agora reconheceram que se amam de verdade, pois somente agora amam-se integralmente um ao outro.

Amar de verdade não quer dizer pedir perdão. Quer dizer: "Eu te amo e por isso não preciso ouvir o seu perdão para te perdoar. Vejo nos seus olhos o quanto sofre e iremos tolerar juntos, nossas dificuldades. Você pode ter errado agora, mas eu também sou de carne e osso e sou propensa a errar também. E se você sente que nós podemos nos perdoarmos juntos, nosso amor poderá não apenas suportar, mas poderá se engrandecer com mais este aprendizado."

Texto revisado por Cris
Publicado dia 16/2/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 80




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa