Menu

Amor ou paixão?

Atualizado dia 11/24/2006 11:27:07 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sabemos que paixão é um sentimento intenso que se sobrepõe à razão. É uma inclinação afetiva e/ou sensual intensa por uma pessoa ou objeto, ou uma causa, que poderá virar obsessão ou fanatismo. Os apaixonados sofrem irracionalmente pelos seus objetos desejados, sejam eles humanos ou causas utópicas, como acontece com os idealistas mais fervorosos.

A paixão é um turbilhão de sentimentos antagônicos e, muitas vezes, confusos, em que projetamos ou transferimos para o objeto amado a nossa demanda de vazio afetivo construído ao longo da nossa existência. Costuma ser uma experiência de muita excitação e envolvimento que poderá durar desde uma curta fase de tempo até uma vida inteira.

O amor, por outro lado, é fruto de um sentimento mais brando, de menor intensidade, que leva a pessoa a desejar o bem do outro, manifestando-se, principalmente, pelo aspecto afetivo-sexual ou também pela simpatia e amizade.

No entanto, muitas vezes, amor e paixão mal resolvidos internamente podem vir a gerar uma energia negativa chamada ódio, que é um sentimento de aversão que leva-nos a desejar ou até causar o mal a alguém.

Contudo, os sentimentos por mais antagônicos e confusos que possam parecer, são sentimentos inerentes à natureza humana ainda imperfeita e, por isso, ainda necessários à maioria dos espíritos que reencarnam no planeta Terra. Os seres que habitam esferas evoluídas da espiritualidade e que, através de contatos mediúnicos têm nos passado inúmeras mensagens através de livros, artigos e outras formas de comunicação, já foram espíritos que passaram pelas mazelas da inferioridade humana, inclusive, pelas experiências das paixões mais vis e mundanas.

Portanto, o sentimento irracional da paixão somente diminuirá de intensidade à medida que o espírito for despertando para a necessidade do cultivo da energia equilibrada do amor. Quanto mais o espírito evoluir, menos necessidade ele terá de vivenciar a experiência da paixão.

No âmbito das relações afetivo-sexuais, costumamos idealizar o objeto do desejo como sendo fruto da imaginação baseada, consciente ou inconscientemente, nos modelos de beleza propagandeados pela mídia. Constrói-se, desta forma, uma imagem idealizada de homem ou mulher distante da nossa realidade imperfeita.

O jogo entre sentimentos passionais mais intensos e sentimentos amorosos brandos, encontra-se na razão direta do amadurecimento do espírito. No amor, somos como as fases de desenvolvimento do ser humano: quando na transcendência, precisamos da infância das paixões fulminantes; na adolescência, do despertamento do amor; e na maturidade, o fluir do amor de uma forma mais equilibrada e serena... o surgir de um amor abrangente e sábio. Mas é através da "janela aberta" pela compreensão do amor abrangente na fase madura do espírito que teremos condições de acessar níveis mais altos do conhecimento científico e da própria realidade transcendental. A energia do amor maduro gera o afeto, o carinho, o altruísmo, a caridade, a complascência e a compaixão. E abranda ou elimina a energia negativa do ciúmes, da inveja, da ira e do ódio.

Na escola da vida seremos sempre aprendizes em diferentes estágios de evolução consciencial, onde a lição/aprendizagem mais importante será sempre a do amor. Este sentimento maior, origem de toda criação divina, como a avaliação de final de curso ou de ano escolar, significará fator referencial que indicará o estágio em que nos encontramos e, intuitivamente, o que precisaremos melhorar em relação ao que deixamos de amar.

"Amar é engrandecer-se."
Emmanuel

Psicanalista de Orientação Reencarnacionista.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 47


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa