Menu

Amor, sexo e transcendência

Atualizado dia 8/26/2006 12:05:13 AM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Pablo Neruda, notável poeta chileno, costumava elevar em suas criações a figura da mulher amada. Em "Amor", com um leve toque de transcendência ele traduz em poesia o seu louco sentimento, a sua momentânea e intensa paixão: "...Como sabría amarte, mujer, como sabría amarte, amarte como nadie supo jamás! Morir y todavia amarte más. Y todavia amarte más y más".

A partir da experiência do amor que move a vida, questionamos: De onde vem esta fonte de energia que alimenta o amor e as paixões mais desenfreadas do ser humano? Qual o significado do desejo, do prazer e da satisfação através do orgasmo?

Saímos em busca das respostas e localizamos a origem da energia sexual nos microsistemas onde encontramos desde o átomo até a força gravitacional responsável pela composição e harmonia das galáxias do macrosistema.

No vegetal, esta força expressa-se na polarização e no princípio germinativo. No reino animal, a sexualidade exterioriza-se no instintual ao atrair macho e fêmea. No hominal, a energia sexual expande o seu foco de atuação ao associar-se à energia criadora do universo, à medida que manifesta-se de uma forma sutil através de relacionamentos baseados no amor e na paixão entre dois seres. O orgasmo, portanto, seria a expressão máxima da energia criadora universal, ou seja, o micro e o macrosistema em nós.

Por ser a representação da energia cósmica inerente em nós, a energia sexual torna-se difícil de ser controlada porque é uma força interna que pulsa e manifesta-se com mais intensidade quando provocada pelo desejo da atração sexual. Daí, o impulso instintual para a exteriorização desta energia, ocorrer com muita intensidade.

A tentativa de estabelecer o equilíbrio entre o controle (autocontrole, repressão) desta energia sexual e a sua devida liberação para que possa expressar-se livremente, talvez seja um dos dilemas mais complicados a resolvido pela psicologia humana.
Na verdade, não existem fórmulas prontas ou modelos a serem seguidos, porque a aplicação do sexo, ante a luz do amor e da vida, é assunto pertinente à consciência de cada um.

Um pensamento espírita sintetiza com sabedoria esta polêmica questão: "Um sexo para a vida e não uma vida para o sexo", sendo umas dicas a respeito, importantes no sentido da reflexão: "Não proibição, mas educação; não disciplina, mas controle; não impulso livre, mas responsabilidade".

Pesquisas relacionadas ao comportamento sexual do homem e da mulher de diversas nacionalidades, apresentam uma média de resultados até certo ponto preocupante: com relação ao sexo masculino, 3,35% apresenta dificuldade de ereção, 14,53% tem ejaculação precoce. O uso de preservativos foi responsável pela queda de desempenho sexual, ou dificuldades de atingir o orgasmo em 11,17% dos homens.

No lado feminino, a média das pesquisas revelou que 8,26% das mulheres nunca sentiu orgasmo com parceiros e 23,52% raramente consegue sentir; 26,27% alega que só consegue o clímax quando apaixonada pelo parceiro; 15,04% refere queda no desempenho sexual após o parceiro deixar de ser carinhoso. Um dado significativo é de que 20,76% das mulheres alega simular o orgasmo para evitar conflitos com o parceiro.

Como mostram as pesquisas, a necessidade da educação sexual acompanhada de esclarecimentos sobre os aspectos fisiológicos e psicológicos da sexualidade são fatores de extrema importância no sentido de propiciar a ambos os sexos, mais prazer no momento da relação.

O médico e terapeuta transpessoal, Alberto de Almeida, em seu artigo "Concepção holística da sexualidade", usando de simbolismo, traduziu com muita sensibilidade uma cena histórica entre Jesus Cristo e o seu discípulo Pedro: "Cristo ao indagar, por três vezes, se Pedro o amava, nos permitiu refletir simbolicamente sobre o amadurecimento do nosso potencial afetivo-sexual. Didaticamente situaríamos em três níveis este crescimento:

a) O primeiro traduz um amor infantil, caracterizado pelo apego, desejo e posse; e paixão egóica; o sexo é instintivo, egoísta, "para mim";
b) O segundo revela um amor adulto, que experimenta o carinho, a solidarização; o ego está bem estruturado; o sexo é sentimento, partilha, "comigo";
c) O terceiro descortina um amor sábio, expressando desapego, renúncia, sacrifício; há a transcendência do ego; o sexo é sublimação, doação, "a partir de mim."

Na sublimação do sexo sob o aspecto transferencial, comumente encontramos esta energia canalizada para obras beneméritas do conhecimento ou da assitência social, assim como direcionado para a expressão criativa no campo da cultura e da arte, da intelectualidade e da caridade.

Se o orgasmo é a expressão máxima do fluir da energia cósmica em nós, o desejo de atingir este momento é natural não só no sentido reprodutivo, mas, principalmente, no sentido do prazer.
Temos todos, o direito da busca do desejo e da expressão máxima do prazer em nossos relacionamentos. No entanto, não esqueçamos de que o sentido mais importante de existirmos é a busca do equilíbrio em nossas vidas. E o sexo passa por isso à medida que considera o respeito ao "outro" não usando-o como objeto de nossos desejos sexuais, mas sim, pelo caráter transcendental do amor e do sexo, importante complemento na energética união com o Uno.

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.
Visite meu Site, clique no link:


Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa