Menu

Após uma perda emocional é necessário fechar o ciclo...

Atualizado dia 6/8/2006 7:29:45 PM em Autoconhecimento
por Paulo Valzacchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando estamos magoados devido a uma perda emocional passamos por um processo muito doloroso. Geralmente nos afastamos de tudo e de todos, inclusive de nós mesmos; ficamos imersos no luto, nos fechamos, paramos e não seguimos adiante.

Eu sei que colocar aquele brilho novamente em nosso ser não é algo tão fácil de fazer, mas é importante saber que, para isso acontecer, devemos começar, aos poucos, a aceitar os fatos que ocorreram. A aceitação somente começa a existir quando nos tornamos mais flexíveis, quando permitimos que morra dentro de nós essa resistência que está gerando toda essa mágoa.

Toda essa mágoa começa a pesar e acaba por nos empacar e depois disso, seguir adiante se torna um fardo. É bem provável que você tente começar alguns projetos, mas o desânimo se instalará, pois você está preso ainda a um passado de dificuldades que promove em você a baixa estima, a falta de força e de confiança.

E tudo isso está bem aqui, na sua mente. Os pensamentos vão se chegando, um a um, pensamentos angustiantes e torturantes que chegam a qualquer hora do dia. Se permanecermos assim durante muito tempo, é certo que teremos problemas maiores ainda.

Mas, então, o que é preciso fazer? Existem muitas receitas, mas elas são muito abrangentes, ou seja, o que serve para um pode não servir para outro. Existem receitas que se dizem milagrosas, mas isso não existe. O que você precisa entender antes de mais nada é: você está passando por um ciclo. Ele teve um começo, que por sinal foi maravilhoso; teve um meio, que aos poucos foi se tornando conturbado, decepcionante, e um final que realmente foi doloroso. Quando você entende isso, significa que está na hora de fechar este ciclo para poder seguir adiante. Caso isso não ocorra, você será sitiado pelo medo, insegurança e desmotivação.

Mas, como fechar um ciclo? Na verdade, para se fechar um ciclo precisa-se ter em mãos um período de reflexão, interiorização. Alguns podem até chamar de período de luto, mas um luto consciente. É como no final do ano: você faz um balanço de como foi o seu ano, as coisas boas que aconteceram, as suas conquistas, suas realizações, seu aprendizado, as coisas desastrosas, tudo. Esse balanço tem quee ser feito, verificar os acertos e erros, perceber o que o deixa magoado ainda, perceber o que o deixa parado, o que lhe dá desconforto. Você precisa ouvir as suas emoções, o que está se passando dentro de você e investir em coisas que lhe dêem respostas.

É fundamental que comece a clarear a mente e assim entender melhor o que ocorreu em sua vida não permitindo recaídas diante de situações similares. Ser consciente é não cair no mesmo buraco duas vezes, apesar de que no reino animal somente o homem cai duas vezes no mesmo buraco, na mesma armadilha; o resto dos animais simplesmente aprendem. Mas vamos fazer um esforço.

Por isso, realizar este balanço vai fazer você começar a encaixar as peças do quebra-cabeça, e vai perceber como fechar o ciclo. Entender é o primeiro passo, pois é do entendimento que vem a flexibilidade e depois a aceitação; daí em diante as coisas começam a fluir.

Há pessoas que dizem que nada como um novo amor para apagar o anterior. Às vezes posso até concordar, mas se você não estiver amadurecida para um recomeço os erros serão repetidos e mais sofrimento surgirá. Por isso, neste exato momento, pare e pegue duas folhas de sulfite. Em uma delas escreva todas as coisas boas que você aprendeu com essa pessoa nesses anos todos de relacionamento. Assim você verá que a outra pessoa compartilhou coisas importantes com você. E na outra folha coloque as coisas que você aprendeu diante desse momento de dificuldade. Olhe para ambas e veja o quanto você amadureceu; veja os pontos que você julga como erros, analise, pergunte-se o porquê de determinadas atitudes que você tomou. Será que valeu a pena? Pergunte-se sobre as atitudes que você deixou de tomar e com muita calma analise e comece por digerir cada detalhe. Guarde todas essas informações, perceba neste exato momento que você tem em suas mãos um mapa de acertos e erros, de aprendizado; ele será muito útil.

Se as perguntas ainda pairam em sua mente, invista na busca por respostas, até o momento em que você estiver preparado para fechar o ciclo e dar uma chance para ser feliz. Pense que você tem toda a chance de despertar a felicidade em si mesmo! Então, mãos à obra.

Dr.Paulo Valzacchi
www.autoconhecimento.valzacchi.com.br
Biomédico, palestrante e professor especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de auto-conhecimento.
Este texto é um dos temas de suas palestras e cursos.
Contato: [email protected]
* Os créditos acima sempre devem acompanhar o texto *
A U T O R I Z A Ç Ã O D E P U B L I C A Ç Ã O
O texto acima pode ser publicado gratuitamente como colaboração para seu site, revista, jornal, ou e-zine, desde que o conteúdo seja mantido na íntegra, inclusive, os créditos do autor, que permanece com todos os direitos autorais.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 37


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa