Menu

Aprenda a dizer Não. Isso é importante em seu relacionamento!

Atualizado dia 7/9/2006 8:15:03 PM em Autoconhecimento
por Paulo Valzacchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Aprenda a dizer não.
Na verdade, o não tem uma péssima fama. Para muitas pessoas o sim tem uma sonoridade melhor, mas nos relacionamentos dizer sim quando o melhor seria dizer não, geralmente não está correto.
Por isso, é essencial que nos relacionamentos cada um estabeleça o que gosta, o que quer, os seus limites, os seus potenciais, para de uma vez por todas, pararemos com aquele achismo, ou seja, eu acho que ele...ou eu acho que ela... Não ache, comunique-se! Conheça o que o outro quer. Isso é relacionar-se, isso é maturidade.
Quando dizemos não a algo que em nosso íntimo gostaríamos de dizer sim, isso causar grandes danos à nossa auto-estima, pois nós estamos cedendo às nossas regras interiores.
Mas muitos sins que dizemos têm razões interessantes. Às vezes, dizemos simpara que as pessoas nos achem boazinhas e assim cultivamos uma ótima imagem; às vezes por temer conseqüências, afastando-nos da responsabilidade, e em outras ocasiões para não ferir sentimentos, o que é louvável, mas nada prático, pois onde ficam os nossos sentimentos também?
Tenho notado relacionamentos falidos, profissionais insatisfeitos, pais desiludidos, tudo isso por deixar de falar três sílabas simples:não.
Para saber dizer não com sutileza é necessário antes de tudo aprender a ouvir o não, se isso não acontecer, tudo fica difícil.
Comece então por aceitar alguns nãos e aprenda isso relembrando aqueles momentos em que você recebeu alguns e se não fosse por eles como seria desastroso sua vida.
Algumas vezes somos que nem adolescentes, achamos que sabemos tudo, quando na verdade não temos nem noção do que acontece.
Quando estamos nesse estado, o valor do não é algo desastroso. Portanto, adquira sabedoria para uma visão ampla e um caminho mais assertivo.
Saiba que quando se aceita um não, portas se abrem para que você confie na própria vida e a pessoa que diz não oferta a você novas oportunidades que talvez você desconheça.
Um não pode ser comparado a um brócolis: é bom para a saúde, mas para mim não é tão saboroso.
Saiba que todo não leva um pouco mais perto do sim, apenas confie.
Para se dizer não apenas fale-o claramente, mas deixe portas abertas, ou seja, perspectivas positivas para o futuro. Não seja ríspido, mas objetivo. Diga o quanto gostaria de ajudar, mas que a esse pedido não será possível, mas que estã aberta(o) para auxiliá-la de outras formas.
Siga mais sua intuição.
Como terapeuta, às vezes passo por situações adversas. Com uma paciente, percebi o quanto ela renunciava a tudo; ela era a pessoa do sim para tudo. Renunciou a vida toda para ter uma imagem de boazinha e assim controlar as situações; agora,desesperada, procurava auxílio em suas decisões. Falei a ela de uma forma ponderada sobre o não e foi um desastre: ela simplesmente explodiu com todos, dizia não a cada dez minutos. O que acontecera?
Por dentro ela se agrediu anos e anos evitando dizer não e criando pressão interna; quando dei o aval de dizer não, ela foi à forra, mas essa não era a solução.
Renunciar é importante, mas nem sempre dizer não é uma forma de manter-se íntegro, mas ceder é necessário em muitas ocasiões. Isso se chama sabedoria, não dá para explicar, apenas na prática do dia-a-dia.
É um equilíbrio que deve ser feito por você.
Portanto mãos à obra, mas não se esqueça: sempre de uma forma ponderada e com sutileza. E deixe de lado desculpas como EU Não Posso. Isso só vai piorar sua estima. Afinal, de tanto dizer não posso, você pode acreditar que realmente não pode, aí as coisas vão se complicar.
Simplifique!

Visite nosso site, clique no link: www.autoconhecimento.valzacchi.com.br
Em breve estaremos com o lançamento de nossos cursos.

Dr.Paulo Valzacchi é Biomédico, palestrante e professor especialista em saúde emocional. É autor de uma série de CDs de autoconhecimento.
Este texto é um dos temas de suas palestras e cursos.

Contato: [email protected]

* Os créditos acima sempre devem acompanhar o texto *

-------
A U T O R I Z A Ç Ã O D E P U B L I C A Ç Ã O

O texto acima pode ser publicado gratuitamente como colaboração para
seu site, revista, jornal, ou e-zine, desde que o conteúdo seja mantido na íntegra, inclusive, os créditos do autor, que permanece com todos os direitos autorais.

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa